Redação Portal WebArCondicionado

A Associação de Fabricantes de Equipamentos de Ar Condicionado da Espanha (AFEC), juntou diversas opiniões de organizações mundiais do setor de ar condicionado.

A conclusão é que sistemas de condicionamento de ar utilizados para a refrigeração e aquecimento e que, principalmente, integrem a renovação de ar, podem contribuir para reduzir a concentração de vírus, entre eles o corona vírus, no ar interno e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão.

Entidades e associações destacam a renovação do ar

Entidades relacionadas a saúde já alertavam que deixar janelas abertas, afim de promover a renovação do ar interno de ambientes é necessário, mas a renovação também pode ser realizada através de equipamentos, como destaca a associação espanhola: “além de atingir a temperatura e umidade corretas, os equipamentos de HVAC são capazes de renovar e filtrar o ar interno, eliminando as micropartículas do ambiente, tornando o ar que respira mais limpo”.

Especialistas de diferentes associações, como a ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado), REHVA (Federação das Associações Europeias de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e ATECYR (Associação Técnica Espanhola de Ar Condicionado e Refrigeração) concluíram que a ventilação e a filtragem fornecida pelos sistemas HVAC, usada para aquecimento e resfriamento, ajuda a reduzir a concentração de vírus e bactérias no ar interno e, portanto, o risco de transmissão.

Leia também: Você sabe o que significa HVAC, HVAC-R, AVAC e AVAC-R?

Os filtros, e a limpeza deles, são fundamentais para o sistema

Mas para que o sistema consiga fazer seu trabalho com eficiência, os filtros dos equipamentos devem ser limpos com frequência.

O próprio equipamento de ar condicionado pode incluir sistemas de filtragem e purificação do ar de alta eficiência, baseados em tecnologias que se mostraram muito eficazes, como por radiação UV; fotocatálise, por meio de dióxido de titânio TiO2; Processos de filtragem iônica, etc., para reduzir vírus / bactérias e partículas em suspensão no ar, tudo por meio da própria recirculação do ar, comandada e monitorada pelo mesmo equipamento ou sistema.

Leia mais: Quando trocar o Filtro do Ar-Condicionado?

Segundo a AFEC, “os sistemas e equipamentos de HVAC melhoram a qualidade de vida das pessoas, proporcionando conforto e contribuindo para ambientes mais saudáveis. Além de atingir a temperatura e umidade correta, eles são capazes de renovar e filtrar o ar interno, removendo as micropartículas do ambiente, tornando o ar que respira mais limpo”.

Deixe abaixo seu comentário sobre o assunto. Queremos saber sua opinião. Até a próxima!