Publieditorial enviado pela K11
Redação do Portal WebArCondicionado

quem-e-a-ashrae

Nascida nos Estados Unidos, a ASHRAE é uma das organizações mais reconhecidas e importantes do setor. Sua sigla, abreviatura para “American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers”, pode ser traduzida como “Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado”, conforme o título acima.

Foi no ano de 1959 que a ASHRAE surgiu da fusão da ASHAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-Condicionado), fundada em 1894, e com a Sociedade Americana de Engenheiros de Refrigeração (ASRE), criada em 1904.

Sua meta é servir como fonte de normas e diretrizes técnicas, oferecendo informações educacionais, cursos, seminários, orientação profissional e publicações relacionadas ao setor de HVAC. A organização promove ainda um código de ética para os profissionais da área e fornece uma ligação com o público em geral.

De acordo com os dados da própria ASHRAE, em 2018 foram contabilizados cerca de 57 mil membros espalhados em 132 países.

Normas da ASHRAE

As normas da ASHRAE são desenvolvidas para que os profissionais do setor de HVAC tenham acesso a procedimentos atualizados ao testar, instalar e projetar equipamentos. Elas também fornecem informações sobre a terminologia dos fluidos refrigerantes – o famoso “R” presente nas composições mais conhecidas -, e outras contribuições técnicas para quem atua na área.

Uma série de comitês técnicos e revisões públicas estão envolvidos no estabelecimento das normas da organização. Para manter as informações atualizadas, esses grupos revisam as normas definidas a cada cinco anos.

O site da ASHRAE fornece todo o material sobre procedimentos, suas normas e avisos de todas as reuniões especiais do comitê de projeto – as versões para download podem ser acessadas na própria plataforma. Esses grupos formados nos comitês concentram-se em áreas como: redução de emissão de fluido refrigerante, eficiência energética em edifícios, qualidade do ar e conforto térmico.

STANDARD-97-ashrae

STANDARD 97 – Método de tubo de vidro vedado para teste de estabilidade química de materiais aplicados em sistemas de refrigeração

O propósito desse método é estabelecer um procedimento de testes através de frascos de vidro vedados para investigar o impacto de diferentes materiais utilizados em sistemas de refrigeração. O método consiste em preparar o frasco de vidro preenchido com fluido refrigerante e os materiais a serem testados.

É importante notar que esse procedimento requer um aparato especial, a fim de evitar a contaminação e garantir a precisão de todos as quantidades de materiais adicionadas ao frasco. Após a preparação, é realizado um período de envelhecimento em torno de 14 dias, geralmente em altas temperaturas.

Depois disso, finalmente os frascos são avaliados, quantitativa e qualitativamente, possibilitando a determinação do impacto do material testado no sistema.

O que significa quando um produto tem o selo ASHRAE 97

ansi-o-que-eAprovada pela ASHRAE em 31 de maio de 2017 e pelo Instituto Nacional Americano de Normas (ANSI) em 1 de junho de 2017, a norma 97 é o método padrão da indústria americana, utilizado mundialmente na indústria de HVAC para testes de estabilidade química de qualquer material utilizado em sistemas de refrigeração.

Isso significa que há segurança total para o sistema que está recebendo o material introduzido, garantindo que ele não irá interferir com as propriedades químicas em seu funcionamento.

E a K11 com isso?

O principal foco da K11 é combater os vazamentos de fluidos refrigerantes e promover o conceito de “BOAS PRÁTICAS”, que é um valor essencial para a empresa. Com esse objetivo em mente, a K11 está sempre em busca de inovações e produtos seguros, seja para o equipamento ou para o meio ambiente.

O TAPA FUGAS K11, um dos nomes mais conhecidos quando falamos em K11, é o melhor exemplo disso. Sua fórmula livre de substâncias perigosas em conjunto à certificação RoHS atestam a preocupação da K11 com o usuário e o equipamento. Outro diferencial é que o produto da K11 recebe com muito orgulho o selo ASHRAE 97, que garante sua estabilidade química.

Além do TAPA FUGAS K11, há ainda a linha de detecção de vazamentos: o CONTRASTE FLUORESCENTE SPECTROLINE, marca líder mundial em detecção por fluorescência. Sua nova evolução tecnológica – o AR-GLO 5 -, também é certificada pela ASHRAE 97 e pela NSF, apresentando fórmula desenvolvida com matéria prima patenteada e 100% segura para o meio ambiente.

Como lançamento para a FEBRAVA 2019, a K11 prepara a união da linha de detecção e da linha de selante: o K11 2em1, o melhor TAPA FUGAS do mundo com o melhor CONTRASTE do mundo, oferecendo todos os benefícios e certificações das duas fórmulas.

k11-tapa-fugas-2em1

No mesmo evento a K11 planeja mais surpresas para o mercado, com o lançamento do NYLOG BLUE. Trata-se de um selante para borrachas de vedação e rosca, composto fluido elástico de altíssima qualidade à base de óleo sintético.

Como não poderia faltar, o produto também é APROVADO pelo teste e detentor do selo ASHRAE 97; além de receber o selo da NSF, uma das mais respeitadas organizações de certificação em saúde pública.