Saiba como identificar algumas causas simples do problema no seu equipamento
ar-condicionado desliga sozinho

Saiba como identificar o motivo do ar-condicionado desliga sozinho./Imagem: Freepik.

Um dos problemas mais comuns é o ar-condicionado que desliga sozinho. Embora esse mistério possa ser desvendado rapidamente por um profissional, você mesmo pode checar alguns itens no aparelhos e descobrir a causa.

Por esse motivo, separamos alguns fatores que podem ser observados por você mesmo em sua casa, quando o ar-condicionado desliga sozinho.

Por que meu Ar-Condicionado Desliga Sozinho?

Na próxima parte, reunimos alguns motivos para que possa entender o que pode ser quando o ar-condicionado desliga sozinho. Veja algumas situações simples:

Timer Ativado

Quem nunca mexeu em várias teclas do controle remoto do ar-condicionado, principalmente na primeira semana de uso, e ativou a função Timer? 

O problema é quando ativamos e esquecemos de tirar ou nem notamos que clicamos no botão. Pois é, por mais simples que seja, o descuido fazer o ar-condicionado desligar sozinho no horário escolhido. 

Na maioria dos casos, o próprio botão “Timer” no controle remoto permite desativar a programação. Se não conseguir, consulte o manual do seu ar-condicionado. 

Controle Remoto com Defeito

É raro, mas acontece. Sim, o controle remoto pode ficar com defeito e emitir sinais indevidos ao aparelho. Observe se o ar-condicionado faz outras funções sem que sejam acionadas pelo usuário. 

Retirar as pilhas e olhar se a máquina continua com sintomas suspeitos também ajuda a identificar o problema. Aliás, o defeito pode estar na placa receptora que fica no seu ar-condicionado. 

Queda no Disjuntor

O disjuntor do ar-condicionado pode cair por uma queda de luz em sua residência. Essa forma de proteger o aparelho serve exatamente para momentos assim. 

Fique atento em como está a energia elétrica no restante da residência. Assim poderá saber se o disjuntor está ligado ou desligado/caido. 

Uso de Transformador

O uso de transformadores não é indicado. Porém, se você optar pelo risco, este pode ser o motivo quando o ar-condicionado desliga sozinho. Os transformadores param de funcionar por falhas ou, em alguns casos, por segurança, automaticamente. Fique atento!

Saiba mais:

Posso usar Transformador no Ar-Condicionado?

Erro EEPROM

O conhecido erro diz respeito a falha entre o ar-condicionado e os comandos que recebe. Geralmente o problema é diagnosticado por um código visível na evaporadora ou por luzes piscantes. 

Consulte no manual do aparelho os códigos de erros e o que a mostrada indica. 

Veja o que é o Código EEPROM: Código EEPROM: O que é e Como arrumar

Lista de códigos de erros de ar-condicionado: Clique neste link aqui

Problemas na Unidade Externa

O problema do ar-condicionado que desliga sozinho pode ser a condensadora (unidade externa). Falhas, excesso de aquecimento, falta de limpeza e manutenção, são alguns dos motivos que provocam o desligamento da condensadora e, por consequência, o sistema todo. 

Citamos acima alguns simples que podem ser identificados por você mesmo. Porém, em caso de qualquer problema no ar-condicionado, sempre procure um profissional técnico. 

Apenas ele tem a experiência e o conhecimento necessário para consertar o seu aparelho de climatização. 

Redação WebArCondicionado