Atualizado por Yuri Correa em 15/01/2020
Redação do WebArCondicionado
aluguel-de-ar-condicionado-para-eventos
Na hora de produzir um evento diversas etapas devem estar alinhadas, e o conforto térmico do ambiente é um ponto crucial na estrutura do projeto. Atualmente, o aluguel de condicionadores de ar é um mercado que cresce a cada ano e se torna um importante investimento do setor de eventos.

No entanto, um projeto de climatização temporário se diferencia pelos equipamentos utilizados e nas aplicações e manutenções. Por isso, hoje vamos entender que tipo de máquinas são as mais alugadas, como elas funcionam e quais os preços que costumam ser cobrados. Para falar sobre os processos do aluguel de ar condicionado, nossa equipe entrevistou o coordenador de vendas da empresa Poliservice, Eduardo Oliveira.

Os tipos de Ar-Condicionado para aluguel

Basicamente, as empresas que realizam este serviço oferecem equipamentos do tipo:

 

 

 

 

 

 

Já as cargas térmicas variam normalmente de 3 TRs até 250 TRs, mas isso não impede que cargas maiores sejam instaladas temporariamente, dependendo da demanda do evento.

Quando devo alugar?

Só que, antes de sair contratando empresas a torto e a direito, você precisa planejar se é necessário fazer a climatização de um evento, se é possível comportar os equipamentos na estrutura do seu evento, quanto tempo ele vai durar, quantas pessoas vão participar e, claro, a época do ano em que ele vai acontecer.

Tenha em mente que esse equipamentos são grandes e pesados, como pode ser contatados pela imagem ao lado de um rooftop. Não é para qualquer aniversário de salão festas que você vai precisar de um equipamento desses. Estamos falando de máquinas de grande porte aqui.

Mas e aí, você decidiu alugar. E agora?

Rooftops e Chillers: os favoritos

Segundo Eduardo Oliveira, os equipamentos mais alugados são os modelos rooftops: “eles são os favoritos devido a facilidade de instalação, somente um ponto de energia basta para ligar o ar condicionado, e os rooftops são resistentes ao tempo, dispensando o uso de casa de máquinas”, afirma o coordenador de vendas.

“E além disso, são compactos com saída para tubulação, que pode ser ajustada de forma prática”, também explicou o entrevistado, ainda falando sobre os rooftops. Já sobre os chillers ele disse o seguinte:

“Quando a carga térmica é alta, os chillers são a melhor opção, pois eles podem ser direcionados para duas finalidades: ar conforto ou uso de água gelada para resfriamento de maquinário especial, e ambos os aparelhos, rooftops e chillers, são voltados para pavilhões e galerias abertas que exijam uma maior potência, já os modelos de split piso-teto são aconselhados para a refrigeração de estandes ou ilhas”, pontuou Oliveira.

Preços e demanda do mercado

As empresas que fazem o aluguel de condicionadores de ar e esses equipamentos de grande porte, normalmente fazem orçamentos personalizados para cada situação e evento. Porém, é possível fazer uma média pelo tipo de máquina e a potência desejada. Por exemplo, fazendo uma média, o aluguel de um rooftop com 20 TRs de potência durante trinta dias, gera um custo no entorno dos R$ 5 mil reais com a manutenção já inclusa.

O que deve ser levado em conta é que, o aluguel de ar-condicionado muitas vezes demanda o aluguel ou a contratação de inúmeros outros serviços, como transporte, geradores de energia próprios, içamentos e por aí vai. Tudo isso pode ou não ser orçado pela empresa que você vai contratar, e sempre vai somar cada vez mais no preço final.

  • Lembrando: O WebArCondicionado não aluga nem comercializa ar-condicionado

Um diferencial

Eventos em lugares diferenciados são cada vez mais comuns no mercado e, segundo empresas do setor, a demanda pelo aluguel de ar condicionado é crescente. Em função disso, organizadores de eventos salientam que uma climatização adequada é uma importante ferramenta no projeto. Trata-se de um investimento invisível aos olhos, mas completamente perceptível ao corpo.

E você, pretende fazer um evento de grande porte? Não esqueça da climatização! Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.