Atualizado por Yuri Correa em 15/01/2020
Redação do WebArCondicionado

ar-condicionado-rooftop-o-que-e

O rooftop é um modelo de ar-condicionado comercial que vai instalado no teto de grandes estruturas. Ele é recomendado nos casos de lojas, salões e galpões que não possuem muitas divisórias e um pé direito muito alto. A máquina é normalmente ligada a um sistema de dutos que distribui o ar pelo ambiente.

Vamos ver como funciona esse modelo?

Como funciona o Rooftop

O ar-condicionado rooftop é uma máquina de grande porte, normalmente na forma de uma grande caixa de metal com um larga saída de ar. Essa caixa de metal é divida em duas parte internas, uma é a condensadora e a outra é a evaporadora – diferente de um VRF, por exemplo, onde só a condensação é feita na unidade externa.

Nos modelos menores e mais simples, existe uma catraca de vento na evaporadora que faz a circulação do ar de dentro para fora dos dutos, e um ventilador que expulsa o calor da condensadora. Em modelos maiores e mais complexos, que podem ter até o tamanho de vários contêineres no telhado, pode existir uma turbina para cada uma dessas funções.

As potências mais comuns dos rooftops estão entre 5TR, 10TR, 15TR, 20TR e 35TR. Eles podem estar acoplados a um sistema de dutos para distribuir o ar ou ligados a saídas de ar diretas do rooftop para dentro do ambiente pelo teto.

Instalação de um Rooftop

Embora a maior parte do aparelho já venha pronta de fábrica, não é incomum que se façam adaptações nos modelos de rooftop para que esses se adaptem as necessidades de cada instalação. Alguns fabricantes ainda incluem abafadores de som no compressor, especialmente quando se tratam de hospitais ou lojas.

Como se trata de um equipamento pesado, a instalação envolve içamento para o teto e e também exige que o local de instalação seja plano. Então não é qualquer telhado que comporta um aparelho desses.

Vantagens e desvantagens

O rooftop pode ser instalado a céu aberto, dispensando casa de máquinas e permitindo rede de dutos menores, com o equipamento fora do ambiente que será climatizado, que geralmente fica em cima da laje – isso afasta o barulho e também desocupa espaço. Além disso, os rooftops geralmente são feitos de aço galvanizado, o que faz com que eles suportem qualquer condição climática – chuvas, temporais e sol muito forte, por exemplo.

Um problema recorrente, entretanto, reside na limpeza. O ar-condicionado rooftop precisa ser lavado com água corrente. Isso pode acarretar em escorrimentos pela saída de ar interna ou pelos dutos de ar. Logo, se estivermos falando de uma loja grande, essa limpeza teria que ser feita com o estabelecimento fechado – uma opção é anexar bandejas abaixo dos filtros para recolher a água.