* Atualizado em 20/05/2019

regras de etiqueta para o uso do ar-condicionado no trabalho

Presente na maioria dos escritórios, hoje o ar-condicionado climatiza repartições mundo afora independente da área de atuação da empresa. E nada mais natural que no ambiente de trabalho surjam grupos com ideias opostas em relação à temperatura do aparelho. Por isso, nossa redação relacionou algumas regrinhas de etiqueta que melhoram o convívio e evitam desentendimentos  em ambientes corporativos que são climatizados. Vamos evitar uma briga?

Se você souber de alguma dica para incluir na lista de regras, por favor, deixe um comentário!

Quais são as 8 regras de etiqueta da climatização no trabalho?

1 – Sempre pergunte

Se o ambiente estiver muito frio, antes de mexer no aparelho e reclamar em voz alta, pergunte para seus colegas se eles concordam com a alteração da temperatura.

2 – Mude a direção do vento ou tente trocar de lugar

Caso o direcionamento do vento estiver voltado para a sua mesa, tente fazer a modificação nas aletas do aparelho ou então mudar a mesa de lugar. Se os móveis forem embutidos ou for impossível, converse com seu chefe ou algum colega mais calorento para trocarem de lugar. A grande maioria dos problemas é resolvida com uma boa conversa.

3 – Se previna e faça concessões 

Lembre-se que, em locais de trabalho, o bem estar comum é mais importante que o individual. Por isso, leve um casaquinho ou agasalho para a empresa. Se for o caso, deixe-o permanentemente no escritório. Contra o frio existem alternativas. Já quando se trata de calor, não temos escolhas.

4 – Também não precisa usar o ar-condicionado no máximo sempre 

Se o clima externo estiver ameno, utilize a ventilação média ou mínima no condicionador de ar. Isto reduz ruídos, conflitos, gastos e desconfortos.

Etiquetas para o uso do ar-condicionado no trabalho5 – Atenção aos problemas de saúde

Quando existir discussões sobre o clima no escritório, explique para o grupo sobre os riscos da Síndrome do Edifício Doente. Estas doenças atacam cada vez mais pessoas em diferentes partes do mundo. E geralmente não observamos sintomas.

6 – Peça pela limpeza e manutenção correta dos aparelhos

Sugira a limpeza dos filtros e higienização da serpentina dos aparelhos, sempre! Existem leis que amparam estas práticas.

7 – Use umidificadores e outros aparelhos complementares

Se o problema for a secura dos olhos ou vias nasais, inclua um umidificador ou ionizador para trabalhar junto com o ar condicionado no setor e veja a diferença positiva que isto causa no grupo.

8 – Pense no bem comum e o que é melhor para toda a equipe

Tenha em mente que o calor diminui a produtividade do grupo e causa sonolência. A resolução nº 9 da ANVISA defende 23º para o conforto térmico.

Mulheres sentem mais frio?

Outra dica para ser levada em conta, é que as mulheres normalmente sentem mais frio do que os homens nos escritórios. As roupas femininas costumam ser mais abertas e a própria massa corporal das mulheres é, segundo pesquisas, menor do que a dos homens. Existe um grande debate sobre isso que, inclusive, já ganhou os debates políticos nos Estados Unidos.

Ficou alguma outra dúvida sobre o assunto? Deixe suas dicas e questões aqui nos comentários!

Redação do portal WebArCondicionado