Curso de Boas Práticas em Climatização do SENAI

Estão abertas as inscrições para o curso de Boas Práticas em Condicionadores de Ar tipo Compacto e Split, oferecido pelo SENAI. A matrícula é gratuita, mas para participar é preciso ser maior de 16 anos, ter ensino fundamental concluído e pelo três anos de experiência na área de refrigeração e climatização.

O curso visa qualificar técnicos sobre a manutenção nos aparelhos de ar condicionado, para reduzir vazamentos e emissões de fluidos refrigerantes. A carga horária de cada turma é de 32 horas, e a próxima leva de inscritos já começa a ter aulas neste sábado, dia 28 de abril. Serão seis turmas no total, metade com aulas no sábado e a outra metade com aulas durante a semana. Veja as datas abaixo:

Turmas aos sábados

Do dia 28/4 até 19/5 Do dia 19/5 até 16/6 Do dia 26/5 até 23/6

As aulas acontecem em todos os 4 sábados inclusos em cada período, sempre das 8h às 17h.

Turmas com dias corridos

Do dia 2/5 até 7/5 Do dia 8/5 até 11/5 Do dia 28/5 até 4/6

As aulas acontecem durante os 4 dias seguidos inclusos em cada período, sempre das 8h às 17h.

Matrícula

É preciso ter em mãos: – RG – CPF – Comprovante de Residência – Comprovação dos pré-requisitos (de próprio punho no ato da matrícula)

Local

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves Rua Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 76 – Ipiranga – São Paulo

As inscrições são feitas no local e ficam abertas enquanto houver vagas. 

Conteúdo programático divulgado pelo SENAI

 1. Fluido Frigorífico; 1.1 O Protocolo de Montreal e a destruição da camada de ozônio; 1.2 Programa brasileiro de eliminação dos HCFCs; 1.3 Segurança na refrigeração e referências normativas; 1.4 Equipamentos e ferramentas para a manutenção; 1.5 Métodos para localizar e evitar vazamentos; 1.6 Cálculo de carga térmica. 

2. Recolhimento, reciclagem e regeneração de fluidos frigoríficos; 2.1 Reciclagem e destinação final de componentes e substâncias; 2.2 Abertura do circuito frigorífico; 2.3 Utilização de nitrogênio seco (cilindros e reguladores de pressão); 2.4 Limpeza do circuito frigorífico (flushing) com nitrogênio seco; 2.5 Testes de vazamento e de pressão; 2.6 Evacuação e carga do circuito de refrigeração; 2.7 Procedimento de partida (start-up); 2.8 Relatório dos procedimentos de partida (start-up). 

3. Técnicas de instalação da unidade condensadora e evaporadora; 3.1 Operações com tubulações; 3.2 Equipamentos e ferramentas para a brasagem; 3.3 Brasagem de tubulações; 3.4 Componentes com conexões brasadas.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de SENAI.
Compartilhar: