[ x ] Fechar

Saiba como evitar incêndio no ar-condicionado

  • 29 de dezembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Saiba como evitar incêndio no ar-condicionadoJá vimos e noticiamos diversos casos de incêndios iniciados em aparelhos de ar condicionado. Sim, existe risco de incêndio pelo fato de o equipamento estar ligado na rede elétrica, porém não é “do nada” ou por “mal-uso” do proprietário que isso ocorre.

Todos os aparelhos são testados antes de saírem da fábrica para serem comercializados. E os casos de incêndio em aparelhos de ar condicionado, geralmente estão ligados a instalações mal feitas.

Contratar um profissional qualificado, de preferência credenciado à marca escolhida é muito importante. O mercado está cheio de maus profissionais, que seja por falta de conhecimento, ou até mesmo por “má fé”, acabam realizando uma instalação inadequada. Além disso, aparelhos de ar-condicionado requerem manutenção periódica.

Alguns exemplos de falhas na instalação que podem causar incêndios:
Subdimensionar a fiação e o disjuntor: Os fios e os padrões de amperagem do disjuntor devem ser respeitados, cada disjuntor tem uma amperagem a ser definida conforme a potência do eletrodoméstico a ser ligado. Assim como a bitola do fio elétrico, que pode ser mais fino ou mais grosso, de acordo com a corrente elétrica que ele irá conduzir.

Instalar o equipamento sem disjuntor: Cada aparelho de ar-condicionado precisa ser instalado a um disjuntor exclusivo. O disjuntor protege os circuitos, ou seja, se a intensidade da corrente elétrica ultrapassar o limite ele desarma automaticamente, preservando o ar-condicionado de curtos ou aquecimentos.

 Utilizar cabos não isolados: Como o próprio nome sugere, a isolação serve para isolar eletricamente a parte metálica do produto e garantir o confinamento do campo elétrico, permitindo o sólido aterramento do cabo e tornando-o seguro.

A norma da ABNT NBR 5410/2004 – Instalações elétricas de baixa tensão – regulamenta e padroniza também o dimensionamento da fiação e de disjuntores, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da instalação, a conservação dos equipamentos e a segurança de pessoas e animais.

Utilizar conectores não apropriados e não realizar o aterramento adequado também são erros que podem causar incêndios no ar-condicionado.

Sinais que devem ser observados
O ar-condicionado geralmente apresenta sinais que indicam quando algo está errado, como:
– Superaquecimento do cabo ou do plugue;
– Cor do plugue alterada;
– Cheiro de queimado;
– Para de funcionar de repente com frequência;
– Barulho estranho saindo do aparelho ligado;
– Cabos frouxos, corroídos ou danificados.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *