[ x ] Fechar

Reciclagem de fluidos refrigerantes

  • 30 de abril de 2012
  • 36 Comentários

Os fluidos refrigerantes (gases) mais utilizados no setor de refrigeração e ar condicionado (CFCs e HCFCS) são extremamente prejudiciais ao meio ambiente se liberados diretamente ao ar livre. Estima-se que uma parte significativa de gases liberados na atmosfera seja procedente de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração. Ao realizar a manutenção muito técnicos acabam abrindo as válvulas do sistema e soltando o gás na atmosfera. Por essa razão, esses profissionais devem sempre fazer uma boa instalação e manutenção e conhecer as técnicas de recolhimento e reutilização desses fluidos (gases).

Para evitar o despejo demasiado desses fluidos ao ar livre, o governo brasileiro vem adotando uma série de medidas voltadas para a eliminação gradativa do consumo desses gases, estimulando a capacitação de técnicos e a reciclagem dos fluidos. Essas medidas fazem parte do Plano Nacional de Eliminação de CFCs – PNC- e do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs – PBH.

Plano Nacional de Eliminação de CFCs – PNC

Os CFCs (clorofluorcarbonos) são extremamente prejudiciais à camada de ozônio, a qual tem a importante função de proteger a Terra da incidência direta dos raios ultravioleta, nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Leia: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio.

Em 2010, o Brasil conseguiu cumprir o compromisso de eliminação dos CFCs. Desde então a produção e importação dos CFCs é zero no país.

Centros de Regeneração

Os Centros de Regeneração são pontos de coleta, reciclagem e venda de CFCs, e foram criados em cumprimento às determinações do PNC. As empresas que têm interesse em se tornar pontos de recolhimento e regeneração devem fazer solicitação de equipamentos junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e precisam de licença ambiental. Os Centros estão aptos a tratar dos fluidos R-12, R-22, R-134a, mistura (blends) de CFCs e HCFCs.

Etapas da reciclagem

Recolhimento

O fluido refrigerante é recolhido através de máquinas e bolsas recolhedoras ao invés de ser eliminado ao ar livre, prejudicando o meio ambiente.
– Recolhimento Passivo: indicado para pequenas quantidades de fluidos. É realizado por meio da diferença de pressão entre o aparelhos e o equipamento de armazenagem do fluido.
– Recolhimento Ativo: indicado para aparelhos com grande carga de refrigerante. Esse método utiliza um equipamento externo que força a sucção do fluido do aparelho e o comprime (fase gasosa) em um cilindro pressurizado. Esse método garante 99% de eficiência.

Regeneração/Reciclagem

Após o recolhimento, os gases devem ser encaminhados para um Centro regional de regeneração, onde serão retiradas as impurezas do gás, como partículas, óleo, umidades e gases não condensáveis. No processo de regeneração o fluido contaminado é tratado em equipamento com capacidade para filtrar partículas, retirar umidade e acidez, separar gases não condensáveis e óleo. Em casos de fluidos misturados não é possível fazer a reciclagem.

Ainda existem equipamentos em uso que utilizam CFCs, como geladeiras e aparelhos de ar condicionado antigos. Por isso é tão importante o reaproveitamento desses gases refrigerantes. O recolhimento ajuda a diminuir vazamentos de fluidos refrigerantes durante a manutenção de equipamentos. Posteriormente o fluido recolhido vai poder ser reutilizado, diminuindo a demanda por fluidos novos.

Reuso

Depois de regenerado, o gás poderá ser novamente utlilizado.Para receber a titulação de “regenerado”, o fluido refrigerante precisa passar por teste laboratorial para atingir um nível de pureza de 99,8%, mesmo nível de um fluido novinho em folha. Além de diminuir os impactos ambientais, após a regeneração o CFC poderá ser vendido por um valor 20% mais barato.

HCFCs – Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs

Em resumo, o PBH é a complementação do PNC. Se antes, com o PNC, a preocupação era com a camada de ozônio, agora a preocupação também abrange o aquecimento global e, nesse aspecto, os HCFCs são grandes catalizadores desse fenômeno. Ou seja, ainda não existe no mercado um fluido refrigerante 100% limpo, que cause zero de danos ao meio ambiente.

Todos os países signatários do Protocolo de Montreal, incluindo o Brasil, comprometeram-se a cumprir um novo cronograma de eliminação dos HCFCs, que deve ser extinto até 2040.

Dados importantes:
– Atualmente, o Brasil consome 1,3 mil toneladas de HCFCs por ano.
– 44,7% do consumo de HCFCs no setor de Serviços destina-se à manutenção de equipamentos de ar condicionado e 51,5% para equipamentos de refrigeração.
Fonte: PBH (acesse o documento na íntegra, em PDF).

Existem outras razões sérias que provocam o alto índice de consumo de gases refrigerantes pelo setor de serviços, entre elas:
– má qualidade técnica e baixo padrão das práticas de manutenção e de conserto.
– falta de ferramentas adequadas para serviços de manutenção e conserto.
– baixa qualidade das instalações e ausência de manutenção preventiva e/ou regular.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 Ideias sobre "Reciclagem de fluidos refrigerantes"

  • Bom dia, estou em São Paulo SP e gostaria de saber onde tem um centro de regeneração de fluídos refrigerantes HCFCs, vou desativar um chiler, e tem uma grande quantidade de R22.
    Preciso saber onde reciclo esse refrigerante.
    Att.Dirceu.

  • Parabéns pelo conteúdo do site. Este post esta super completo. A Recigases é especialista em gases de refrigeração, e realiza os serviços aqui descritos. Gostaria de convidá-los a conhecer nosso site http://www.recigases.com aonde estamos disponibilizando informações sobre os assunto.

    • Olá Liomar,

      acredito que isso você se informe com a prefeitura da sua cidade, como funciona para abrir esse tipo de empresa.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar-condicionado, não temos esse tipo de informação.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá pessoal!
    Visitei o vosso site e parabenizo pela brilhante apresentação.
    Aproveito e faço um convite para visitarem também o nosso site.

    Estamos lançando um incrível produto que acaba com os cabelos brancos.
    Trata-se de um excelente cosmético que por sua eficiência a cada dia
    Conquista novos admiradores.

    Esperamos a sua visita:
    http://www.amazoniaprodutos.com.br

    #1

  • As informações são sempre válidas, entretanto, quem é que irá receber este gás que eu irei recolher? Estou buscando isto com meus fornecedores mas nenhum deles recebe.

    • Olá Gilberto,

      você deve ver com o Ministério do Meio Ambiente qual o ponto de recolhimento e regeneração mais próximo.

      Obrigado pelo contato.

  • Que injustiça com nosso meio ambiente, tantas leis e normas más poucas funcionam para a preservação da camada de ozônio, todos nós poluímos, más as grandes empresas fabricantes de gases poluente estão operando nesta função desordenada e destruidora da nossa camada de ozônio. Espero que um dia não seja tarde de mais para que nossos representantes junto ao Ministério do Meio Ambiente tomar as medidas cabíveis para dar fim nestas empresas destruidoras da vida nestes países planeta… Sinto saudade do ar puro do sertão do tempo em que eu era criança não e existia esta droga de Gás R 22 / R134 CFC e tantos outros Gases destruidores que o homem gerou em função de seu conforto… já vejo os homens se destruindo por falta de conhecimento.

    • Desculpe Louri. Seu comentário demonstra desconhecimento total do assunto. Sua crítica é típica dos fundamentalistas que desfrutam de todos os benefícios da evolução tecnológica, mas que se prestam a criticar o que alguém apontou como oportunidade de melhoria. É lógico que neste momento tem alguém pesquisando alternativas sustentáveis. E sabe quem está pagando estes cientistas? As mesmas empresas que você critica em seu comentário. Votas no PT ou PSTU?

  • Bom dia! Compro e vendo maquinas usadas, no momento tenho um trocador de calor carregado com gaz refrigerante e não consigo uma empresa que me compre este gaz.

    • Olá Joanice,

      nós não temos informações sobre valores. Se você deseja tornar sua empresa um ponto de recolhimento e regeneração, você deve fazer a solicitação de equipamentos junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e precisará de licença ambiental. Os Centros estão aptos a tratar dos fluidos R-12, R-22, R-134a, mistura (blends) de CFCs e HCFCs.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Lucas.

      De acordo com a DuPont, uma das maiores empresas de fluidos refrigerantes do mundo, recomenda-se que você envie o material para uma empresa que faça a reciclagem/destinação de materiais metálicos.

      Obrigado pelo contato.

  • Fiz curso de refrigeração através da universidade online de viçosa mg ,sou técnico em refrigeração, hoje tenho a maior preocupação com o planeta por que conheço o perigo que os gases trazem para o meio , sei das normas da ABNT o protocolo de Montreal ,onde os países signatários incluindo o Brasil,comprometeram de cumprir um cronograma para eliminar os gases poluentes até 2040,concordo com´o cometário que li abaixo se os governantes estão preocupados com a eliminação de gases poluentes deveriam investir na educação de pessoas que queiram trabalhar no ramo de refrigeração,elaborar um plano de financiamento a juro baixo para aquisição de equipamentos e maquinas recolhedora de fluido para técnicos capacitados munidos de documentos certificados que comprovam conhecimento no ramo de refrigeração.etc.Deveriam fazer palestras por pessoas de conhecimento , sobre o perigo de vazamento dos gases em todos os municípios e cidades do Brasil,porque pessoas que não conhecem do ramo ,compradores de ferro velho estão comprando geladeira e freezeres para retirar cobre , alumínio e compressor e estão soltando o fluido refrigerante para o meio ambiente incluindo os desmanches de automóveis .Daria para escrever mais .Se o governo está preocupado ,fiscalize. Atte.

  • trabalho no conserto e reparo de ar condicionado veicular, e gostaria muito e saber mais dicas
    sobre as novidades do mercado industrial deste setor que revoluciona a cada dia com grandes
    tecnologias., por favor mande-me revistas . desde já agradeço.

    • Olá José.
      Não possuímos revistas para enviar aos nossos leitores. Mas estou incluindo o seu e-mail em nossos contato para receber nossas novidades.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá Dennis. Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não reciclamos fluidos refrigerantes. Obrigado pelo seu contato.

      • Boa Tarde, Jorge

        Trabalhamos na reciclagem de veículos de final de vida útil, e na comercialização de peças de reuso,pois geramos resíduos de gás refrigerante, e estamos em busca de parceiros para a compra material.

        Vocês fazem este tipo de trabalho?

  • Realmente a má qualidade técnica e a falta de equipamentos para os técnicos em refrigeração é muito precária. Porque o governo que se diz preocupado com problemas dos CFC, não se preocupa em dar curso gratuitos para os técnico ( boa pratica de refrigeração) em SENAI, e fazer subsidio para compras de maquina recolhedora de gás. Haja visto que preços não estão a níveis dos técnico em 90% deles, os quais mandão os gases para atmosfera. E hora do governo pensar bem nisso e deixar de ficar fazendo apologias a respeito desse fator tão importante assim. atte

    • Bom eu já penso diferente! Estou no mercado somente a dois anos,
      más não espero nada do governo, porque eles nunca irão fazer nada.
      Me preocupo muito com as instalações, pois em instalações mal feitas
      é que começam os problemas. E o profissional mal capacitado ou
      ( sem capacitação) vai lá e faz a dita carga de gás (fluido refrigerante),
      sem fazer os devidos testes para verificar a causa. E acabam somente
      completando a carga do gás (fluido refrigerante) e pegam o dinheiro e vão
      embora, sabendo que depois de alguns meses quando o cliente já esque-
      ceu , vai ser chamado novamente e isto ocorre com muita frequência e
      quando questionado esse profissional alega que isto é normal.
      Cliente ludibriado e natureza comprometida!!!

        • uma coisa e certa tudo vira comercio e faturamento e na verdade o que e mais esquecido e qualidade da maneira não ser e de fazer as coisa e pra nos facilitar e nos ajudar e ultima coisa era pra ser mais em conta ferramentas e as condições ,fica complicado pra nos trabalharmos deveria ter leis e obrigação para nos ajudar e facilitar?