Atualizado em 19/03/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Sempre é preciso recolher o gás do ar-condicionado antes de desinstalar ou mudar o aparelho de lugar. E para isso você precisa de um profissional capacitado.

O recolhimento do gás refrigerante é uma tarefa delicada. Sem o devido treinamento, pode acontecer da perda total do fluido e até mesmo acidentes.

recolher-gás-do-ar-condicionado

Vamos te mostrar como é feito o recolhimento do gás do ar-condicionado – imagem: WebArCondicionado.

Aqui vamos te contar como é feito o recolhimento do gás do ar-condicionado split. Essa postagem não é um manual.

Antes de Recolher o Gás do Ar-Condicionado

É imprescindível que os processos de desinstalação e reinstalação sejam feitos obedecendo as especificações técnicas e de segurança. Só assim o ar-condicionado vai continuar operando depois de ser reinstalado.

Geralmente o procedimento de recolhimento do gás refrigerante é feito com uma máquina denominada “estação recolhedora de gás”. O equipamento é conectado às válvulas do compressor para captar o gás e devolvê-lo após a manutenção. Mas você pode ainda recolher o gás para a condensadora sem usar uma estação recolhedora.

O que significa recolher o gás refrigerante?

Recolher o gás do ar-condicionado significa retirar a fluido que passa por dentro do sistema do aparelho. Esse gás pode ser armazenado em um recipiente provisório ou pode ser recolhido para dentro do compressor.

Retirar o Gás para Dentro da Botija

Segundo o Protocolo de Montreal, o recolhimento do gás do ar-condicionado para dentro da botija “pode ser realizado nas fases líquida ou gasosa”. Além disso o protocolo também diz que e as botijas devem ser retornáveis e obedecer normas de segurança e manuseio.

Geralmente esse recolhimento é feito:

  • Para reciclar o fluido refrigerante;
  • Quando é preciso retirar o fluido para uma manutenção específica na condensadora.

Recolher o Gás para a Condensadora

Recolher o Gás do Ar-Condicionado para dentro da Condensadora é um processo feito apenas quando:

  • O aparelho será desinstalado de um local e instalado em outro;
  • Por necessidade de manutenção nas tubulações;
  • Quando a manutenção é apenas na evaporadora;
  • Quando a manutenção na condensadora não envolve o compressor.

Tipos de Recolhimento do Gás Refrigerante

Existem duas formas de executar o recolhimento. O recolhimento passivo é para pequenas quantidades de gás, para aparelhos de ar condicionado residenciais. Já o recolhimento ativo é feito em aparelhos com grande carga de fluído.

Por que é preciso Recolher o Gás do Ar-Condicionado?

O recolhimento do gás do ar-condicionado é realizado para evitar que o mesmo vaze. O gás que é recolhido e reservado pode ser reutilizado posteriormente (se devidamente tratado). Isso pode gerar economia para o profissional.

estacao-recolhedora-de-gas-de-ar-condicionado

Estação recolhedora de Gás de Ar-Condicionado – Imagem: Eletrofrigor

E segundo o Protocolo de Montreal, o recolhimento do gás refrigerante possibilita reduzir e até mesmo eliminar o vazamento do fluido. Ou seja, desta forma, pouco ou nenhum gás será lançado para atmosfera, evitando que o meio ambiente seja prejudicado.

Passo a passo: como Recolher o Gás

A recolhedora faz o trabalho de puxar o gás do ar-condicionado. Porém, a máquina não armazena o fluido, ela só retira ele e conserva dentro de um cilindro provisório do próprio equipamento.

1 – Faça o vácuo na botija que você quer utiliza
2 – Ligue a estação recolhedora à válvula de baixa pressão
3 – Ligue a botija à estação recolhedora
4 – Ligue a máquina e acompanhe o manômetro

A estação deve estar conectada entre o ar-condicionado e a botija, formando uma triangulação.

Como Recolher o Gás sem uma Estação Recolhedora?

Não é aconselhado fazer o recolhimento do fluido refrigerante direto para a condensadora em alguns casos. Alguns profissionais se preocupam com a instabilidade do R410A, por exemplo.

Segundo alguns técnicos que consultamos, o R410A oferece 3 vezes mais pressão dentro do sistema de ar-condicionado. Então na hora do recolhimento, é preciso tomar cuidado para não forçar o compressor.

Quando o manômetro apontar que o sistema do ar-condicionado está vazio, as válvulas devem ser fechadas no mesmo instante.

O que dizem os Profissionais da Área?

O instalador Romildo Costa, do Rio Grande do Sul, diz que não há perigo se o profissional souber o que está fazendo. Ele afirma que todo profissional treinado sabe que não deve deixar o compressor ligado depois que o sistema já está vazio.

O instalador Welington Almeida, da Frio Máximo no Rio de Janeiro, conta que existe um risco de explosão do compressor nos casos de negligência. Mesmo com um manômetro, quando o sistema estiver vazio, o compressor deve ser desligado na hora, ele afirma.

O Passo a Passo

Por todos os motivos que abordamos acima, o procedimento a seguir não é aconselhado em sistemas com o gás R410A

1 – Ligar o compressor do ar-condicionado, pois com o compressor desligado o gás não irá circular pela tubulação;
2 – Soltar as tampas de acesso à válvula;
3 – Fechar com uma chave Allen o tubo de alta pressão (mais fino) para que o gás entre na condensadora e não saia mais;
4 – Aguardar o tempo necessário para que o gás percorra todo o sistema de tubulação;
5 – Fechar o tubo de baixa pressão (mais grosso);
6 – Desligar o ar-condicionado para que ele não trabalhe sem gás.

Lembrando que tudo isso é competência de técnicos capacitados. Pessoas sem treinamento não devem arriscar recolher o gás do ar-condicionado sozinhas. Se você tiver qualquer dúvida sobre o processo, consulte nossos especialistas no Fórum do Ar-Condicionado.