Atualizado por Yuri Correa em 21/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Você sabia que é possível recolher o gás refrigerante do ar-condicionado? Muitos técnicos não sabem e acabam fazendo o procedimento errado: jogam o gás fora durante a manutenção. Só que é prejudicial ao meio-ambiente liberar mesmo os melhores desses fluidos refrigerantes na atmosfera.

Quando retirar o gás refrigerante do aparelho?

Existem alguns motivos para retirar o gás refrigerante de um ar-condicionado. Um deles, por exemplo, é se o mesmo vai ser transportado ou movido de lugar. Pode ser também para que se faça a colocação de um novo fluido, de um tipo diferente.

Esse procedimento é importante por dois motivos: o primeiro é a saúde do técnico que vai estar mexendo com o equipamento; O segundo é o meio-ambiente, já que esse procedimento impede que o gás fique solto poluindo o ar. Mas seja qual for a razão, você vai precisar de uma recolhedora de gás, conhece?

A recolhedora de gás

Para executar a operação de recolhimento do gás refrigerante do ar-condicionado, se utiliza um equipamento chamado estação recolhedora de gás. A máquina recolhedora, ou simplesmente recolhedora, tem a função de puxar o gás refrigerante de dentro do sistema do aparelho, e pode ser utilizada para colocá-lo de volta também. 

Essa máquina é conectada às válvulas do compressor para captar o gás, lembrando que sempre irá vazar um pouquinho de gás a partir do momento em que as válvulas são abertas. Claro que com a recolhedora essa perda será muito pequena.

Veja abaixo alguns exemplos de recolhedoras. Você pode encontrar recolhedoras em lojas de peças de ar-condicionado, incluindo lojas virtuais)

  • Leia mais sobre reciclagem de gases refrigerantes.

Usar a recolhedora é mais eficiente e mais econômico

Usando-se a recolhedora, om técnico também pode levar o gás para um centro de tratamento e retirar as impurezas da substância recolhida, como poeira, óleo e outros tipos de sujeira. Ao recolocar o fluido de volta no aparelho, este vai funcionar melhor e com mais segurança depois dessa filtragem.

Além disso, usar a recolhedora garante a reciclagem do gás refrigerante. Ou seja, não é preciso ficar comprando gás o tempo todo, o que acaba saindo bem mais barato para o bolso do técnico e do consumidor.

 

E aí, você conhecia a recolhedora de gás? O que acha dos seus usos? Conta aqui!