[ x ] Fechar

O aparelho de ar condicionado pode ficar ligado 24 horas?

  • 11 de agosto de 2016
  • 16 Comentários

O aparelho de ar condicionado pode ficar ligado 24 horas?Muitos leitores questionam se o ar-condicionado Split ou Janela pode ficar ligado dia e noite sem desligar. A dúvida é comum pelo fato de ser um eletrodoméstico.

Se formos analisar pelo consumo de energia elétrica, o ideal seria que não. Por mais que os equipamentos mais modernos não tenham um consumo demasiadamente elevado, ainda sim são “eletrodomésticos”, portanto, consomem energia.

Mas a verdade é que o ar-condicionado, falando em termos de funcionamento, não precisa “descansar” em um período considerado curto, como 24 horas. A forma com que os aparelhos Split e Janela trabalham pode ser comparada a de uma geladeira, onde o compressor desliga e liga de tempos em tempos.

E no caso do Inverter?

Mas o Inverter não desliga o compressor, ele também pode ficar ligado direto? Pode sim, pois no sistema Inverter, o motor inicia seu funcionamento de forma constante. Ou seja, ele trabalha no mesmo ritmo sem precisar que o aparelho seja desligado. E nos equipamentos inverter a vantagem é maior, pois o seu gasto energético é menor quando comparado aos Split convencionais (On/Off).

Como garantir vida longa ao aparelho que fica ligado direto?

Tanto o ar-condicionado que fica ligado direto (ou muitas horas seguidas) quanto o que fica ligado poucas horas, precisam de cuidados para que sua vida útil seja longa. O primeiro cuidado deve ser tomado antes mesmo da compra. Sim, é preciso escolher um aparelho que corresponda às necessidades do ambiente.

Ele precisa ter potência (BTU) adequada ao tamanho, ao número de pessoas e de eletrodomésticos e à incidência solar nas paredes, além de outras variantes que apenas um profissional técnico pode constatar ao visitar o local.

Em seguida, um fator também que influencia muito no funcionamento e vida útil de qualquer aparelho é a instalação. Essa deve ser feita por um profissional qualificado, com competência para seguir corretamente todas as especificações da fabricante.

A sua manutenção preventiva também pode estender muito a vida útil do ar-condicionado e fazer com que ele funcione sempre de forma satisfatória. Ela deve ser feita também por um profissional do setor e sua periodicidade deve ser de acordo com o que o fabricante aconselha.

Seguindo todas essas dicas, o aparelho pode sim ficar ligado quantas horas forem necessárias para garantir o bem-estar de seus usuários.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Ideias sobre "O aparelho de ar condicionado pode ficar ligado 24 horas?"

  • Em razão do consumo, como que fica? Por exemplo: Após atingir a temperatura adequada, o ar-condicionado vai consumir muito menos energia. Então há alguma forma de mim calcular o “consumo médio” do aparelho nesse tipo de ocasião? Ou só testando na prática mesmo?
    Além disso, digamos que eu instale um ar de 12000BTUS em um pequeno quarto onde 9000BTUS já fosse o suficiente, você acha que pelo fato do 12 mil chegar mais rápido na temperatura ideal, ele tende a consumir menos energia numa média geral? Ou por ser “mais forte” a nossa intuição de que ele gastará mais está correta?

  • Não sei qual aparelho de ar condicionado comprar para um comodo de 4 por 4m2, altura 2m e meio, que tem uma janela grande que dá para o corredor, sendo que este corredor não tem ventilação por ser todo fechado, este fica no segundo piso da construção. Onde fica o quarto das minhas filhas, a construção é de metal, somente a parte de cima. Os quartos são bastante quentes no verão e frio no inverno. Me ajudem, não sei o que fazer. Obrigada!

  • Olá, excelente conteúdo. Tenho uma dúvida, recentemente adquirí um Sprinder Midea 12000 BTU Inverter, percebi que o compressor chega a parar de girar quando a temperatura regulada é atingida, isso é normal? Ou ele deve ficar constantemente girando em velocidades diferentes. Obrigado

    • Olá Giovanni,

      o funcionamento normal do inverter é não desligar o compressor, mas ele reduz sim a velocidade quando atinge a temperatura desejada.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia. Vou instalar uma central inverter de 18.000 BTU debaixo de um telhado com altura de 4,4 m em um espaço livre de 150 m2. Haverá uma janela que permitirá uma entrada de corrente de ar por baixo dessa cobertura. Minha pergunta é se posso instalar esse aparelho nessas condições. É, relativamente um ambiente fechado, apesar de possuir uma grande área e altura média superior a 4 m.

    • Olá Antonio,

      não, por dois motivos. Um é que qualquer sistema de ar condicionado só funciona adequadamente em locais totalmente fechados. E o segundo motivo, é que um aparelho de 18000 BTU não tem capacidade de climatizar um ambiente de 150 m². Se você instalar esse aparelho nesse ambiente, você terá um prejuízo enorme na instalação e na conta de luz, ele não irá funcionar.
      Aconselhamos que chame um profissional do setor para analisar o ambiente e lhe indicar o que é possível fazer para climatizá-lo. Se precisar de ajuda para encontrar uma empresa próxima de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • As notícias da web são sempre de muita ajuda para os profissionais da área tenho passado para os profissionais que conheço o site para que possam melhorar o seu conhecimento obrigado pelas informações