Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

O ar-condicionado Portátil é famoso por causa da sua praticidade. Diferente dos aparelhos Janela e Split, as pessoas costumam dizer que ele não precisa de nenhuma instalação. Porém, isso não é totalmente verdade, embora seja simples e fácil, existe um passo a passo para instalar o modelo Portátil, e hoje vamos ensiná-lo!

ar-portatil-como-instalar

Vamos ensinar o passo a passo!

Primeiramente, você precisa conhecer esse modelo. Clique aqui e saiba tudo sobre as peças, os componentes e como utilizar o ar-condicionado Portátil. Lembre-se de que esses aparelhos vêm com um tubo de exaustão, em que uma das pontas deve ser conectada na parte traseira do equipamento e a outra em alguma saída de ar para a rua.

E é essa ponta do tubo de exaustão que precisa ser instalada para que o ar seja corretamente direcionado para a rua – normalmente é em uma janela. Vamos ver algumas situações e como fazer isso da forma certa.

Ar-Condicionado Portátil – Passo a Passo de Como Instalar

Modelo Portátil com Régua

Muitos modelos de ar-condicionado Portátil já trazem consigo uma régua para acoplar o tubo de exaustão. Nesses casos, basta fazer o seguinte:

  • Rosqueie o conector na ponta do tubo
  • Escolha uma janela e coloque a régua no vão adequado ao seu tamanho
  • Posicione a parte móvel da régua até que o vão esteja completamente vedado e use a trava da régua para deixá-la nessa posição
  • Conecte o tubo usando a ponta com o conector para encaixá-lo na abertura da régua
  • Feche bem a janela para garantir a vedação do ambiente e pronto, basta ligar o aparelho na tomada e usá-lo!

Modelo Portátil sem Régua

Se o seu modelo de ar-condicionado Portátil não possui uma régua ou você a perdeu por algum motivo, calma, existem outras soluções. Você pode, por exemplo, construir a própria régua.

É muito simples: compre uma lâmina de PVC com uma largura superior ao diâmetro do tubo de exaustão, corte-a na medida exata do vão da janela onde você quer posicionar o ar-condicionado Portátil.

Não quer nada de PVC? Ok, compre uma lâmina de qualquer material que ache adequado, até madeira vale. O investimento é seu.

Lembre-se que o importante é posicionar a saída do tubo de exaustão para fora do ambiente, de preferência para a rua, e não deixar aberturas que atrapalhem a climatização do seu cômodo.

Tubo do Ar-Condicionado na Parede

Se você fugiu dos modelos Janela e Split porque não queria nenhuma instalação mais complicada, especialmente envolvendo abrir buraco na parede, então essa aqui que envolve abrir um buraco na parede não deve ser sua opção ideal.

Porém, a abertura na parede é uma solução cada vez mais comum entre os donos de condicionadores de ar portáteis. E nesse caso, talvez seja melhor chamar um profissional para dar uma ajudinha. Utilize nosso serviço gratuito de orçamentos clicando na imagem abaixo:

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Cuidados com a abertura na parede

A solução envolve fazer um furo na parede com o diâmetro do tubo de exaustão e posicioná-lo ali – a abertura pode ser revestida facilmente com um pedaço de cano de PVC simples que vai ficar bem escondido se for cortado na medida certa da grossura da parede.

Você pode lixar as pontas do cano ou até mesmo deixar abas para fora e comprar uma tampa para cano de PVC e encaixá-la ali toda vez que o aparelho não estiver sendo utilizado.

Apenas lembre que, nesse caso, é preciso analisar bem onde fazer o furo para não atravessar nenhum encanamento de água ou fiação elétrica, e também para não comprometer a estrutura da parede.

Redução de diâmetro

Porém, como o tubo costuma ter um diâmetro largo, dá para utilizar uma peça de redução para tubulação de esgoto e prendê-la na boca do tubo com fita tape ou algum tipo de cola bem resistente. Essas peças são facilmente encontradas e funcionam basicamente como um final, levando de um diâmetro maior para um menor –  e dessa forma, você consegue encaixar a ponta solta em um furo menor.

Mas saiba que, se você utilizar a redução de diâmetro, vai também forçar um pouco mais o motor do aparelho, apesar de ter um buraco menor na parede.

E essas são as formas de instalar um ar-condicionado Portátil! Ficou com alguma dúvida? Confira então nossa lista com os 10 melhores modelos de ar-condicionado portátil disponíveis hoje no mercado!