Enlil instalado em Instambul

Cada vez mais o planeta precisa de alternativas para produção de energia. Estamos esgotando os meios mais comuns de produzir eletricidade, ou agredindo severamente a natureza com eles. Numa realidade em que o Aquecimento Global está acontecendo agora, a pesquisa em volta de fontes sustentáveis tem crescido muito nos últimos anos. Várias ideias e protótipos já saíram dessa onda, e o mais novo é o Enlil Wind Turbine.

O que é o Enlil?

O Enlil é uma turbina eólica vertical, ou seja, um moinho de vento que fica de pé captando o deslocamento de ar provocado pelo trânsito de alta velocidade nas rodovias e avenidas. Os primeiros protótipos foram desenvolvidos pela Devecitech, uma empresa turca situada em Istambul, onde estão sendo testados. Segundo os fabricantes, o aparelho já mostrou um desempenho de 1Kw/h, que é eficiente o bastante para abastecer duas residências por um dia inteiro.

Como funciona?

O Enlil tem três pás verticais curvas e muito leves. O vento produzido pelos carros em avenidas faz essas hélices girarem, produzindo energia. Esse é um tipo de energia desperdiçado todos os dias em quase todos os países do mundo, e a Devecitech agora vai tentar implementar a invenção como uma das soluções para o futuro.

Gráfico ilustrando as linhas de energia deslocadas pelo Enlil

Além disso, cada pequena torre da Enlil possui ainda no topo uma placa fotovoltaica para captar energia solar, que ajuda a suprir os sistemas e funções internas do protótipo.

Leia também: Painéis de espelhos são desenvolvidos para acabar com o calor

Quais outras funções do Enlil?

Existem muitos protótipos de produção de energia sustentável pelo mundo, e para cada ideia criativa é interessante notar se a invenção está usando todo o seu potencial no ambiente onde está inserido. Assista ao vídeo:

O Enlil, por exemplo, tem sensores sísmicos que vão ajudar a controlar terremotos. Também possui um sistema IOT que fornece informações da eficiência de cada unidade através de um aplicativo. E por último, e uma de suas contribuições secundárias mais importantes, o Enlil tem leitores de emissão de CO2 que irão auxiliar o mapeamento das chamadas Pegadas de Carbono – registro do quanto uma região, evento ou empresa contribui com gases do Efeito Estufa.

Leia também: Energia híbrida aplicada ao ar-condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.