[ x ] Fechar

Ar-condicionado fotovoltaico pode ser uma solução contra emissão de poluentes

  • 27 de maio de 2015
  • 2 Comentários

FreescooDurante um workshop sobre o uso do calor solar realizado em Roma, um ar-condicionado compacto, movido a energia solar, foi apresentado pela Agência Nacional para Novas Tecnologias da Itália (ENEA). O Freescoo (Free Solar Cooling) possui em um único dispositivo um sistema para tratamento do ar, climatizador e desumidificador.

De acordo com a ENEA, essa tecnologia permite economizar oito vezes mais energia do que os sistemas de climatização tradicionais. E além da economia financeira, ele pode ajudar a resolver os problemas de emissões de poluentes, causadas pelo uso de energia não renovável.

Como parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico da Itália, pela Agência Nacional para Novas Tecnologias e pela Universidade de Palermo, duas unidades do FREESCOO foram implantadas e estão sendo monitoradas pelas entidades, uma no CR da ENEA e outra em um Laboratório da Universidade de Palermo.

FreescooComo funciona
A água é o único fluido refrigerante utilizado por esse equipamento. O sistema funciona através de um ciclo de tratamento de ar que garante o controle da temperatura e umidade, renovando o ar do ambiente.

Para que não seja necessário grande consumo de energia como nos sistemas tradicionais, esse equipamento possui o modo off-grid, ou seja, possui sistemas isolados para geração de energia solar. Esse sistema é composto por painéis fotovoltaicos integrados (dispositivos que convertem a energia solar em energia elétrica) e baterias que armazenam energia.

Por conta dessas baterias e dos painéis fotovoltaicos, o aparelho pode ser utilizado tanto para resfriar o ambiente, quanto para aquecer.

Infelizmente o custo para esse tipo de tecnologia ainda é muito alto. Por esse motivo, pode ser que ainda demore para chegar ao Brasil.

Leia também: 

LG lança Ar-Condicionado que funciona com energia solar

Ar condicionado natural – a energia solar usada para resfriar ambientes

Pesquisadores de Santa Catarina desenvolvem sistema movido a energia solar

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Ar-condicionado fotovoltaico pode ser uma solução contra emissão de poluentes"