skycool systems espelho

Existe um método melhor para combater o calor do que o ar-condicionado? Nós do WebAr acreditamos que não, mas diversas tecnologias têm sido criadas como uma alternativa para ajudar no resfriamento, como mostramos aqui. Dessa vez, a empresa SkyCool Systems, pertencente à Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apresentou uma nova tecnologia baseada em painéis de espelhos – você não leu errado, são espelhos mesmo – com o objetivo de reduzir significativamente os custos e as demandas de energia de ar condicionado e refrigeração.

Em um artigo publicado na MIT Technology Review, a empresa mostra como explorar fenômenos físicos através de materiais avançados para resfriar o meio ambiente e enviar o calor diretamente para o espaço. Assim, com esse sistema, a empresa pretende reduzir as necessidades elétricas de resfriamento de um edifício em 21% no verão, por exemplo.

Leia também: Ar-condicionado poderá seguir você no futuro

Como os espelhos atuam na refrigeração
painel-espelho-refrigeraçãoDe acordo com o artigo, os painéis de espelhos se parecem com espelhos comuns. A diferença é que eles incorporam uma bomba de água, tubos de cobre e uma caixa de metal na base do painel. Graças a esses três elementos, Eli Goldstein e Aaswath Raman, criadores do projeto, desenvolveram uma tecnologia de refrigeração que pode atuar como uma condensadora, componente esse que pode ser encontrado em qualquer sistema de ar condicionado. Através disso, os painéis são capazes de reduzir a temperatura e converter o vapor em líquido, aliviando a rede elétrica e sendo ecológico ao contribuir também com a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Os desenvolvedores desses painéis inteligentes explicam na publicação científica que todos os objetos emitem calor sob a forma de radiação térmica. No entanto, o ar circundante (na forma de moléculas de água) absorve e irradia parte desse calor, e uma pequena quantidade de emissões é capaz de liberar essas moléculas de água. Com isso, as superfícies dos objetos tornam-se mais frias do que o ar circundante naqueles comprimentos de onda, possibilitando aos pesquisadores desenvolverem uma película fina capaz de irradiar o calor infravermelho nessa faixa.

Por outro lado, a equipe da SkyCool Systems combinou as propriedades da radiação com propriedades reflexivas, permitindo que os materiais emitissem quase todo o calor da luz solar. Graças a isso, a equipe mostrou que os painéis poderiam reduzir em 21% o consumo de energia elétrica de um prédio com escritórios no verão.

Será que essa ideia vai vingar?

Redação do Portal WebArCondicionado