[ x ] Fechar

Economia: ar-condicionado ligado na ventilação ou ventilador?

  • 28 de maio de 2015
  • 15 Comentários

Como sempre retratamos aqui, economizar energia elétrica é uma questão de sustentabilidade além de reduzir os gastos no bolso. Para ajudar você a ficar ainda mais por dentro dos possíveis meios de economia, levantamos mais um questionamento: qual gasta mais – o ar-condicionado ligado no modo ventilação ou um ventilador?

A ideia de que o ar-condicionado sempre consome mais que o ventilador deve-se ao fato de que quando o aparelho está ligado na refrigeração, o compressor do aparelho está em funcionamento, aumentando o consumo de energia.

Mas o aparelho irá gastar menos se estiver ligado apenas ventilação, visto que o consumo de energia do ar-condicionado nessas condições é de aproximadamente 10% do consumo da refrigeração, valor que varia conforme o modelo do aparelho. Nesse caso, a média de watts por hora irá depender da potência do seu ar-condicionado.

O consumo do ventilador também varia de acordo com o formato, com o modelo de teto podendo consumir quase três vezes mais que o clássico de mesa. Portanto a sua economia estará sujeita aos modelos disponíveis em sua casa.

Economize de verdade utilizando o nosso comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Veja abaixo a comparação entre a média de watts emitidos pelos ventiladores e pelos aparelhos de ar condicionado no modo ventilação e descubra qual a melhor opção para você:

Potência média dos ventiladores por hora
Mesa: 55W
Coluna/Torre/Pedestal: 80W
Parede: 135W
Teto:150W
Circulador de ar: 150 a 200W

Potência média dos aparelhos de ar condicionado por hora (no modo ventilação)
7500 BTU: 67,5W
9000 BTU: 78,7W
12000 BTU: 120W
18000 BTU: 175W
24000BTU: 230W
30000BTU: 310W

Leia também:
10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado
Qual modelo de ar-condicionado é mais econômico: Janela ou Split?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

15 Ideias sobre "Economia: ar-condicionado ligado na ventilação ou ventilador?"

  • Tenho uma dúvida: Se eu deixar a velocidade do ventilador do ar condicionado baixa ele gastará mais energia? O compressor ficaria mais tempo ligado, pois a refrigeração seria mais lenta?

    Tirem essa dúvida, por favor!

    • Olá Glacimar,

      você usou mais o(s) aparelho(s) de ar-condicionado nesses meses, do que nos anteriores? E você conferiu se houve diferença no consumo e na taxa na conta de luz? Se a diferença foi muito grande sem ter usado muito mais, pode ter algum problema. Daí o ideal é chamar um técnico para fazer uma revisão. Se precisar de indicação acesse nosso Banco Nacional de Instaladores. E não deixe de seguir estas dicas básicas para economizar energia elétrica usando ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Preciso colocar um ar condicionado na loja de aproximadamente 35m com altura entre 2,60 e 3,00m de pe direito nao tem incidencia de sol mas trabalho com roupas femininas
    vestidos longos e no final de ano a loja enche com 20 pessoas pelos calculos preciso de um ar com 36.000btus mas ainda nao sei qual marca comprar, vi um spriger com 36.000btus
    por 3.917,00 gostei do preço mas vou continuar a pesquisar.

  • boa noite gostaria de saber porque alguns ar -condicionado dos modelos split hi -wall depois de alguns tempo de funcionamento começam a forma gelo tanto no cano alta com no de baixa obstruindo a evaporadora e caindo o rendimento do mesmo.

  • só acho que suja bem mais o ar condicionado no modo ventilação pois portas e janelas estarão abertas trazendo mais poeira pro equipamento. é mais fácil usar um ventilador mesmo. já que este custa menos da metade de uma limpeza de ar condicionado (bem feita, claro) e pra limpar é só tirar a grade e limpar a hélice. sem falar que o ventilador joga muito mais vento