Dreno do ar condicionado

Dreno do ar condicionadoNeste post você confere como funciona e dicas de instalação do dreno nos aparelhos de ar condicionado. Vamos abordar os três modelos mais comuns, que são: janela, split hi-wall e piso-teto. Cada equipamento tem um modo de drenar a água, por isso é importante ficar de olho no seu aparelho.

O que é o dreno e para que serve
Nos condicionadores de ar, o dreno é a parte responsável por remover a água produzida pelo aparelho. Quando em operação, o equipamento retira a umidade do ambiente em que está instalado, realizando o processo de condensação, que é quando a água passa do vapor para o líquido. Todo ar condicionado tem um sistema de drenagem, independente do tipo.

Problemas que o dreno pode causar
Problemas comuns do ar condicionado podem ter origem no dreno. Isto é, se ele não estiver em condições corretas, pode causar gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e até mesmo mau cheiro no ambiente em que o ar condicionado está instalado.

Dreno do Janela/Janeleiro
O dreno nos modelos janela consiste num pequeno orifício na parte externa do aparelho, que serve para expelir a água condensada. Habitualmente, não se mexe no dreno do ar condicionado janela, exceto quando as gotas d’água caem numa marquise ou calçada. Se isso acontecer é necessário providenciar uma bandeja coletora ou um duto para redirecionar o líquido para o local apropriado. O gotejamento nestas áreas pode danificar a estrutura de prédios e criar limo nas vias, ocasionando acidentes aos pedestres.

Dreno do Ar condicionado janela

Dreno redirecionado no modelo janela

Bandeja Coletora para ar condicionado

Bandeja coletora com dreno para ar condicionado janela

Dreno seco de ar condicionado
Alguns condicionadores de ar modelo janela contam com a opção do dreno seco. Esta função nao causa gotejamento na parte externa, pois captura a água condensada em uma bandeja dentro do aparelho. Quando o reservatório enche, a hélice é encarregada de salpicar a água na serpentina da câmara de condensação, que por sua vez evapora a água pela sua alta temperatua. Este processo de evaporação interna da água, além de eliminar o pinga-pinga na rua, auxilia no rendimento do aparelho, resfriando seu sistema. Porém, alguns usuários reclamam do dreno seco, pois a hélice faz bastante barulho quando em contato com a água. Para desativar a função, basta abrir a tampar do dreno (borracha de vedação), localizada atrás do aparelho. Assim a água é escoada para fora sem fazer barulho.

Os fabricantes afirmam que o dreno seco garante economia de energia, pois ele ajuda na troca térmica do equipamento. Os modelos que contam com esta funcão são: Springer Duo e Komeco KOJ07, ambos janeleiros. Se você souber de mais aparelhos que tenham dreno seco, deixe um comentário.

Dreno do Split hi-wall e Piso-teto
Nestes dois tipos de ar condicionado split, a drenagem é feita obrigatoriamente por meio de dutos. É necessário observar com atenção o local onde o dreno será instalado. Nestes equipamentos o dreno sai da unidade interna (evaporadora) e é direcionado para um ponto de água pluvial. Não é indicado drenar a água para ralos ou esgotos, pois quando o split é desligado pode acabar “trazendo” o mau cheiro para dentro do ambiente.

Na unidade interna, recomenda-se usar o lado direito para saída de dreno, enquanto as demais tubulações ficam do lado esquerdo da evaporadora. A gravidade se encarrega de levar a água embora no sistema dos hi wall e piso-teto, e, portanto o escape de água não pode ficar inclinado nem obstruído. Em alguns casos, o instalador precisa providenciar um sifão para expelir a água.

Instalação dreno ar condicionado split

Manutenção do dreno
Quando houver a manutenção do ar condicionado, verifique também o sistema de drenagem do equipamento. Nos janeleiros é comum a obstrução da saída de água na bandeja por folha secas, poluição e outros objetos. Já nos modelos split o caninho de drenagem pode desnivelar ou entupir, ocasionando o pinga-pinga para dentro do ambiente. Se o usuário optar, existem aparelhos que são instalados junto do ar condicionado para evaporar a água condensada, dispensado o sistema de drenagem tradicional.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

109 ideias sobre “Dreno do ar condicionado

  1. Bom dia; Comprei um ar de parede springer 7500 btu que veio sem o bico do dreno e está gotejando muito e diretamente na janela do meu vizinho. Onde conseguir comprar essa peça no Rio?

  2. Tenho um split comfee de 12 mil btus. Ha umas duas semanas o ar condiconado ao ligar, emite um cheiro estranho. O dreno goteja normal, e não fica proximo a ralos. O que pode ser?

  3. Boa Tarde!

    Gostaria de ajuda, pois instalei um aparelho vapor ar em meu ar SPLIT 12 btu para evitar vazamento de água,no entanto este não dar vazão e continua vazando. Não sei o que fazer, alguem pode me orientar?

    Grata!

    • Olá Everton.

      Existem diversas possibilidades, como ser um dreno seco, por exemplo. Além disso, o dreno só capta e começa a pingar, após chegar a uma quantia de umidade considerável. Caso seu ambiente não seja umido o bastante, ele demorará mais para liberar a água.

      Obrigado pelo contato.

  4. Boa tarde,comprei um ar condicionado novo,modelo multi air 7500 da consul, e percebi que não está saindo água que deveria sair pelo buraco que tem atrás,será que o aparelho veio danificado?

    • Olá Grace.

      Sair água do dreno depende de outros fatores. Depende da umidade do ar de seu ambiente, se a umidade for baixa, ele demorará mais para acumular água. O aparelho está climatizando normalmente? Dificilmente há algo danificado, creio que o fato de não estar saindo água seja realmente por conta da umidade.

      Obrigado pelo contato.

  5. Bom dia.

    Gostaria de saber qual o diâmetro do tubo do dreno para split de parede electrolux (modelo TI09F), pois a mangueira atual é muito curta, e com isso a parede do split fica muito fria e está começando a estufar a tinta. Quero substituir a mangueira atual por uma mais comprida (mangueira do tipo transparente) mas não sei qual o diâmtro.

  6. Boa tarde, eu tenho um ar de janela elgin 7500 btu dreno seco, porém, quando desligo após sua utilização, o mesmo começa a vazar agua para fora, não entendo ele não é dreno seco? Ele não possui dreno.

  7. quero saber se meu ar springer mundial 10500 e dreno seco pois não achei nenhum orificio na sua parte traseira para gotejamento de água peguei esse ar a pouco tempo e não conheço.

  8. Bom dia! Coloquei a mangueira de dreno do meu ar condicionado Carrier Split Hi Wall de 9000 btu dentro de um balde, após algumas horas de uso do aparelho, percebi que tal ação estava dificultando a drenagem, de imediato retirei a o dreno do balde, porém, depois deste evento meu ar condicionado não está funcionando corretamente, ele funciona durante poucos minutos no modo refrigeração e automaticamente desliga o compressor e permanece apenas ventilando. Ademais, notei que não está saindo água pelo dreno. Gostaria de uma orientação. Desde já agradeço pela atenção e parabenizo toda essa equipe pelo excelente trabalho!

  9. Bom dia gostaria de saber se o modelo consul de janela de 7500 btus, tem dreno seco tenho dois comprado com um ano de diferença mesmo modelo classeA, E UM GOTEJA BEM E O OUTRO PRATICAMENTE NADA, ME PREOCUPO DE SER DEFEITO,PODE SER?obrigada.

  10. Boa tarde! tenho um split 12000 na sala de casa, e o dreno que veio nele é muito vagabundo, de plástico e acabou quebrando/partindo, o problema é que estou tendo dificuldades em comprar um dreno para substituir, saberiam me dizer se posso adaptar uma mangueira dessas de borracha para ser utilizada como dreno desde a saída?

    • Olá Adriano.

      O ideal são canos de solicone ou de pvc. Outros materiais são possível, mas é importante que não absorvam odor, não rachem e tenha resistência.

      Obrigado pelo contato.

  11. Olá, boa tarde.
    Comprei um springer de 7.500 e fiz a instalação na sexta feira.
    Ao ligar percebi que esta saindo muita, mais muita agua pelo dreno (ate me assustei). Gostaria de saber se é normal ele expelir tanta agua assim.

    • Oi Bruno. O nível de água depende da umidade do ambiente que está sendo climatizado. A água está saindo pelo canal correto? O aparelho está gelando normalmente?
      Obrigado.

  12. Gostaria de elogiar, os esclarecimentos de voces.
    Gostaria também de fazer uma pergunta.
    Comprei um ar condicionado de janela, e o dreno dele é meio alto na bandeja, e acumula água, o que eu devo fazer?

    • Olá Roque.

      Em alguns casos o dreno vem fechado, verifique o seu. Caso esteja aberto normalmente, não se preocupe, é normal esse acúmulo.

      Agradecemos seu contato.

    • Olá Saulo.

      Seu aparelho pode conter dreno seco ou seu ambiente não estava úmido o bastante. Ele climatiza seu ambiente normalmente? Caso sim, não há o que se preocupar.

      Agradecemos seu contato.

  13. boa tarde.

    comprei um ar condicionado portatil midea tango e gostaria de saber como funciona o dreno superio do aparelho, se ele tem que ficar aberto soltando agua o tempo todo ou fechado e retirar a agua as vezes e como ele funciona, por favor poderia me ajudar?

  14. Comprei um ar condicionado de janela, electrolux 7500 em janeiro2014, usei umas 5 vz, porem a agua não sai pelo dreno e fica depositada na bandeja, é normal? pode prejudicar o motor?ou enferrujar a bandeja.

    • Oi Inge. Verifique se o seu tem a opção de abrir um pequeno buraco na parte de trás do aparelho.
      Alguns vêm com o canal fechado, dando a opção para o usuário. Ou então verifique se seu aparelho tem a função do dreno seco.
      Obrigado.

  15. Bom dia. O dreno do meu ar condicionado (Springer Duo 7500 mecânico) sumiu na mudança. Quero comprar um dreno novo para colocar, mas já liguei para mais de 20 lojas no RJ e não encontro. Telefonei para a Totaline diversas vezes, mas ninguém atende o telefone. Poderia me indicar alguma loja? Obrigada.

  16. Olá, Tenho duas perguntas:
    1° Estou colocando um joelho de 45° faceando o drywall, posso usar um tubo de plástico flexível acoplado a este joelho para dreno de ar condicionado SPLIT 18.000 btu´s?
    2° Consigo passar a tubulação paralelemente atrás do drywall em um espaço de 4,5cm?
    O aparelho é um LG Inverter de 18.000btu´s
    um abraço, Luiz Barbosa

  17. Meu ar de janela pingava muita água no vizinho abaixo, chamei os técnicos e eles vedaram a saída do ar, me explicando q isso não teria problema algum a não ser pelo barulho, q ficaria parecendo um chuvisco. Fiquei preocupada ao comentar com conhecidos, que acharam ser uma gambiarra q poderia comprometer meu aparelho! Li aqui que essa seria a função de um dreno seco, porem meu aparelho é um Gree gj10-22r/a. Alguém pode me ajudar?

    • Oi Michele. Não sei se o seu aparelho possui dreno seco. No entanto, você pode providenciar uma mangueira para direcionamento do dreno, evitando que ele pingue no vizinho abaixo.
      Obrigado.

  18. Boa tarde.
    Instalei um ar split 110v Elgin compact a uma semana, porém a unidade externa está fazendo muito barulho (a dois dias) a água vaza pelo dreno, e tambem está vazando através da ligação feita pelo instalador. Eu procurei o instalador que disse que isso é normal, será???????????????
    O dreno deve ser instalado separadamente ou pode ser instalado como o do meu ar foi, juntamente com as tubulações e cabos elétricos no mesmo “rolo” isolado com uma fita branca?. Desde já obrigado pela atenção.

    • Olá Renato.

      Vazar pelo dreno é normal. O problema está vazar pelas ligações feitas pelo instalador, como você disse. Isso seria onde, exatamente? Quanto ao dreno estar “no mesmo rolo isolado com a fita branca”, também não é o adequado, visto que os outros “cabos” contém troca de calor e não é correto que ele esteja junto. Ele é uma coisa totalmente diferente.

      Sugerimos que volta a contatar o instalador, pois ainda está na garantia de instalação. Caso ele seja autorizado e o equipamento ainda na garantia, você pode contatar outro técnico autorizado da marca.

      Agradecemos seu contato.

  19. Boa tarde. Meu ar deu defeito no compressor,foi pra assistência técnica e voltou mais fraco e não sai agua no dreno,oque pode ser? Meu ar é de 10btus

  20. Pingback: O dreno do ar condicionado | Portal Condomínio Lótus

  21. Tenho ar condicionado portatil midea e gostaria de saber se posso manter o sistema de drenagem de água superior e inferior fechados durante a noite quando o aparelho está em funcionamento e drenar a agua no outro dia. Obrigada. Aguardo retorno. O manual não especifica. O recipiente que deixo para drenagem do superior enche todo o balde e preciso trocar na madrugada

    • Oi Arlete. Não tenho muitas informações referente ao modelo portátil da Midea, mas acredito que isto possa ser feito, desde que a água não derrame.
      Você pode sanar esta dúvida entrar em contato direto com o fabricante.
      Obrigado.

  22. Boa noite! Adquirir um ar springer de janela de 7500 btus,porém no manual está dizendo que não á necessidade de instalar o dreno.Essa informação procede?

  23. A pessoa que instalou meu ar-condicionado de janela não deixou o aparelho inclinado para fora para que facilite a drenagem da água, pelo contrário, o mesmo está até um pouco inclinado para dentro, percebo que nesta 1 semana que usei o aparelho em nenhum momento saiu água pelo dreno, isso pode prejudicar meu aparelho?

    • Oi Fernando. Depende das condições em que seu aparelho se encontra. Lembre-se que a água do dreno sai conforme a umidade interna. Ou seja, em determinados casos não é obrigatória a saída de água. Ou então a água pode demorar para sair.
      Se o aparelho nao funcionar normalmente, chame novamente o técnico que instalou.
      Obrigado.

  24. tenho um ar cond.midea tango portatil e gostaria de saber se tem como instalar uma mangueira nas 2 saidas de dreno e deixar fixo ,tendo em vista que esse modelo armazena agua em um reservatorio para ser escoado apos o uso.

    • Oi Kleber. Não temos informações referente a este tipo de adaptação. Você pode tentar, mas isto poderá comprometer a eficiência do aparelho.
      Obrigado pelo contato.

  25. Boa tarde,

    As conexões dos tubos de cobre na condensadora são sempre para o mesmo lado? Existem opções de condensadora onde posso realizar as conexões de um lado ou de outro?

    Obrigado,
    Marcelo

  26. meu slipt fica ligado por 30 mim e começa a gotejar.
    ele tem um desnível próximo a saída e gostaria de tirar algumas duvidas.
    1º conforme a ilustração mostra que não deve ter o desnível próximo a saída isso se limita a saída ou não deve ter nenhum tipo de desnível? se eu prolongar a saida resolve?
    2º o dreno não tem o principio dos vasos comunicantes?

    • Oi Lucas. Não deve haver nenhum tipo de desnível, independente do ponto do dreno.
      E não temo conhecimento se o dreno possui o princípio dos vasos comunicantes.
      Além disso, recomendo limpar os filtros. Quando muito sujos eles também podem ocasionar em pinga pinga.
      Obrigado pelo contato.

    • Oi Leno. Acredito que não haja restrições quanto à isso. Mas lembre-se que este equipamento não foi criado com esta funcionalidade.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá Hernandes. Em média, cada aparelho split de 12 mil BTU gera 300ml d’água por hora. Logo, se o ar condicionado ficar ligado das 7h às 19h irá gerar 3,6 litros. Aqui mais informações sobre reutilização da água do AC.
      Obrigado pelo contato.

  27. Boa noite , tenho um sharp af-s100nx e ele ta agua para dentro e faz um barulho de agua batendo quando funciona, Ele não joga agua para fora , agora não sei se ele é a seco ou que esta acontecendo pode me ajudar

  28. oi, gostaria muito da sua ajuda. comprei um ar-condicionado SPRINGER DUO 10000 btus, ele está saindo um ar frio na parte traseira. Gostaria de saber isso é normal? ou deveria sair um ar quente? e o que eu posso fazer para corrigir isso? desde já agradeço!!

    • Olá Carolina.

      Geralmente se o ar está no quente, por exemplo, ele tira o ar frio do ambiente e coloca para fora. Ocorre o mesmo ao contrário, quando ele está gelando o ambiente, libera ar quente para fora. Se ele está cumprindo seu papel principal dentro da peça, não precisa ficar preocupada.

      Agradecemos seu contato.

  29. Estou enfrentando um problema de gotejamento acho que esta acumulando água na unidade interna !Mais vi que e facil de resolver !Pois Foi uma falha muito grande de um amigo que trabalha com instalação de split !Mais o pior que tenho que esperar até segunda !Pra resolver meu problema !Mais vou mostrar pra ele que não sou tão inesperiente !Pois vi seu desenho !E vou mostrar que ele esteva errado !
    Meu muito obrigado !

  30. Não sou técnico. Adquiri de segunda mão, um Ambient portátil 9000 Btus q tbm pinga mais q um bebê. Abri ele e vi q há dois drenos. O pequeno (+alto) é alimentado por uma bomba d’água (semelhante às de aquário), e esta, é comandada por uma bóia. Ou seja, tampando o dreno grande, o recipiente interno enche e aciona a bomba. O problema é que a medida da rosca do dreno maior ñ é c/ padrão Brasileiro. Fica entre 3/4″ e 1/2″. Resolvi provisoriamente c/ uma tampa de perfume e bastante fita vedarosca. Penso só que, por ser um sistema elétrico, e portanto, vulnerável. Seja conveniente usar o dreno normal,suspendendo um pouco o aparelho e adaptando uma mangueira ou cano. Espero que os problemas parem por aqui.

  31. O aparelho de ar condicionado de parede está com inclinação para fora. Água condensada pinga pelo lado externo, como esperado . Além disso, como moro em casa, não me preocupo com esta questão. O problema é que mesmo assim, aparece uma condensação na parte interna, provocando um gotejamento para dentro da casa. Qual pode ser a causa? O que pode ser feito para sanar o problema?

  32. Bom dia.

    Gostaria de opinião se é possível instalar duas maquinas tipo Split com o mesmo dreno ou cada maquina têm que usar um dreno em especifico?
    Caso eu venha a optar para utilizar um dreno para duas maquinas, quais os riscos que eu possa correr?
    Att,
    Benicio.

    • Olá Benício,
      Se o seu desejo é instalar duas máquinas, recomendo que você utilize um aparelho bi split. Você já conhece? Esse sistema poderá ter duas ou mais evaporadoras utilizando apenas uma condensadora. Acredito que possa ser a sua solução.
      Para entender um pouco maios sobre esses aparelhos, leia o post que falamos sobre o multi split.

  33. Olá bom dia, comprei um ar split de 12mil, aquele que tem a parte do compressor redondo e a minha intensão é instalar em cima da laje abaixo do telhado. A altura entre a laje e o telhado é de 1,20m a ventilação vem pelas frechas das telhas que é colonial e não é tão quente devido o material da telha. A distancia entre o evaporador e o compressor é de 3,50m. Tem algum problema ser instalado neste local e com esta distância?

    • Olá Nelson
      Quanto a sua distância oferecida, não haverá problema algum. Quem irá fazer a instalação será o seu técnico. O que pode ocorrer é em relação a distribuição do gás. Porém converse com o profissional que irá fazer o procedimento. Se precisar de uma indicação, procure no Banco Nacional de Instaladores.
      Também cuide para que o local que ficar o aparelho não seja uma área muito abafada. Para o bom funcionamento do seu ar-condicionado é necessária a circulação constante do ar.

  34. Tenho um Consul de janela de 10000 btus q gotejava bastante pelo dreno praticamente enchendo o reservatório q deixo do lado de fora da janela, entretanto de uma semana pra cá, ele diminuiu mto o gotejamento, saindo mta pouca água. O aparelho continua gelando bem, só q estou preocupado com essa diminuição repentina, acho que o dreno que é mto flexível e está meio q dobrado na saída da água do ar condicionado. O que fazer?

    • Olá Bruno.
      Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
      Agradecemos o seu contato.

      • Boa noite,eu comprei um ar 1000btus da gree a 1 ano, de 2 meses pra ca te saido um cheiro ruim saindo do motor pra fora, o que pode ser?

        • Olá Maria Aparecida. pode ser que seu aparelho esteja com os filtro sujos ou então o dreno foi direcionado a um ponto de esgoto.
          Sugerimos limpar os filtros. Aqui neste post nós ensinamos a limpar os filtros em casa.
          Caso o problema persista, chame um profissional do setor, acessando o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade.
          Obrigado pelo contato.

    • Ele possui um reservatorio interno e só deve começar a sair pelo dreno quando chegar perto da capacidade.
      Lembre-se que a mangueira do dreno deve estar inclinada para baixo do nivel de saida

    • Olá Eliane. O seu modelo é janela ou split? Ambos os modelos expulsam água, entretanto o volume de água varia. tem dias que são gotas espaçadas e outro contínuas a ponto de formarem um fio d’água. Tudo depende da umidade do ambiente.
      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

    • Gostaria de instalar um ar condicionado split em meu quarto porém não temos como colocar a mangueira da saída da água. Como fazer para drenar esta água sem que comprometa a estática do ambiente? Existe algum aparelho próprio para estes casos?

      • Oi Cássia. A sua restrição é apenas estética? Existem outros empecilhos? Sugiro que chame um técnico para verificar seu ambiente. Sempre que necessário, eles fazer adaptações em casos especiais. Dependendo do caso uma sanca de gesso.
        Obrigado pelo contato e qualquer dúvida estamos à disposição.
        Att,

        • Comprei ha pouco tempo um Springer Duo, que inicialmente expelia agua externamente, mas não no lado do dreno. Observo que agora ele não expele mais agua. Ele gela bem e em alguns momentos faz um barulhinho quando arma e percebo também barulho de agua internamente . Isso é normal?

          • Tenho um Ar Condicionado de Janela Springer Janela Duo 10.000 BTUs
            Sendo que quando usava o dreno seco… ele acumulava agua dentro… e toda vez que eu ligava saia um jato de agua forte para fora do ar condicionado… molhando a casa do vizinhho
            Abri a borrachinha para usar o dreno… botei um negocinho que veio no ar condicionado, porem a mangueira que comprei não entrar… o que posso fazer em relação ao dreno seco… é normal toda vez q tem agua acumulada dentro dele sair esse jato de agua pra fora?