Dicas na hora de contratar um técnico em ar-condicionadoEm todos os segmentos existem profissionais que prejudicam a imagem da classe praticando ações antiéticas, e isto não seria diferente no setor de climatização. As práticas dos vigaristas brasileiros não chegam a ser tão extremas como o fato ocorrido no Reino Unido. No Brasil, os profissionais que não são éticos cometem outros tipos de delitos que também causam transtornos e custos para o cliente.

Entre as reclamações mais comuns de usuários, estão itens como:

Invenção de problemas que não existem para se ganhar dinheiro em cima – geralmente sugerindo a troca do compressor, principal peça do equipamento.
Superfaturamento de serviços – Em determinados casos, o técnico se aproveita da boa fé do cliente a cobra altos valores pelo serviço.
Gambiarras – profissionais que não prezam a qualidade do serviço realizam diversas instalações visando a quantidade de atendimentos. Eles fazem instalações sem o procedimento de vácuo, o que diminui o rendimento e tempo de vida do aparelho. Também não cuidam o direcionamento do dreno, fator que varia conforme cada instalação, exigindo análise para que não haja o pinga-pinga na evaporadora do cliente.

..

Receba agora: 10 dicas fundamentais para comprar seu ar-condicionado.

 

Economize de verdade na hora de comprar ar-condicionado utilizando nosso comparador de preços.

Nada justifica uma conduta antiética, por isso, para evitar este tipo de “profissional técnico” aqui vão algumas dicas para serem usadas na hora de contratar um serviço de manutenção e instalação:

8 dicas para evitar profissionais antiéticos

• Se fores instalar com um profissional não autorizado da marca do seu aparelho, peça garantia do serviço com emissão da nota de serviço. Assim você terá respaldo sobre o procedimento prestado.
• Dê preferência para profissionais que possuam referências.
• Desconfie se o preço da instalação estiver muito abaixo do mercado. Faça uma sondagem para saber a média de sua cidade.
• Mas ao mesmo tempo, tenha em mente que não existem valores tabelados no setor. A faixa de instalação de um split de 12 mil BTU fica em torno de R$450 reais. Itens que alteram o valor do serviço são: dificuldade do local de instalação, tipo de equipamento, distância entre as unidades, etc.
• Na hora do orçamento, tire todas as dúvidas sobre condições, valores e garantias, evitando contratempos.
• Se a instalação for em locais altos, certifique-se de que a empresa contratada tem equipamento de proteção especial para isso.
• Lembre-se que entre os profissionais sérios é possível instalar somente de dois a três aparelhos por dia. Mais do que isto o trabalho não terá a qualidade exigida. Ar condicionado é um equipamento complexo.
• Agenda cheia é sinônimo de bastante trabalho. Em épocas de temporada, o tempo de espera pode levar até duas semanas. Então programe-se para contratar técnicos de qualidade.

Encontre instaladores e tecnicos na maior lista de profissionais do Brasil

Dicas na hora de contratar um técnico em ar-condicionado

Participação dos leitores usuários e técnicos

E você, já passou por alguma situação semelhante? Envie um comentário nos contando como foi o caso. Assim podemos trocar experiências para resolver o caso ou prevenir possíveis problemas.

Profissionais técnicos também podem ajudar, enviando comentários sobre outros problemas criados por quem não tem conduta ética no trabalho. Participem.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.