[ x ] Fechar

Como usar a função Desumidificar do seu ar-condicionado

  • 03 de julho de 2015
  • 34 Comentários

Sabendo que a umidade do ar pode afetar nosso organismo e influenciar no conforto térmico, muitas companhias fabricam aparelhos de ar condicionado com a função “desumidificador”, proporcionando essa opção dentro do próprio equipamento e isentando o usuário de ter que adquirir um dispositivo exclusivo para desumidificar o ar.

Se você está interessado apenas em saber como utilizar a função Desumidificar, role a tela até o final do post e veja o vídeo.

Por que utilizar
Como o próprio nome diz, essa função é utilizada especificamente para reduzir a umidade do ambiente, sendo assim útil para regiões úmidas, onde é preciso manter a umidade baixa e ter um controle maior. Por fazer esse serviço, a desumidificação acaba evitando assim a corrosão, ferrugem e paredes úmidas; conservando quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos de som e fotográficos, móveis e uma infinidade de objetos ao protegê-los contra a umidade causadora de mofo.

Funcionamento
Apesar de fazer esse controle intenso da umidade, é importante salientar que durante esse processo a temperatura é ajustada de acordo com a necessidade do ambiente. O foco encontra-se unicamente na desumidificação, mas caso o usuário queira trocar a temperatura separadamente, essa ação é possível, sem interferir na função de desumidificar.

O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d’água em quantidade variável de acordo com a temperatura. Desse modo, a retirada de umidade do ar pelo aparelho acontece à medida em que ele condensa água nas placas de resfriamento.

Falando mais detalhadamente, o vapor d’água entra em contato com a superfície fria da serpentina no interior do aparelho, com um ventilador conduzindo o ar úmido através dessa superfície fria e transformando o vapor em gotas de água que são recolhidas em seguida em um recipiente instalado na parte traseira do ar-condicionado.

O ciclo se reinicia sempre que a umidade se altera, visto que o desumidificador é constituído por um umidostato que conforme a programação liga e desliga automaticamente.

Como utilizar
Em todos os aparelhos, independente da marca, a função é ajustada diretamente pelo controle remoto. A operação pode ser selecionada facilmente pelo botão referente ao “Modo” do aparelho, que entre as opções oferece outros modos como resfriamento, aquecimento e ventilação. Basta apertar esse botão até que a opção “Desumidificador” apareça. Essa função é representada por um símbolo que pode variar entre as marcas, mas geralmente é ilustrada com uma gota. Depois disso o aparelho se encarrega de todo processo sozinho, desumidificando o ar sem precisar alterar mais nada, apenas a temperatura se for necessário como falamos anteriormente.

Abaixo, separamos imagens com os símbolos de algumas marcas para facilitar sua identificação na hora de colocar em prática a desumidificação:

Atenção! Para os controles que mostram as informações em inglês, a função desumidificação é representada pela palavra DRY.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

34 Ideias sobre "Como usar a função Desumidificar do seu ar-condicionado"

  • Depois de muito ler ainda não entendi. Se existe a função desumidificação, o controle remoto deveria poder programar a umidade relativa desejada e isso nenhum faz. Todo o desumidificador que se preze possui esta função.

  • Quando uso a função desumidificar a tarde e depois uso aquecimento a noite, parece que o ar quente sai úmido e com cheiro. Mandei limpar há apenas 30 dias. É normal sair esse cheiro? ou a água estaria ficando acumulada no aparelho e voltando para o ambiente?

  • Bom dia,

    Tenho um ar condicionado portátil midea, que tem a função desumidificador.

    Eu fiquei com dúvida em relação ao seu funcionamento, porque quando aciono essa função, ele liga o compressor. Fiquei achando que o consumo de energia seria muito alto.

    Como você mencionou no texto, realmente não tem como fazer controle de temperatura nesse modo, nem mesmo ventilação (neste aparelho).

    Pode me confirmar se essa função desumidificador consome igual no modo resfriar?

    Obrigado,

  • Gostaria de saber se o modo desumidificar do ar condicionado split funciona bem mesmo no inverno do Sul (em temperaturas de 5 a 15 graus, por exemplo). Essa função realmente substitui um aparelho específico de desumidificação? Como usar? Pode deixar ligado direto? Qual o consumo de energia (marca Electrolux)?

    • Olá Bianca,

      de acordo com as fabricantes funciona sim. O consumo de energia, quando ligado apenas no modo desumidificar, é menor do que no modo aquecer ou resfriar.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho um ar condicionado desses de rodinhas e tem no MODO a função com gotinhas, não tenho o controle nem o manual, eu coloco na função dentro de uma estufa de 3m2, aparentemente tem três volumes de intensidade como na função resfriamento ou ventilação, mas não consigo aumentar… ele ventila nessa função, as vezes joga o ar para fora da estufa, mas a umidade não baixa. Não encontrei compartimento de ele reserve agua. Podem me ajudar antes que eu compre um desumidificador

    • Olá Marcelo,

      assim sem saber qual é o modelo do aparelho e a distância é difícil de ajudar. Mas conforme explicamos acima, a função desumidificar de todos os aparelhos funcionam da mesma forma. Porém, se o seu não está correspondendo à função aconselhamos que chame um técnico para verificar. Se precisar de indicação acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

      • Primeiramente, grato pelo rápido retorno. Ok, vamos lá…achei o manual do ar cond DeLonghi – pinguino – an 120, 110v, o resfriamento esta funcionando muito bem assim como a ventilação. tubos de exaustão bem instalado e jogando ar pra fora ( embora ele ligue para jogar esse ar pra fora de “tempo em tempo”, porem a “ventilação” fique ligado lá dentro direto, o que não gosto muito porque nesse frio me complica um pouco, mas se aomenos ele tirasse a umidade, enfim ), compartimento de agua limpo e esvaziado. Esta ligado numa estufa de 2,4 m por 1,2m desde as 5h da manha de hoje ( novamente pq eu havia desistido de usa-lo ) e umidade agora 9h45 em 89% !!!!!!! Sinceramente não sei mais o que faço, pq esta tudo funcionando e ao contrario do que reclamam desse tipo de aparelho, qdo preciso da função ar condicionado, talvez ate pela dimensao da estufa, ele funciona bem até demais, ou seja, sinal que as placas estão ok e pelo que li são essas placas que ajudam na função de desumidificador. Por questão de espaço, ele esta num canto e não no centro, porem com saídas e entradas desobstruídas. O vento que sai la dentro me parece um pouco frio, mesmo na função desumidificador, coloquei na função ar condicionado em temperatura de 30 C, embora acho que isso não influencia em nada e pelo que li no manual, só da pra aumentar a ventilação quando o clima esta quente e aqui esta 15 C temp ambiente e umidade do ar em 80%, mas o ar que sai é morno. Pode me ajudar ?

        • Olá Marcelo,

          o ar-condicionado é para o conforto térmico humano. A função desumidificar do ar-condicionado funciona bem em ambientes residenciais, para ser usado, por exemplo, em um quarto úmido. Ambientes muito úmidos, como o que você descreveu, talvez precise de um equipamento específico. Existem desumidificadores muito potentes, e talvez seja de um desses que você precise.

          Obrigado pelo contato.

  • tenho um AC portatil tango da midea e gostaria de saber se no modo desumidificar gasta menos energia que no modo resfriar, lembrando que no desumidificar o compressor fica a todo tempo ligado sem desarmar se a resposta for sim gostaria de uma breve explicaçao.

    • Olá, Paulo.

      No modo desumidificar o aparelho gasta menos energia, sim. Isso porque, apesar de o compressor ficar ligado o tempo todo, ele precisa trabalhar menos, e por esse motivo consome menos energia.

      Agradecemos pelo contato.

  • olá boa tarde?
    no ar condicionado portatil da marca comfee,gostaria de saber se na função desumidificar é necessário manter a mangueira que solta agua nessa função ?
    sim ou não ?

    • Olá Leonardo.

      Essa água gerada pela desumidificação precisa ser liberada. Se ela consegue sair igual, mesmo sem essa mangueira, não terá problemas.

      Obrigado pelo contato.