[ x ] Fechar

Como ganhar mais dinheiro instalando e consertando ar-condicionado

  • 14 de setembro de 2017
  • 5 Comentários

Muitos empreendedores do setor climatização e refrigeração abrem seus negócios possuindo apenas conhecimentos técnicos, sem ter uma base de como administrar sua própria empresa. Por esse motivo, acabam trabalhando demais e ganhando pouco dinheiro.
O fato é que a tendência do atual momento em que o Brasil está, mais e mais pessoas acabam abrindo mão da carteira assinada (por vontade própria ou por falta de oportunidades no mercado), tornando a concorrência cada vez maior. E só poderá se diferenciar quem estiver disposto a aprender. Aprender sobre o seu negócio, aprender a analisar informações do mercado, a encontrar parceiros, a reduzir seus custos e a inovar.
Neste post daremos algumas dicas de como lucrar mais com o seu negócio.

Reduza os custos

Toda empresa tem seus custos fixos, mas sempre é possível reduzi-los. Por exemplo, trocando os equipamentos por outros com menor consumo de energia; mudando o plano de telefone e internet por outro mais barato; trocando o veículo de trabalho por um mais econômico. Claro que esses são apenas exemplos, cada empresa deve cortar aqueles que forem viáveis.

Nunca misture o seu dinheiro com o dinheiro da empresa

Essa dica vale para qualquer empresa, de qualquer ramo de negócio. Não use o seu dinheiro para pagar as contas da empresa e não use o dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais. Analise quanto você pode tirar de “salário” por mês, escolha o dia que você deseja “receber” e use isso como uma regra. Assim você saberá direitinho para onde está indo o dinheiro. Um contador pode ser a melhor opção para quem não consegue controlar essa parte.

Entenda que o seu serviço é um produto

Ofereça sempre um serviço de qualidade e faça dele um produto. Se você é técnico de ar-condicionado, por exemplo, experimente fazer um pacote de serviços, incluindo instalação, limpeza e manutenção preventiva. Isso pode fazer com que o seu cliente tenha mais confiança em indica-lo. O boca-a-boca é um tipo de marketing que sempre da certo.

Valorize seu trabalho

Se você é um bom profissional, sabe que aumentar o preço do serviço realizado faz parte das circunstâncias de qualquer empresa. Pesquise o mercado, descubra a média de preços praticada pelos seus concorrentes. Não adianta cobrar mais barato para ter “mais serviço”, valorize a sua mão-de-obra e o seu conhecimento. E lembre-se do ditado, “amigos, amigos, negócios à parte”, não trabalhe de graça.

Faça parcerias

Crescer sozinho é difícil. Converse com outros profissionais que podem vir a se tornar parceiros, complementando o seu serviço. No setor de ar-condicionado, é possível fazer parcerias com lojas, eletricistas, empresas de construção civil, entre outros.

Divulgue a sua empresa

Aqui no blog temos diversos posts feitos especialmente para ajudar na divulgação da sua empresa, como: adesivar seu veículo, utilizar as redes sociais, criar um site, entre outros.

Veja a categoria “Carreira e Negócios”, onde damos diversas dicas para os profissionais da área.

Mantenha-se informado e atualizado

O mais importante em um setor que está sempre mudando tecnologicamente é manter-se informado. Estudar é a base de tudo, aprender a trabalhar com todos os tipos de equipamentos de climatização e refrigeração não é fácil, mas quem quer ter sucesso e ganhar mais dinheiro nessa área, precisa estar sempre se atualizando.

Encontre cursos e eventos próximos de você.

Viu como nem sempre é preciso ter mais clientes para ganhar mais dinheiro?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Ideias sobre "Como ganhar mais dinheiro instalando e consertando ar-condicionado"