O mercado de trabalho no setor de refrigeração tem crescido muito no Brasil. Há demanda de trabalho em frigoríficos, supermercados e diversos outros tipos de estabelecimentos que necessitam do frio para se manterem “vivos”. E assim como cresce a demanda de mão de obra, cresce também a concorrência para ela. Porém, somente aqueles profissionais que se qualificam conseguem chegar às grandes empresas.

Leia mais: Mercado de climatização cresce, mas falta mão de obra qualificada

Temos aqui no país muitas instituições de ensino que qualificam profissionais refrigeristas, mas sempre recebemos mensagens de leitores à procura de mais. Muitos procuram por escolas no exterior por conta da tecnologia mais avançada que outros países já oferecem.

Leia também:

Engenharia de Climatização: O que estuda e Onde cursar

Lista: 22 livros sobre ar condicionado, refrigeração e climatização

Conheça algumas instituições de ensino que oferecem cursos de refrigeração e climatização no exterior:

Flemin College e Centennial College

As escolas Fleming College e Centennial College, localizadas em Peterborough e em Toronto, no Canadá, possuem cursos vocacionais e profissionalizantes na área de Calefação, Refrigeração e Ar Condicionado. Eles têm duração curta, de um ano e meio a dois anos. São cursos com diploma que preparam profissionais para realizarem suporte técnico, manutenção e instalação.

Conheça os cursos oferecidos pelas escolas:

Heating, Refrigeration and Air Conditioning (Fleming College)

Heating, Refrigeration and Air Conditioning Technician (Centennial College)

Refrigeration & Air Conditioning Systems Mechanic (Centennial College)

Refrigeration and Air Conditioning Mechanic – Heating, Refrigeration and Air Conditioning Technician (Centennial College)

Arkansas Tech University

A Arkansas Tech University, localizada na cidade de Russellville, em Arkansas, nos Estados Unidos, oferece o curso Ciência Aplicada em Tecnologia Geral – Ar Condicionado e Refrigeração, que prepara os alunos para vendas, instalação, manutenção, serviços e operação de equipamentos para ambientes residenciais, comerciais e industriais. É um curso de dois anos de duração.

Conheça mais detalhes sobre o curso:

Air Conditioning and Refrigeration (Arkansas Tech University)

TAFE Western

A TAFE Western, na Austrália, conta com um curso de Engenharia Avançado em Refrigeração e Ar Condicionado. Trata-se de um curso amplamente prático, que oferece conhecimentos e as habilidades avançadas em tecnologias provenientes dos sistemas de climatização e refrigeração.

Conheça mais detalhes sobre o curso:

Electrotechnology, Engineering & Manufacturing (Refrigeration)

Martin Community College

A Martin Community College é uma faculdade localizada em Williamston, na Carolina do Norte. A instituição oferece graduação em ar condicionado, sistemas de tecnologia automotiva, biotecnologia, tecnologia de refrigeração comercial, entre outros cursos.

Conheça o principal curso voltado para o setor na Martin College:

A.A.S. Degree in Air Conditioning, Heating, and Refrigeration Technology

Conhece outras escolas no exterior ou tem alguma experiência que gostaria de compartilhar? Use o espaço abaixo para comentar.

Redação do Portal WebArCondicionado.