[ x ] Fechar

Como criar um site para sua empresa de climatização

  • 17 de agosto de 2017
  • 2 Comentários

É natural que atualmente muitas pessoas pesquisem na internet sobre empresas de climatização para contratar. É legal você anunciar e também possuir uma página no Facebook ou outras redes sociais, mas em um site próprio da sua empresa de climatização você consegue descrever melhor seu trabalho e atividades, além de passar uma credibilidade a mais aos seus possíveis clientes.

Porém, existem diversos caminhos a percorrer entre o desejo de possuir um site próprio e a divulgação dele depois de pronto. Os passos situados dentro desse processo podem ser muito variados, desde você mesmo construir, criar através de ferramentas gratuitas ou contratar alguém para realizar esse trabalho mais complexo.

Separamos abaixo um passo-a-passo básicos que você percorrerá lindando com escolhas e definindo qual a imagem sua empresa de climatização deseja passar aos possíveis clientes.

1 – O endereço do meu site de climatização

Logo de cara você já tem uma questão fundamental a escolher, trata-se do domínio do seu site. É aquele endereço que será digitado (ou clicado) para chegar até o seu site, o famoso www.seuendereco.com.br, por exemplo.

Dica na hora de escolher seu domínio: no site do Registro.br é possível consultar os endereços que estão disponíveis e você pode adquirir. Tente um endereço fácil, com o nome da sua empresa e ramo de atividade só, por exemplo: arcleanclimatizacao.com.br, tecnoarcondicionado.com.br, superarinstalacoes.com.br, etc… Aproveitamos para lembrar que nos endereços não vão acentos e nem cedilha.

O Registro.Br tem um vídeo explicativo bem lúdico sobre o que é Domínio, veja aqui:

Existem plataformas gratuitas “como alternativas”, mas para te ceder esse espaço grátis, elas colocam o nome delas no seu endereço, por exemplo: seuendereco.wix.com, seuendereco.blogspot.com, seuendereco.wordpress.com. Essa aparência de endereço não parece tão profissional, correto? O lado bom dessas empresas é serem ao máximo fáceis de criar sites, com poucos cliques seu site está pronto e no ar. Porém, depende do seu objetivo. Aposto que você nunca viu o endereço de uma grande empresa utilizando esses artifícios. Pois é, também não recomendamos.

Após citar a forma fácil, vamos explicar a forma adequada: É muito mais vantajoso que você compre um domínio (endereço) próprio e para isso existem duas formas: comprar direto no site Registro.br ou através de um site de hospedagem (vamos explicar logo mais), como HostGator, LocaWeb, entre muitos outros. A compra direta no Registro.br é bem barata, atualmente custa R$40,00 por ano. Diversas empresas de hospedagem dão a primeira anuidade do registro grátis se você contratar os serviços delas, explicações que daremos no item 2.

2 – Onde hospedar meu site de climatização?

Não se assuste com esse termo, o sentido da palavra hospedar na web é exatamente o mesmo que usamos no dia a dia, porém é hospedar seu conteúdo online. Hospedagem é onde seu site ficará, é o local que armazenará as informações contidas no seu site. É a hospedagem, junto do seu registro, que mantem ele ativo online.

A hospedagem é um pouco mais cara que o registro, mas nada que não valha a pena. Hospedagens anuais custam em torno de R$190,00, contendo criação de e-mails personalizados e painel de ajuda para criação do seu site. Vale a pena uma boa pesquisa sobre empresas de hospedagem, serviços que oferecem, qualidade, entre outros, afinal, ela é fundamental.

3 – Conteúdo do meu site de climatização

Bom, agora que você já conhece o ponto de partida para ter um site de climatização. Existe uma decisão que deve ser tomada antes da criação de fato que é a organização do seu site. O que terá nele? Isso deve ser pensado pouco antes da criação e montagem, afinal, quais informações terão nele se não pensamos nisso antes?

Além de informações básicas como “Quem somos”,  “Serviços”, “Contato”, entre outros que possam ser interessantes para o seu tipo de negócio, é importante definir se o site contará com um espaço de publicações, que pode ser através de um blog, por exemplo.

Criar o site com informações básicas e deixa-lo no ar para que as pessoas encontre sua empresa, tire dúvidas básicas e tenha seus contatos é o primeiro passo, mas trazer atualizações, textos sobre o setor ou novidades é um iniciativa legal e que costuma dar certo. Mostra que você está se movimentando, criando novidades e não está parado. É apenas uma dica, vai do tempo de cada um, objetivos de cada um, da aptidão por gerar conteúdo de cada um. Planeje também essa parte!

4 – Hora de criar meu site de climatização

Enfim, chegou a hora de colocar a mão na massa. Esse é o momento em que você deve fazer novas escolhas dentre algumas opções e decidir qual pode fazer mais sentido diante do seu objetivo.

Criar a partir do zero com um código html? CSS? PhP? Calme, calme, não se desespere! Embora seja interessante possuir um conhecimento básico, pelo menos em html, não é obrigatório.

Existem algumas outras opções que também podem deixar seu site legal, como os sistemas que contam com templates (layout) prontos para serem utilizados por sites, podendo editar de forma fácil as cores, incluir ou excluir itens, páginas, menus, fotos, entre outros. Os dois mais famosos são os sistemas Joomla e, principalmente, WordPress, que por sinal é utilizado aqui no blog no portal WebArCondicionado.

Caso você não se ambiente com esses formatos, ainda existem os criadores de sites automáticos que geralmente contem no plano de hospedagem. Fornecidos pelas próprias empresas que hospedam os sites, o objetivo é dar uma forcinha nessa parte que entende-se realmente ser a mais complexa do processo.

Se nenhuma das alternativas acima possa ser adaptada a sua realidade de conhecimento sobre o assunto e também ao seu tempo, então a última opção é contratar alguém para fazer o site da sua empresa de climatização. O valor vai depender do que você deseja que tenha em seu site, mas, a princípio, não é algo que tenha um preço elevado. Você pode realizar uma pesquisa na web antes sobre empresas que prestam esse serviço e a dica é olhar alguns exemplos de sites já criados por ela para avaliar a qualidade do trabalho.

5 – Como divulgar meu site de climatização?

Com tudo pronto e no ar, chegou a hora de divulgar. O carro da sua empresa de climatização é adesivado? Então o endereço dos eu site deve estar estampado lá. Sua empresa tem uma página no Facebook? Então lá deve dizer o endereço do seu site, assim como nos cartões de visita, recibos e papéis de orçamentos da sua empresa de climatização. No uniforme, caso utilize um personalizado, também deve estar nas assinaturas de e-mails da sua empresa e em todos os materiais que você utiliza referente a ela.

Essa vinculação em todos os materiais é essencial, afinal, o seu site é o local onde consta o maior número de informações sobre sua empresa, serviços prestados e formas de contatos.

O grande papel do site é ser intermediador de negócios, que aproxime o cliente interessado nas atividades desempenhadas por você até a contratação dos seus serviços.

Caso sua empresa ainda não tenha um site, está na hora de criar um. Sua empresa já tem? Conte para nós, deu muito trabalho para fazer? Saiu caro?

O WebAr possui diversos outros conteúdos visando contribuir com a carreira do profissional. Acesse aqui nossa categoria: Carreira e Negócios e deixe seus comentários abaixo. Até a próxima!!!

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Como criar um site para sua empresa de climatização"