[ x ] Fechar

Aquecimento global pode dificultar a reprodução humana

  • 10 de novembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Aquecimento global pode dificultar a reprodução humanaEstudos mostraram que a exposição do homem a temperaturas elevadas pode comprometer sua fertilidade. Isso quer dizer que, além dos efeitos nocivos a natureza, aos animais e aos seres humanos, o aquecimento global, com um aumento de 1ºC na temperatura média da Terra, pode diminuir e até mesmo acabar com a produção de espermatozoides.

“Não é à toa que os testículos se encontram fora do corpo, num ambiente normalmente quatro graus abaixo da temperatura média de 36,5°C. Os testículos são bastante afetados pelos extremos de temperatura. Por isso, contam com a atuação de um músculo chamado ‘cremaster’, que os suspende e os aproxima do corpo para aquecê-los diante de baixas temperaturas, e os afasta para resfriá-los”, explicou o diretor científico do Fertility Medical Group, Edson Borges Junior.

De acordo com o especialista, a produção de espermatozoides diminui 40% a cada grau a mais na temperatura dos testículos. “Os espermatozoides são células diferentes das outras células encontradas no corpo humano. Normalmente, o homem ejacula mais de 60 milhões de espermatozoides por vez. Mas, devido ao aquecimento global, esse número pode cair pela metade ou menos ainda”.

Fertilização e gestação

Aquecimento global pode dificultar a reprodução humanaPorém, como nos tratamentos de fertilização assistida, as chances de gestação são maiores, muitos cientistas já pensam na possibilidade de futuramente a fertilização in vitro se tornar um serviço de saúde básico.

Ainda segundo Edson, são necessários em média, mais de dois meses para a contagem de espermatozoides voltar ao normal, após uma superexposição do homem ao calor excessivo. E se o objetivo for ter filhos, outras fontes de calor também precisam ser evitadas, como saunas, banheiras escaldantes, dirigir muitas horas um carro sem ar-condicionado ou usar notebook no colo por muito tempo. Além disso, quem trabalha em locais muito quentes, precisa fazer várias pausas durante o dia em ambiente fresco e não usar roupas grossas e apertadas.

Talvez em um futuro próximo, a solução seja mesmo essas roupas climatizadas. Veja:

Calça com ar condicionado

Roupa térmica auxilia atletas a manter temperatura ideal para o corpo

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *