[ x ] Fechar

Tecido inteligente é capaz de manter a temperatura do corpo agradável

  • 08 de julho de 2015
  • Nenhum Comentário

Tecido inteligente é capaz de manter a temperatura do corpo agradávelUm grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveu um tecido inteligente que mantém a temperatura do corpo agradável. Uma camiseta feita com esse tecido pode aquecer o corpo em dias frios e refrescar em dias quentes.

Para o professor Joseph Wang, responsável pelo projeto, o tecido não foi idealizado apenas para trazer conforto individual, mas também para reduzir o consumo de energia com uso de ar-condicionado e aquecedores. “Nos casos em que há apenas uma ou duas pessoas em uma grande sala, não justifica o custo de aquecer ou resfriar a sala inteira”, explicou ele.

O projeto ganhou o nome de ATTACH (Adaptative Textiles Technology with Active Cooling and Heating), que em português significa “Tecnologia Têxtil adaptativa com resfriamento ativo e Aquecimento”. Para a demonstração do tecido, eles fizeram uma camiseta que assegura a temperatura do corpo média em 34ºC, o que é confortável para uma pessoa que vive na Califórnia.

Como funciona
O “tecido inteligente” se adapta à temperatura externa mudando a sua espessura de acordo com o clima, através da inserção de polímeros especiais entre as fibras. Se o ambiente está muito quente, ele se contrai, ficando mais fino, e se o ambiente está frio, ele se expande. “Independentemente se a temperatura aumenta ou diminui em volta, o usuário ainda sente a mesma temperatura sem ter que ajustar o termostato,” defende o professor Wang.

A amostra possui um aquecedor ativo, capaz de fornecer calor adicional ao usuário em dias mais frios, através da inserção de eletrodos implantados no peito. E a equipe está estudando para criar um resfriador termoelétrico de estado sólido, para diminuir ainda mais o calor nos dias mais quentes.

Leia também:
Camisa que ajusta a temperatura corporal
Calça com ar condicionado
Roupa térmica auxilia atletas a manter temperatura ideal para o corpo
Você sabe quais são os tecidos mais adequados ao verão e ao inverno?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *