[ x ] Fechar

Afinal, posso ou não posso usar transformador no ar-condicionado?

  • 12 de maio de 2015
  • 86 Comentários

“Adquiri um ar-condicionado com a voltagem de 220v mas minha residência comporta 110v. E agora, posso ou não usar um transformador no meu aparelho?”

Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar ar-condicionado de 110v, principalmente os modelos Split (existem apenas Window Split com 110v), que são os mais procurados no mercado. E isso acontece mesmo o Brasil possuindo redes com as duas voltagens. Quer saber o porquê?

..

Receba agora: 10 dicas fundamentais para comprar seu ar-condicionado.

 

Diferentes opiniões
A principal razão é, como já esperamos, econômica: fabricar somente uma voltagem é mais barato. Desse modo, para quem adquire um aparelho de 220v mas sua casa comporta 110v, torna-se necessário instalar um transformador para poder utilizar o aparelho.

No entanto, a pergunta que intitula o texto tem sido muito repercutida entre os consumidores e já recebemos inúmeros comentários levantando esse questionamento. Além disso, a eterna discussão divide opiniões até mesmo entre quem entende do assunto.

Tudo porque, apesar de o uso do transformador seja o único meio para adaptar a utilização do ar-condicionado nesses casos, alguns profissionais defendem que isso não é uma boa prática. Eles alertam que o transformador oferece riscos como prejudicar o aparelho, diminuir sua vida útil e até mesmo estragar o ar-condicionado. Isso porque o transformador tem uma vida útil bem menor que um condicionador de ar, podendo assim comprometer o funcionamento eletrônico do aparelho.

Economize de verdade utilizando o comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Outros fatores
É válido lembrar que a alimentação elétrica tem variáveis importantes e que não se limitam a voltagem, precisando considerar também a watagem, frequência em hertz e principalmente a amperagem. “Como consultores, não podemos desconsiderar estas variáveis. Há condicionadores de ar fabricados para funcionar em 127 volts, porém, antes de indicarmos a instalação precisamos nos assegurar que as demais variáveis também sejam atendidas, para a segurança dos usuários. Por causa disso, é necessária a intervenção de um eletricista”, aconselha Salvador Fraga, consultor de sistemas de climatização.

Eletricista
O uso de transformador, segundo o eletricista Gilson Carlos Pessanha, é indicado somente em últimos casos. “Caso o morador não disponha de rede bifásica ou trifásica, o transformador será a sua última opção. Porém, o consumo de energia será maior”, explica.

Desse modo, se você estiver passando por essa situação, aconselhamos que você consulte um eletricista ao adquirir o ar-condicionado, antes mesmo de pôr em uso, a fim de garantir a voltagem correta e verificar as condições e riscos da instalação do transformador.

Leia também:
Alteração de rede monofásica para bifásica nas instalações de split 220v

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

86 Ideias sobre "Afinal, posso ou não posso usar transformador no ar-condicionado?"

  • Tenho um inverter de 9.000 em um quarto de 4×3 ligado em um transformador de 110/220 !

    Instalações feitas por profissionais de qualidade !

    Enfim esta consumindo uma média de R$ 8.00 por dia de energia ligado 8 horas !

    Gela muito bem !

    Pode ser defeito no aparelho ?

  • Olá,

    não tenho um ar-condicionado, tenho um Climatizador (quente, frio e umidificador) que é 220v, consome até 2100VV. Comprei um transformador de energia prq na minha cidade é 110v.
    O transformador tem capacidade para 3500VV, então aquenta o aparelho com certa folga.
    Porém, tenho medo. Tem algum limite de horas q pode ficar conectado? Percebo que o transformador esquenta bastante quando está conectado na tomada, mesmo que o aparelho não esteja ligado. Isso é normal?

    Abraços

    • Olá Thales,

      somos um portal de comunicação e comparador de preços de ar-condicionado, aconselhamos que contate um profissional eletricista.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa Tarde! estou com uma dúvida cruel, minha residência usa 110V, preciso saber qual tipo de ar condicionado devo usar, de janela de 7500 btus ou split de 9000 btus? pois se eu comprar uma split sei que vou ter que usar com um auto transformador, ai vem minha dúvida! qual deles vai ser mais econômico para mim, usar um de janela de 7500 ou 10.000 btus ligado normalmente na tomada de 110V, ou uma split de 9000 com auto transformador? claro! todos os dois com selo procel, sei também que a split é muito mais silenciosa, mais se tratando em consumo, qual deles devo comprar?

    • Olá Reginaldo,

      vamos por partes:
      1º: um ar-condicionado de 9000 BTU consome mais energia do que um de 7500 BTU. Porém, se o ambiente precisa de 9000 BTU e você colocar um aparelho de 7500 BTU, esse aparelho vai ter que fazer muito mais esforço para climatizar o local, passando a consumir mais energia do que se ele estivesse corretamente dimensionado.
      2º: não se usa Split com transformador, todas as residências que são 110V devem solicitar a alteração de uma das tomadas para 220V.
      Então, se você não tem interesse em alterar nada, sugerimos que compre um aparelho 110V de janela. Eles são bem econômicos e os mais novos não são barulhentos.
      3º: Antes de comprar faça o cálculo para saber quantos BTU o seu ambiente precisa e nunca compre um aparelho com potência menor e nem muito maior. Veja aqui as consequências.
      Aqui você faz o cálculo de BTU.
      Espero ter ajudado.
      Obrigado pelo contato.

  • Ola , meus amigos podem me tirar uma duvida : Gostaria de saber se a marca de ar fontaine é aconselhavel , pretendo instalar um ar de 120000btus em uma sala de 24 m quadrado com rede 110v , não quero e nem gosto de ar gelado , com esse ar e com essa metragem da sala consigo manter a sala fresca sem esta gelada como o pessoal gosta , nela tem um computador e trabalha somente uma pessoa , muito grato .

    • Olá Washington,

      a quantidade de BTU precisa estar de acordo com o tamanho do ambiente para o ar-condicionado funcionar corretamente, não consumir energia em excesso e não estragar por fazer força demais para climatizar um ambiente que necessitaria de mais BTU. A temperatura que você quer manter na sala, você vai controlar pelo controle remoto, escolhendo quantos graus deseja e isso não tem a ver com a quantidade de BTU.
      Para uma sala com 24m², um computador e uma pessoa, você precisa de no mínimo 15000 BTU. Aqui nós explicamos melhor as consequências de instalar um aparelho com capacidade menor do que o indicado. E aqui você mesmo pode fazer o cálculo.
      Sobre a marca, não temos recebido reclamações. Instale o aparelho com um profissional autorizado da marca, para que a instalação seja feita de acordo com as especificações do fabricante e você não terá problemas.

      Espero ter lhe ajudado.
      Obrigado pelo contato.

  • Eu comprei um ar condicionado de 110V, sendo de 12.000btus, contudo, a voltagem da minha residência é 220 e é trifásica. O que vc aconselha? Posso utilizar um conversor ou devo contratar o eletricista para fazer essa alteração, sendo que o apartamento é alugado. Poderia me ajudar em que devo fazer?
    Obrigado.

  • Ola gostaria de saber se em uma rede de 110v posso instalar dois ar split fontaine de 12000btus110/127 . pois esta conplicado fazer o aumento de carga junto a cemig por ser um pequeno condominio ,e a sala possui 25m quadrados o que podem me orientar
    , desde agradeço muito

    • Olá Washington,

      se a rede é 110V e os aparelhos também são, pode instalar sim. Mas aconselhamos instalar com um disjuntor para cada aparelho.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia!!

    Vamos ver se alguém pode me ajudar: ganhei um ar de janela, Eletrolux de 18.000 BTU´s, e, pretendo instalar na sala de casa (12m²) e caio no mesmo cenário: a casa é somente 110v. Pelo que andei lendo e conversaram, me recomendaram o transformador http://upsai.com.br/autotransformador.html de 4000VA. Terei problemas? Não me preocupo com o consumo…

    Abraço e bom carnaval a todos!!

    • Olá Diego,

      se o aparelho é 220v o ideal é solicitar alteração da rede para bifásica e instalar um disjuntor para o ar-condicionado, não aconselhamos o uso de transformadores para ar-condicionado. Se mesmo assim decidir colocar aconselhamos que chame um técnico para ver qual a potência ideal. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia!

    Não sou eletricista, mas gostaria de deixar minha opinião:

    Claro! o Ideal seria mesmo trocar a carga de casa para que ficasse dentro de normalidade, mas ao contrário dos comentários dos especialistas não é tão simples assim. (não é só ligar a distribuidora e mandar trocar). Você tem que na maioria das vezes trocar o Relógio (comprar outro). Chamar um eletricista para puxar a fiação e preparar o ambiente. (Tomada, fios e disjuntores). Se vc muda a carga de Bi para Trifásica sua tarifação também muda (e não é pouco não). Por fim… é um pouco mais complicado.

    Além de tudo isso , ainda tem casos que a casa não é de propriedade do morador (Alugada) e nem sempre o proprietário quer trocar a carga do relógio, outro empecilho. Não é uma brincadeirinha simples não.

    No meu caso, tenho uma ar Condicionado de janela 220V com uns 8 anos de uso, ligado a um transformador de ótima qualidade com o calculo correto de potencia e com dois disjuntores com fiação especifica na espessura correta para carga, e limpo os filtros a cada 2 meses para um melhor funcionamento.

    Exemplo: Seu ar é de 7500 BTUs (consumo de 800W). Multiplique isso por 3 e vc terá a potencia mínima que deverá ter seu transformador, no caso o meu é de 3000 Watts , idem para os disjuntores e fiação.

    Vc não pode ligar um ar de 7500 em um ambiente de 10 metros quadrados, Ele não vai conseguir descansar , então o tamanho do cômodo tem que ser medido e a potencia do ar tem que ser sempre acima (Com sobra).

    Quando ligar o ar, deixar as portas fechadas e de preferencia uns 20 minutos antes de usar (Sem ninguém no ambiente)
    Assim que ele atingir a temperatura ideal (22 ou 23 °) Ele vai trabalhar menos e vai apenas manter a temperatura.

    Isso que estou comentando não norma de fabricante, deve ser feito para qualquer marca.
    É igual a carro, se vc andar sempre em primeira e segunda marcha, ele vai esquentar e dar problema logo.
    Quando vc liga o ar no ambiente quente, ele vai trabalhar no máximo até chegar na temperatura ideal. Se o ambiente for grande demais pra ele, não haverá descanso e todo o conjunto esquenta e o consumo aumenta.

    O AR PRECISA TRABALHAR COM BASTANTE FOLGA

    Então! Se tudo estiver calculado de uma forma que nem o transformador, nem o ar, nem a fiação e nem o ambiente force o trabalho do conjunto, vc pode sim usa-lo.

    Tem gente que liga um ar de 7500B em uma sala comercial de 10m2 … Não da né!

    Fica a dica

    Abraços;

    • Olá Regina,

      não aconselhamos o uso de transformador em ar-condicionado. O ideal é pedir alteração, solicitando a sua fornecedora de energia uma tomada 220v e instalar um disjuntor para o aparelho. Veja aqui.

      Obrigado pelo contato.

  • Holá! Eu uso este transformador, meu ar é um Splinter 12000btu, e ontem o fio dele pegou fogo, nunca tinha acontecido, mas fiz algo diferente, eu liguei o transformador e o ar quase juntos, será que foi isso?

    • Olá Vitão,

      não aconselhamos o uso de transformadores em ar-condicionado por esse motivo. O ideal é alterar a rede elétrica para bifásica. Aqui nós explicamos melhor.

      Obrigado pelo contato.

  • ola, boa tarde, vou comprar um ar split window elgin 127v, eu gostaria de saber se tem como colocar a parte do condensador no lado externo da casa, sem precisar fazer buraco nenhum (a não ser para os cabos)??

  • Boa noite gostaria de saber se uma central de ar 12 mil btus .. de 220 volts liga ou funciona em uma instalaçõa eletrica de 110 volts ? ou se funciona mal?

    • Olá James,

      ele não funciona de forma adequada e isso compromete a vida útil do aparelho. O correto é trocar a rede de monofásica para bifásica, mas muitos usuários utilizam transformadores, conforme texto acima. Saiba como fazer para alterar a rede elétrica neste post.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de saber se numa instalação que já tem disjuntor que está um ar condicionado de 7500 BTUS é possível colocar um outro no lugar, de até 10000 e se gasta muito mais energia?

  • Olá comprei um ar condicionado portátil, mas veio de 127v, e 1300w, mas minha região é 220v. Um transformador de1500 resolve? Me falaram q tem q ver a variação de pico.
    Desde já agradeço

  • excelente site. em uma instalação de um split vou por um transformador na rede de 127v para 220v, tenho que colocar o disjuntor entre o transformador e o ar split, ou entre o QD e o transformador. Sabendo que na residência a tensão e 127v.

    • Olá Litto,

      não aconselhamos o uso de transformador em instalação de ar-condicionado. o ideal seria fazer a alteração da rede para bifásica.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde!

    Minha rede é 110v. Gostaria de saber em termos de economia e viabilidade se é melhor eu adquirir um ar split normal de 110v(127v) ou um Inverter 220 e fazer a utilização de um transformador?

    Muito obrigado pela ajuda!

    Frederico Dupret

    • Olá Frederico,

      um split de 110v ou fazer alteração da rede para bifásica e instalar um 220v, não indicamos o uso de transformador em ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Então , estou querendo comprar um ar condicionado e achei a voltagem de 110 V , que é a que eu preciso. O fato é será mais vantagem comprar um de 110 V ou comprar um 220 V inverter que dizem ser mais econômico e adaptar um transformador, a dúvida é quanto um ar condicionado de 110 V consome em média por mês

    • Olá Ana,

      por ser 110v ou 220v não tem muita diferença, mas o inverter realmente consome menos energia. Porém, o transformador, além de não ser seguro para ar-condicionado, também consome energia. O ideal é pedir alteração da rede para bifásica e instalar um disjuntor exclusivo para o aparelho.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, boa tarde! Gostaria de uma orientação, preciso instalar em ar condicionado porém moro de aluguel e uma amiga me indicou que ao invés de ter gasto para troca de fiação poderia utilizar um transformador, porém minha dúvida é quanto ao consumo de energia, ele aumenta?

  • Bom dia!
    Tenho um salão de beleza em um imóvel alugado!
    Efetuei a compra de um ar condicionado de 180000Btus, porém, só conseguir comprar de com a voltagem de 220.
    Como meu imóvel é alugado, não compensa eu mudar a rede elétrica pra 220.
    Gostaria de ajuda para saber de quantos VAs posso comprar o transformador, e saber se meu disjuntor de 40A aguenta essa quantidade de watts?
    Obrigada

    • Olá Vanessa,

      como nós não indicamos o uso de transformador para ligar ar-condicionado, não temos essa informação. Você pode compartilhar sua dúvida com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado ou ver na loja onde fores adquirir, pois os transformadores dizem na própria caixa qual a potência máxima que eles suportam. A amperagem adequada de acordo com a fabricante Siemens você pode conferir aqui, é de 15,7A.

      Obrigado pelo contato.

  • eu gostaria de saber se posso uzar um transformador de ar condicionado de 1200btus um transformador para o ar de 220 v para um ar de 110 v o transformador e de va 3500.espero resposta.muito obrigado pela atençao.o ar e de janela

  • Tenho 31 anos , lembro que tínhamos em casa um geladeira antiga que era 110volts e a usávamos com transformador devido a rede que era 220volts. Nunca estragou a geladeira , era início da década de 90 meu pai comprou uma geladeira nova deu a velha e ela nunca queimou garanto que ela funcionou nessa situação no.mínimo por uns 8 anos!

  • Qual é o melhor transformador para eu adquirir para uso doméstico especificadamente para um aparelho de ar condicionado de 9000 btu’s.

    Mudança de carga somente para isso ficou mais de R$1100,00 reais e quero fazer o custo benefício para saber.

    Grato

  • Gostaria de saber qual a melhor solução: comprei um ar 7500 btu 110 V e no meu quarto a unica tomada proxima e 220V. Qual a melhor solução? Transformador? Trocar o ar? Com transformador gasta mais energia?

    • Olá Ana,

      o transformador é muito utilizado nesses casos, mas para algumas fabricantes, isso faz com que o cliente perca a garantia. E o uso do transformador gasta mais energia, sim. O ideal seria você solicitar a instalação de uma tomada 110v, ou se houver possibilidade, realizar a troca do aparelho por um 220v.

      Obrigado pelo contato.

  • Não vejo problema algum utilizar o transformador, terá um pequeno aumento no consumo devido a reatância indutiva do transformador, mais muito pouco. Haja vista também que toda rede comercial ou residencial, seja 110v ou 220v foram convertidas pelos transformadores da concessionaria que ficam nos postes. Claro que o consumo deste transformador não pagamos diretamente pois o medidor esta após ele.
    Se realmente fosse problema para o equipamento eles iam fabricar somente ar condicionados em 13800 volts, ou seja, uma vez bem dimensionado para não ocorrer queda de tensão no secundário do transformador e ele sendo de uma boa qualidade não vejo problema algum utilizar o transformador, e em relação a durabilidade o transformador tem uma maior durabilidade que o ar condicionado pois é um equipamento puramente elétrico e sem nenhuma eletrônica.

  • Posso ligar dois aparelhos de ar condicionado, 7500 btu’s cada, em um mesmo auto transformador? Qual seria o auto transformador ideal para isso?
    Abraços.

    • Olá Paulo,

      o indicado é que os aparelhos sejam ligados cada um em um disjuntor. Aqui explicamos sobre a alteração da rede de monofásica para bifásica, que é o aconselhado pela grande maioria dos profissionais técnicos. Nós não indicamos o uso de transformadores, mas você pode contatar um eletricista que lhe indicará o melhor que tens a fazer.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá pessoal,

    Primeiramente parabéns pelo site, abjetivo coeso e de fácil entendimento.

    Quanto a instalar ares com trafo, eu já instalei uns 30, e nunca tive problema, claro respeitando bitola de cabo e carga do mesmo.

    Aqui no Rio a Light não instala mais medidores bifásicos a muitos anos, o que torna mais dificultoso o aumento de carga, pois quando pedimos trifásicos eles ainda querem tarifar como comercial, nem sempre, mas sempre querem os condutores instalados na parte da carga do cliente (um rolo de cabo 10mm é o mesmo que dois trafos de 2000w). O que é obvio onera o gasto. Em suma, quando passo os gastos e os riscos pros clientes, eles mesmos optam pelo mais barato! No caso de residências.
    Realmente acredito se o consumo do ar é de 1200w e eu uso um trafo de 2000w, o trafo vai operar por mais de 5 sem problemas!

  • Discordo que a vida útil de um transformador (TR) e inferior a de um ar condicionado (AR), só se for um transformador de péssima qualidade, E se o seu aparelho consome por ex, uns 1000w e recomendado que o TR tenha pelo menos 30% a mais que a potencia do AR, para TR trabalha folgado, outra coisa a ser observada, que o transformado insere uma certa perda que pode ser percebida pelo calor que fica no TR, portanto o consumo aumentar em ate 5%, por isso e bom desligar o TR, quando não estiver sendo usado.

  • Um ar condicionado de 110v tem desempenho inferior ao de 220V? O de 220v acaba funcionando melhor ou os aparelhos já de fábrica em 110v são tão bons quanto?
    Falo em desempenho e vida útil não gasto de energia.

  • Boa tarde. Tenho algumas dúvidas em relação à utilização de transformadores em aparelhos de ar condicionado:
    É possível utilizar um único transformador para ligar 2 aparelhos de ar condicionado? Uma unidade do modelo de 8k VA seria suficiente para suportar um aparelho de ar condicionado de 12.000 BTUs e outro de 9.000 BTUs ligados simultaneamente, ou preciso comprar um transformador para cada aparelho de ar condicionado?
    Grato, Raphael

  • Tem um ar de 24000 – 220v e minha rede é 127v. Estou usando um transformador. A minha pergunta é: Com o transformador o consumo de energia é maior? Se o transformador ficar ligado, está consumindo energia?
    Percebi um aumento de consumo em minha conta.
    Grato.

    • Olá Odair,

      sim, além do ar-condicionado o transformador também está consumindo energia, são dois aparelhos ligados ao mesmo tempo. Por isso aconselhamos alterar a rede para bifásica e instalar o ar-condicionado em um disjuntor. Veja aqui como é feita a alteração.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá João,

      aconselhamos que você consulte um eletricista para garantir a voltagem correta e verificar as condições e riscos da instalação do transformador.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia.

    Não concordo com a afirmação que aparelhos elétricos que funcionam em 110 v consomem mais energia do que aquelas que funcionam em 220 v.
    Podem explicar o poruqe fazem esta afirmação?

    • Olá, Victor.

      Ajustamos o texto e estamos preparando uma nova postagem explicando tudo sobre voltagens 110v e 220v. Em breve estará no ar.

      Obrigado pelo contato.

  • Bem pessoal o uso de um trafo no arcondicionado vai acarreta no aumento de sua conta de energia vem o problema pra se encontrar um trafo de 220x110x3000 e ainda vem o problema de oscilação da rede,é mais facio comprar um compressor de 220v e substituir o orinal do aparelho,esta é minha opiniaõ.

  • Sr. Consultor de Ar-condicionado voce deve estar enganado pois um Aparelho Elétrico ligado em 220 volts consome a mesma energia (Potência em watts) que se ligado em 127 volts,o que diferencia é que a Amperagem do aparelho 220v é menor que a Amperagem do aparelho 127volts. quanto ao uso do transformador, o mesmo funciona corretamente se o mesmo for calculado e instalado corretamente.

  • Acho muito bom esse tipo de comentário.Para que pessoas tenham uma boa visão tanto de produtos quanto de quem presta serviços de instalação. O que é meu caso sou eletricista e instalador de split na região oeste do Parana . Toledo

    • Olá Emmanuel,

      o uso de transformador implica na perda de garantia do fabricante. Quando feito isso, o consumidor está confiando unica e exclusivamente no transformador. Por isso, se houver alguma falha no transformador, automaticamente o ar-condicionado será danificado.

      Obrigado pelo contato.

    • o uso do transformador não é aconselhavel, no entanto se quiser pode usar um com uma capacidade de amperagem de no mínimo 40 por cento a mais, na minha opinião compensa mais você pedir a mudança de voltagem de sua residência, pois sai mais barato que o transformador, sem contar a segurança né E
      manuel