Consultamos um profissional para responder a dúvida
Pode Desligar Ar-Condicionado no Disjuntor

Veja se pode desligar o ar-condicionado no disjuntor.

O controle remoto é essencial para escolher os modos de operação do ar-condicionado. Na hora de desligar ou ligar o aparelho, existem outras alternativas. Uma delas é usando o disjuntor, que é uma dúvida muito comum em nosso blog.

Conforme Antônio Carlos Zimermann, proprietário da AZ Elétrica e Automação, é difícil dar algum problema na máquina de climatização. “Porém, cada vez que é desligado no disjuntor, o sistema do ar-condicionado é resetado, o que não é aconselhado”, explica ele.

Zimermann afirma que o disjuntor não pode ter a função de um interruptor no aparelho. Por esse motivo, desligar no disjuntor é uma prática não aconselhada e pode prejudicar a vida útil do seu ar-condicionado.

Qual a Função do Disjuntor no Aparelho?

Primeiramente, o ar-condicionado sempre deve estar conectado a um disjuntor. O componente serve para proteger o circuito elétrico do aparelho de climatização.

Afinal, quando há sobrecarga, o disjuntor tem o papel de desarmar. Assim desligará e evitará que a máquina seja danificada.

É recomendado que o equipamento seja ligado a um disjuntor exclusivo. Lembramos que ele deve ser adequado conforme a potência em BTU e o indicado pelo fabricante no manual do ar-condicionado.

Leia também:

Disjuntor para Ar Condicionado: Acesse a Tabela

Como Ligar Ar-Condicionado sem Controle Remoto?

Pode Desligar Ar-Condicionado no Disjuntor

Se o acessório está danificado ou foi perdido, até comprar um novo, pode desligar ou ligar direto no ar-condicionado. Para fazer isso, basta abrir a tampa da evaporadora (unidade interna) e pressionar o botão localizado ali.

Vale ressaltar que o aparelho ligado assim funcionará no modo automático, geralmente em 24°C. Somente pelo controle remoto poderá usar as demais funções de operação do ar-condicionado.

Redação WebArCondicionado