Atualizado em 05/02/2021

 

potencia-transformador-ar-condicionado

Saiba como calcular a potência do transformador para ar-condicionado

Então você precisa de um transformador para ligar o seu ar-condicionado. Provavelmente você possui uma rede elétrica de 110v (ou 127v) e não pode ou não quer pedir à concessionária de energia elétrica uma rede de 220v.

Tudo bem, já explicamos os riscos de colocar um transformador para fazer o Split funcionar nessas condições, e já deixamos bem claro que essa não é a solução aconselhada pelos profissionais de instalação, ok?

Ainda assim, você vai colocar um transformador? Tudo bem, vamos lá, você precisa pelo menos calcular a potência correta do mesmo.

Calcular Potência Não é Tudo

Antes de saber a potência de que você precisa, consulte também outras variáveis como a amperagem, a wattagem e a frequência em hertz. A voltagem é apenas uma parte do processo.

O que acontece é que o próprio transformador também consome energia. Em geral, se compra um transformador para a voltagem do seu aparelho, quando o correto seria ter um com capacidade um pouco acima do necessário.

Por quê?

Porque essa voltagem menor do que o necessário submete o transformador à sobrecarga. Assim ele pode superaquecer, entrar em curto e causar todo tipo de acidente, inclusive pode queimar seu aparelho.

Potência Transformador para Ar-Condicionado

Segundo a Unitel, fabricante de transformadores, o ideal para potências de 7.500 BTU é um transformador de 1.500 VA.

2.000 VA para condicionadores de ar de 9.000 BTU, já para os aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTU o ideal é o transformador de 3.000 VA.

fabricante de transformadores ainda indica que sejam utilizados transformadores de 4.000 VA quando o ar-condicionado é de 15.000 BTU.

Vale ressaltar que a potencia elétrica do aparelho a ser ligado não poderá exceder 70% da potencia do transformador. Essas indicações da fabricante de transformadores já está levando em considerações esse item.

Claro que essas medidas não são universais. É preciso escolher o transformador comparando também as variáveis de que falamos antes.

A amperagem, a wattagem e a frequência de hertz devem constar nas informações básicas do seu aparelho.

Todo transformador deve possuir uma ficha com suas especificações técnicas na superfície do próprio modelo.

Sempre reiterando que o uso de transformadores não é o recomendado pelos profissionais da climatização.

Agora, se você realmente não tem outra saída, estão aqui disponíveis as informações para calcular a potência do transformador para o seu ar-condicionado.

Compartilhar: