O que é melhor para casas com a voltagem 110V: comprar um aparelho 110V ou um 220V e usar um transformar?

ar-condicionado 110v ou 220v com transformador

Veja o que vale mais a pena: um ar-condicionado 110v, na voltagem da sua casa, ou um 220 operando com transformador.

Primeiramente, vamos falar quais são as possibilidades. Aparelhos de ar-condicionado na voltagem 110v não são fáceis de encontrar. Como grande parte do país possui a tensão 220V, são fabricados equipamentos em 110V.

Em geral, os aparelhos janela, portátil ou ciclo frio são encontrados na voltagem 110V. Inclusive a LG lançou um Split Hi-Wall em 110V que pode ser conferido aqui. Porém, é inegável que quase a totalidade dos equipamentos de ar-condicionado são fabricados na tensão 220V.

Consumo de luz: ar-condicionado 110V ou 220V com transformador?

O principal questionamento do leitor diz respeito ao consumo de energia elétrica. Em nossa pesquisa para identificar as diferenças, usamos o Split Inverter LG Frio de 12000 BTU. O mesmo modelo em 110V consome 22,8 kWh. Por outro lado, na voltagem 220v é de 17,1 kWh.

Vale lembrar que o transformador consome energia, que é entre 10% e 20% do consumo do aparelho conectado. No nosso é o ar-condicionado de 220V. Sem falar que o transformador continua consumindo energia mesmo com o equipamento de climatização desligado.

Qual a melhor opção?

Bom, não é aconselhado usar transformador. Isso porque quase todas as fabricantes alertam que o produto usado dessa forma perde a garantia imediatamente. O ideal é instalar a tomada de 220V, pois é uma solução mais simples e de baixo custo. Como na maioria das casas ou dos apartamentos têm energia trifásica, será preciso levar mais uma fase até essa tomada, resolvendo problema.

Se a rede é monofásica e suporta apenas 110V o proprietário do imóvel precisa chamar um eletricista. Ele vai analisar se o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia comporta o sistema bifásico.

Depois do profissional verificar a elétrica, você pode chamar a concessionária de energia e solicitar o aumento de carga. Para fazer isso, a companhia de luz substitui o medidor de energia. Em alguns casos acontece a troca dos fios que conectam a casa à rede de distribuição de energia.

A mudança na carga de luz da sua casa é gratuita. Se no seu caso pode apenas ar-condicionado 110V, evite usar equipamentos de 220V com transformador.

Sendo assim, a nossa dica é comprar aparelhos na voltagem de seu imóvel. Se isso não for possível, peça para a concessionária de energia mudar a carga da rede de luz.

Redação WebArCondicionado