cinema-ar-condicionado

Para quem trabalha com ar-condicionado todos os dias, sabe que o setor é de vital importância para uma sociedade moderna e bem desenvolvida. As temperaturas mundiais só aumentam e o clima fica cada vez mais instável. Climatizadores e seus auxiliares se tornam mais presentes dia após dia. Porém, infelizmente não é tão comum a gente ver no cinema ou até mesmo em filmes, séries ou novelas esses aparelhos e sistemas ganhando algum destaque.

Aproveitando que hoje, 5 de novembro, é considerado o Dia Mundial do Cinema, o WebAr resolveu procurar alguns momentos marcantes protagonizados pelos nossos queridos condicionadores de ar e seus semelhantes nessas produções.

Duto de Ventilação: o queridinho das telonas

Se tem um membro da comunidade HVAC que se faz presente em Hollywood, esse é o duto de ventilação. De passagem secreta a arma improvisada, esse personagem já atuou em diversas produções conhecidas do grande público. Vamos lembrar alguns de seus melhores momentos?

O duto começou num papel pequeno, dando abrigo a um dos vilões mais famosos do Cinema. Em Alien: O Oitavo Passageiro (1979), o xenomorfo, o alienígena que invade a nave Nostromo e aterroriza seus tripulantes, usa os sistemas de ventilação para se esconder e se locomover, encontrando suas vítimas indefesas.

Em Duro de Matar (1988), o duto de ventilação teve o prazer de contracenar com o astro Bruce Willis em uma das cenas mais tensas desse filme. John McClane (Willis) precisa rastejar pelos dutos apertados do sistema de ar-condicionado do Nakatomi Plaza para se esconder de um bando de terroristas liderados pelo perverso Hans Gruber (Alan Rickman).

Já em Jurassic Park (1993), os personagens principais precisam escapar dos dinossauros pelo forro do prédio. Só que um deles se aproveita da saída de ar oportunamente e causa certo pânico na garotada.

E quem não lembra deste momento clássico de Missão: Impossível (1996)? O Tom Cruise precisa entrar numa sala protegida por sensores de movimento, de pressão e, o mais difícil de todos, de temperatura. O ar-condicionado do local é ajustado com muita precisão para que qualquer alteração dispare o alarme, e nós sabemos que um corpo humano causa alterações na temperatura ambiente. Por isso, o agente precisa entrar pelo duto de ventilação e cuidar para não suar muito.

Porém, foi em O Quarto do Pânico (2002) que o duto de ventilação saiu um pouco do lugar comum e ofereceu uma performance digna de Oscar. Quando a personagem de Jodie Foster e sua filha têm que se esconder em um quarto especial contra invasões, os ladrões tentam tirar as duas lá de dentro jogando gás propano pelo sistema de ar condicionado. A protagonista, entretanto, tem uma ideia de gênio e joga o feitiço contra o feiticeiro usando um acendedor de forno para acabar com essa palhaçada.

Ar Condicionado em desenhos animados

Muito antes de Toy Story (1995), os objetos já ganhavam vida em A Torradeira Valente (1987). Nessa animação pouco conhecida, os eletroeletrônicos de uma casa tem personalidades e vivem algumas aventuras escondidas de seus donos. Entretanto, um ar-condicionado do tipo janela não pretende facilitar a vida de todos, ainda mais porque ele controla a temperatura da casa. Veja uma cena abaixo:

Já no famoso Frozen (2013), tudo gira em volta de gelo, não é? Porém, para que o Boneco de Neve Olaf não derreta, Elsa, que tem poderes relacionados ao frio, cria para ele uma nuvem que mantém o ar a sua volta sempre gelado. Ora, o quão diferente é isso de um ar-condicionado portátil? Aliás, já existe uma ideia de tecnologia que vai climatizar somente o ar em volta das pessoas dentro de um ambiente.

Condicionadores móveis e umidade no tapete vermelho

Em Negócio das Arábias (2016), Tom Hanks tem que ir pro meio do deserto no Oriente Médio para tentar vender a um rei a tecnologia de comunicação através do holograma. Porém, não é só uma cultura radicalmente diferente que ele vai encontrar lá, mas também um clima seco que necessita de constante refrigeração.

Enquanto aguardam o rei atendê-los num barracão luxuoso no meio do deserto, a equipe do vendedor só sobrevive graças a uma série aparelhos de ar condicionados móveis e umidificadores que ficam refrescando o ambiente, que ainda por cima é cheio de dispositivos caros que precisam trabalhar em temperaturas agradáveis.

O caminhão frigorífico no deserto

No famoso seriado Breaking Bad (2008-2013), uma quadrilha de traficantes usa um caminhão frigorífico para transportar as drogas, que vão escondidas junto com os frangos da rede de restaurantes Los Pollos Hermanos. Quando criminosos concorrentes descobrem a estratégia, tentam interceptar o caminhão e roubar as drogas, mas uma surpresa os aguarda, bem agasalhada e armada, dentro da câmara fria.

Ar condicionado no fim do mundo

No suspense pós-apocalíptico Sem Ar (2015), o ar do planeta Terra não é mais respirável, pois está poluído demais. Por isso os seres humanos restantes vivem em estado de coma induzido dentro de instalações subterrâneas. Lá dentro, o ar só é puro porque passa pelos filtros de um complexo sistema de ar condicionado.

Quem faz a manutenção desses aparelhos é uma dupla de “zeladores” que, certo dia, se deparam com uma falha inesperada e precisam correr contra o tempo para salvar as suas vidas, a das pessoas adormecidas e, portanto, o futuro da humanidade.

Amantes da sétima arte, lembram de mais alguma cena onde o ar condicionado teve participação nas telonas? Comente aqui com a gente para assistirmos!

Redação do Portal WebArCondicionado.