[ x ] Fechar

Você sabe o que significa HVAC, HVAC-R, AVAC e AVAC-R?

  • 12 de agosto de 2015
  • 1 Comentário

Muito já falamos sobre o universo do setor HVAC aqui em nosso portal de climatização, mas você já parou para pensar o que isso realmente significa “ao pé da letra”?

Constituindo a tecnologia destinada ao conforto ambiental interior, incluindo principalmente edifícios e veículos, o termo HVAC é uma sigla vinda da língua inglesa, correspondendo a “heating, ventilating and air conditioning”. Traduzido para o português, outro termo também bastante utilizado e equivalente ao original é AVAC, significando assim “aquecimento, ventilação e ar condicionado” e referindo-se às três funções principais e intimamente relacionadas dessa tecnologia.

Além disso, a refrigeração também pode ser incluída no âmbito dessas funções, que passa então a ser referida pelas siglas AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R ou variando entre as correspondentes HVACR, HVAC/R, HVAC-R e HVAC&R.

Origem da tecnologia
A origem da tecnologia de HVAC baseia-se em invenções e descobertas levadas a cabo por pessoas como Nikolay Lvov, Michael Faraday, Willis Carrier, Reuben Trane, James Joule, William Rankine, Sadi Carnot e muitos outros.

A invenções dos componentes do que viriam a ser os sistemas de AVAC acompanhou de perto a Revolução Industrial. Entretanto, novos métodos de modernização, de aumento da eficiência e de controle dos sistemas ainda são constantemente introduzidos por empresas e inventores no mundo inteiro.

Como falamos anteriormente, as três funções centrais de aquecimento, de ventilação e de condicionamento de ar estão inter-relacionadas, proporcionando conforto térmico e qualidade do ar interior (QAI) aceitáveis, com custos viáveis de instalação, manutenção e operação.

Especificações
Além de seu objetivo central, os sistemas de HVAC reduzem a infiltração do ar e mantêm as relações de pressão entre espaços. Nos edifícios modernos, o projeto, instalação e controle dessas funções está integrado num ou mais sistemas de HVAC. Em edifícios de pequena dimensão, é normalmente o próprio empreiteiro a dimensionar e a escolher o equipamento e os sistemas a instalar.

Já em edifícios maiores, a análise, o projeto e a especificação dos sistemas de HVAC fica normalmente a cargo de engenheiros especialistas, sendo a instalação e montagem realizada por subempreiteiros especializados em instalações especiais.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Você sabe o que significa HVAC, HVAC-R, AVAC e AVAC-R?"