Caminhão frigoríficoNa publicação sobre a Cadeia do Frio aplicada na alimentação, abordamos a importância do transporte de alimentos como, carnes, legumes, sorvetes e outros congelados, onde os caminhões frigoríficos têm grande importância para a adequada conservação no caminho percorrido entre a indústria e o comércio.

Como funciona um baú refrigerado
O sistema de refrigeração do caminhão baú é parecido com um aparelho de ar condicionado split, pois a unidade evaporadora fica na parte interna e trabalha com o vento frio e a condensadora (onde ficam o compressor e o condensador) fica do lado de fora, trabalhando com fluido e exalando o ar quente.

De acordo com a empresa Acrisoft, que comercializa o curso “Caminhão Baú Refrigerado”, em todo o Brasil, “para que este sistema funcione é necessário que o compressor esteja sempre em movimento, bombeando o fluido. Para isso, existem várias técnicas, e as principais são: Motor diesel independente, Direct Drive e o Sistema Eutético”.

Conheça mais sobre cada técnica
motor diesel independenteMotor diesel independente: Utiliza um motor diesel menor que os comuns, que fica dentro da unidade condensadora, que pode ser um motor para diesel vermelho ou para diesel branco. Alguns deles utilizam catalisadores que diminuem a emissão de poluentes. A vantagem de usar esse tipo de unidade condensadora é que desde que o tanque esteja abastecido com diesel, o compressor continuará funcionado sem risco para os alimentos mesmo que haja algum defeito no motor do caminhão.

Direct driveDirect Drive: Este modelo não possui motor próprio, ele depende do motor do veículo para se movimentar.  Existem dois tipos de Direct Drive, com alternador ou com correia.

Com alternador: O motor do caminhão movimenta um alternador com uma correia. Ao receber o movimento de rotação, ele gera energia que é enviada para o compressor, que neste caso é elétrico, ou mecânico, mas com motor elétrico.

 Com correia: O motor movimenta o compressor, que é totalmente mecânico, através de uma correia, sem a necessidade de energia elétrica

Sistema eutéticoSistema Eutético: Este sistema pode ser utilizado para transportar comidas congeladas com temperaturas que podem atingir até-25°C. Ou para alimentos resfriados, com temperaturas entre 0°C até 4°C. Ele funciona assim: Com o caminhão parado, a noite, o moto-compressor bombeia freon (Fluido refrigerante a base de clorofluorcarbonos), fazendo com que o fluido eutético que fica dentro das placas eutéticas congele. Para que isso ocorra, é necessário uma fonte de energia elétrica trifásica.

Quando o caminhão sai, ocorre uma troca de calor entre as placas eutéticas e os alimentos. E a temperatura das placas que estavam com uma temperatura de até -40°C aumenta até chegar em torno de -25°, enquanto a temperatura no interior do baú fica estável, mas isso vai depender de outros fatores, como o isolamento e a quantidade de vezes que ele é aberto.

 Alguns cuidados durante o transporte de alimentos
– A cabine do condutor deve ser separada do baú onde os alimentos são transportados;
– O piso deve ser vedado;
– As paredes devem ser lisas;
– Os estrados devem ser resistentes, impermeáveis e devem facilitar a circulação do ar;
– Os caminhões para transporte de peças de carne devem estar equipados com ganchos a uma altura que os alimentos não toquem o chão;

Material utilizado para o isolamento térmico
Para qualquer tipo de instalação frigorífica, tanto as móveis quanto as imóveis, o poliuretano expandido, por conta da sua estrutura micro celular, é o melhor isolante térmico. É um material de espuma de plástico rígido, comercializado em densidades que variam de 35 Kg/m³ a 1000 Kg/m³.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações da Acrisoft.