[ x ] Fechar

Conheça como funcionam as câmaras frigoríficas em caminhões

  • 23 de maio de 2014
  • 38 Comentários

Caminhão frigoríficoNa publicação sobre a Cadeia do Frio aplicada na alimentação, abordamos a importância do transporte de alimentos como, carnes, legumes, sorvetes e outros congelados, onde os caminhões frigoríficos têm grande importância para a adequada conservação no caminho percorrido entre a indústria e o comércio.

Como funciona um baú refrigerado
O sistema de refrigeração do caminhão baú é parecido com um aparelho de ar condicionado split, pois a unidade evaporadora fica na parte interna e trabalha com o vento frio e a condensadora (onde ficam o compressor e o condensador) fica do lado de fora, trabalhando com fluido e exalando o ar quente.

De acordo com a empresa Acrisoft, que comercializa o curso “Caminhão Baú Refrigerado”, em todo o Brasil, “para que este sistema funcione é necessário que o compressor esteja sempre em movimentos, bombeando o fluido. Para isso, existem várias técnicas, e as principais são: Motor diesel independente, Direct Drive e o Sistema Eutético”.

Conheça mais sobre cada técnica
motor diesel independenteMotor diesel independente: Utiliza um motor diesel menor que os comuns, que fica dentro da unidade condensadora, que pode ser um motor para diesel vermelho ou para diesel branco. Alguns deles utilizam catalisadores que diminuem a emissão de poluentes. A vantagem de usar esse tipo de unidade condensadora é que desde que o tanque esteja abastecido com diesel, o compressor continuará funcionado sem risco para os alimentos mesmo que haja algum defeito no motor do caminhão.

Direct driveDirect Drive: Este modelo não possui motor próprio, ele depende do motor do veículo para se movimentar.  Existem dois tipos de Direct Drive, com alternador ou com correia.

Com alternador: O motor do caminhão movimenta um alternador com uma correia. Ao receber o movimento de rotação, ele gera energia que é enviada para o compressor, que neste caso é elétrico, ou mecânico, mas com motor elétrico.

 Com correia: O motor movimenta o compressor, que é totalmente mecânico, através de uma correia, sem a necessidade de energia elétrica

Sistema eutéticoSistema Eutético: Este sistema pode ser utilizado para transportar comidas congeladas com temperaturas que podem atingir até-25°C. Ou para alimentos resfriados, com temperaturas entre 0°C até 4°C. Ele funciona assim: Com o caminhão parado, a noite, o moto-compressor bombeia freon (Fluido refrigerante a base de clorofluorcarbonos), fazendo com que o fluido eutético que fica dentro das placas eutéticas congele. Para que isso ocorra, é necessário uma fonte de energia elétrica trifásica.

Quando o caminhão sai, ocorre uma troca de calor entre as placas eutéticas e os alimentos. E a temperatura das placas que estavam com uma temperatura de até -40°C aumenta até chegar em torno de -25°, enquanto a temperatura no interior do baú fica estável, mas isso vai depender de outros fatores, como o isolamento e a quantidade de vezes que ele é aberto.

 Alguns cuidados durante o transporte de alimentos
– A cabine do condutor deve ser separada do baú onde os alimentos são transportados;
– O piso deve ser vedado;
– As paredes devem ser lisas;
– Os estrados devem ser resistentes, impermeáveis e devem facilitar a circulação do ar;
– Os caminhões para transporte de peças de carne devem estar equipados com ganchos a uma altura que os alimentos não toquem o chão;

Material utilizado para o isolamento térmico
Para qualquer tipo de instalação frigorífica, tanto as móveis quanto as imóveis, o poliuretano expandido, por conta da sua estrutura micro celular, é o melhor isolante térmico. É um material de espuma de plástico rígido, comercializado em densidades que variam de 35 Kg/m³ a 1000 Kg/m³.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações da Acrisoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

38 Ideias sobre "Conheça como funcionam as câmaras frigoríficas em caminhões"

  • ola amigo , como posso tirar o motor diesel da unidade de um bau refrigerado( unidade marca carrier com motor tobata 3 cil) e o caminhao continuar funcionando normalmente, e possivel? ou tem fios que implicam no funcionamento do caminhao?

    • Olá Moacir,

      não temos esse tipo de informação, somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre climatização. Aconselhamos que compartilhe sua dúvida com profissionais do setor no Fórum do Ar Condicionado, pode ser que algum refrigerista consiga lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

  • Trabalho na área da refrigeração comercial gostaria de saber se a possibilidade de vc enviar algum material técnico sobre caminhão refrigerado. Desde JÁ agradeço

    • Olá Márcio,

      não temos esse tipo de material, as informações para o texto acima obtivemos com a empresa Acrisoft, talvez eles consigam lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá João,

      somos um site comparador de preços de ar condicionado e escrevemos sobre climatização e refrigeração no blog. Não temos muitas informações sobre caminhões. As informações para este post nós conseguimos com a Acrisoft. Eles têm cursos. O site é http://www.acrisoft.com/.

      Obrigado pelo contato.

  • Eu Geraldo gostaria de saber como posso fazer um curso de baús refrigerado por favor sou mecânico de refrigeração.no aeroporto internacional de guarulhos. Obrigada

    • Olá Geraldo,

      você já viu no SENAI? É que no momento o único que encontramos com inscrições abertas é no Rio de Janeiro. Mas você pode ir acompanhando em nosso blog, na seção “Cursos e Eventos”, todas as oportunidades que divulgarmos.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde: Gostaria de saber se no Rio de Janeiro tem um curso de aperfeiçoamento em câmera frigorifica de boa qualidade pois eu sou têcnico em refrigeração domestica querendo migrar para câmera frigorifica, pois este ano estive em São Paulo no Senai do Ipiranga no treinamento Danffoss, porem me deu mais sede de conhecimento fico triste em ter tanta dificuldade em encontrar uma escola na minha região sabendo que no Senai de São Paulo existe cursos gratuitos para quem quer se aperfeiçoar .

    • Olá Sérgio,

      a Escola SERAE no Rio de Janeiro tem curso de Câmara Frigorífica. Esse é um dos que já divulgamos aqui no blog, mas existem outros. O ideal é você pesquisar bem sobre as instituições que oferecem, para ver onde vale mais a pena investir. Aqui encontramos os cursos gratuitos do SENAI do Rio.

      Obrigado pelo contato.

      • Boa tarde: esses cursos administrado pelo Senai RJ não são gratuito pelo que me consta.
        se ha alguma possibilidade de fazer na gratuidade eles são muito fechados eu fiz um curso no Senai de vicente de carvalho em refrigeração (split) e paguei ,procurei fazer no próprio Senai de câmera frigorifica na gratuidade e não obtive sucesso no Senai de São Paulo sim la existe treinamentos em refrigeração administrada pelo Senai e com apoio de empresas e existem cursos também no mesmo contesto da refrigeração,meu muito obrigado pelo retorno eu irei a procura do SERAE observar o conteúdo das aulas.

  • Olá, Antonio.

    Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
    Não ministramos cursos profissionalizantes, mas você pode acompanhar em nosso blog as oportunidades do setor na seção “Cursos e Eventos”.

    Cadastre-se gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto superior direito de tela.

    Agradecemos o seu contato.

    • Olá Nilton,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Não ministramos cursos profissionalizantes, mas você pode acompanhar em nosso blog oportunidades as do setor na seção “Cursos e Eventos”.

      Cadastre-se gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto superior direito de tela.

      Agradecemos o seu contato.

  • sou estudante de engenharia , estou realizando umas pesquisas em função de refrigeração de onibus e caminhões , gostaria de uma ajuda .
    não tenho muitos dados com relação a consumo de disel nem a voltagem dos sistemas de refrigeração citados e a influência da refrigeração por direct drive no consumo de combustivél do veiculo.
    aguardo resposta !
    att:
    Matheus

    • Olá Matheus,

      não temos essas informações, somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Sugerimos que entre em contato com a empresa Acrisoft.

      Obrigado pelo contato.

  • – Gostaria de saber como chama o aparelho que realiza a medição da temperatura da câmara fria do caminhão, na verdade ele é um aparelho que registra a temperatura da câmara fria durante o percurso para uma possível análise ao fim da viagem.

    – É parecido com um “Tacógrafo” .. Ja procurei mas não acho.. não é termômetro nem termostato, nem hidrostato nem taquímetro….

    Se alguém puder me ajudar, agradeço.