[ x ] Fechar

Ar-condicionado poderá seguir você no futuro

  • 25 de fevereiro de 2015
  • Nenhum Comentário

Com as altas temperaturas, a vontade de passar o dia enclausurado em um ambiente com ar-condicionado ou na frente de um ventilador acaba virando rotina para quem pode. Já pensou se houvesse uma nuvem de ar fresquinho flutuando ao seu redor e mantendo o calor bem longe nos próximos verões?

Mais uma vez a tecnologia pode transformar a simples ideia em realidade: o MIT (Massachusetts Institute of Technology) está desenvolvendo um protótipo que deverá gerar algo como uma “nuvem” de ar fresco em volta das pessoas.

A grande vantagem é que, além de refrescar diretamente uma pequena área em torno dos indivíduos com muito mais eficiência ao invés de utilizar um ar-condicionado para refrigerar um edifício inteiro, a novidade é capaz também de diminuir o gasto de energia. O mecanismo foi apresentado em Dubai pelo laboratório Senseable City.

Funcionamento
O protótipo, nomeado como Cloud Cast, é composto por diversos cilindros de alumínio equipados com sensores ultrassônicos capazes de detectar a localização e a movimentação de seres humanos. A partir dessas informações, nebulizadores jogam a nuvem de ar fresco e úmido nas pessoas, combatendo os efeitos do calor.

Veja a explicação do Senseable City Lab:
“Medindo o intervalo de tempo entre o envio do sinal e o recebimento do eco para determinar a distância até o chão, visitantes passando entre o sensor e o chão produzirão um aumento ou diminuição neste intervalo de tempo, tendo, respectivamente, absorvido ou refletido as ondas sonoras. Dados coletados por estes sensores são enviados ao sistema de controle central, que ativa o sistema hidráulico e luzes LED na proximidade do alvo detectado.”

Vale lembrar que a ideia ainda é apenas um experimento, pois não está finalizada. O que resta é torcer para que a tecnologia seja desenvolvida e possa ser utilizada em breve.

Confira mais novidades do MIT (Massachusetts Institute of Technology) relacionadas  à climatização:

Pulseira que climatiza o corpo tem seu segundo protótipo lançado

Frio à distâcia – estudo revela a refrigeração magnética

O espirro em ambientes com ar-condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *