Boa Vista, capital de Roraima, tem a típica temperatura do clima Tropical Úmido

Temperatura de Boa Vista

Conheça a temperatura, qual o melhor ar-condicionado e como aproveitar Boa Vista./ Imagem: Reprodução Viagem e Turismo

Localizada no Estado de Roraima, Boa Vista é a única capital brasileira acima da linha do Equador. Por esse motivo, ao passo que as demais capitais saem do inverno à primavera, o verão dá lugar ao outono na cidade. Com população de quase 420 mil pessoas, número estimado pelo IBGE em 2020, os dias são quentes durante o ano.

Em Boa Vista você terá contato apenas com o verão, com a variação sendo bem simples: períodos mais secos ou chuvosos. Assim, as demais estações ficam imperceptíveis para a população local ou quem turista na cidade. O clima na capital roraimense é o Tropical Úmido pela região na qual se encontra: Zona Climática Tropical.

A temperatura  de Boa Vista quase sempre é alta, a máxima chega aos 37,6°C.  Por sua vez, a mínima fica em 21°C. Como no verão, além do calor, são registrados grandes contingentes de precipitação – a média anual é 1.750 milímetros de chuva.

Como é a temperatura em Boa Vista?

Pensa em uma amplitude térmica pequena entre as estações quente e fresca. Essa sensação pode ser percebida e acontece ao longo do ano em Boa Vista. Durante os quase três meses de período com temperaturas maiores, setembro a dezembro, a máxima média diária é 33°C.

E, quando chega a estação mais fresca, o quão mais amena ou baixo fica a temperatura na capital de Roraima? A diferença é pequena e parece quase imperceptível, pois os dias continuam quentes. Para se ter ideia, entre maio e agosto, a temperatura média máxima é abaixo de 31°C na capital de Roraima.

Temperatura de Boa Vista

Temperatura máxima (linha vermelha) e mínima (linha azul)./ Imagem: Reprodução: Weather Spark

Quem reside ou visita a cidade entre abril e setembro, precisa ter guarda-chuva em mãos todos os dias. Até pode parecer exagero, mas no período a probabilidade de chuva em qualquer dia é superior a 47%.

Já na estação seca, que ocorre entre setembro e abril, também pode chover. Contudo, as chances são consideravelmente menores, sendo a probabilidade mínima somente 12%. Ou seja, o índice é bem menor comparado ao de grandes precipitações.

Qual o Ar-Condicionado mais recomendado na cidade?

Assim como em boa parte do norte do Brasil, Boa Vista tem temperaturas altas durante o ano. Além do calorão, as chuvas fazem parte das características climáticas da região. Com essa combinação, ar-condicionado em casa ou no trabalho é mais do que opção: é uma necessidade. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo na escolha.

Comece sabendo os melhores tipos de ar-condicionado para a região: piso teto frio e Split comum. Embora a primeira opção seja a mais recomendada pela potência, o Split também precisa ser lembrado na hora de você comprar o aparelho.

Outra dica é usar o umidificador, embora o ar-condicionado tenha a função também. Isso porque o equipamento desumidificador é indicado em locais úmidos e com falta de ventilação. Assim, terá um ambiente ainda mais climatizado.

Como aproveitar Boa Vista?

Temperatura de Boa Vista

Igreja Matriz fica no Centro Histórico de Boa Vista/Imagem: Romeu Lima

A capital mais distante de todas as outras, fica no extremo norte do Brasil, oferece diversas atrações culturais, gastronômicas e de turismo ecológico. Boa Vista é planejada, o que faz ter forma de leque, e as ruas levam à área central. E, se estiver indo conhecer o Monte Roraima, certamente irá passar pela cidade roraimense.

Com diversos espaços para atividades ao ar livre, se pretende visitar, não deixe de ir ao Complexo Praça Ayrton Senna. Outro parque com destaque é a Praça das Águas. Para quem curte atividades que remontam a história, vá à Casa do Coronel Teodoro Bento Ferreira Marques Brasil. O local é a residência mais antiga da cidade – a construção é de 1888 -, e fica às margens do Rio Branco.

Também não deixe de experimentar os pescados de água doce e os sucos naturais característicos da região. Por fim, considere visitar o Centro Histórico e se aproximar ainda mais de Boa Vista.

Redação WebArCondicionado – Com informações de InfoEscola, Jô Viajou, Viagem e Turismo.  Universidade Federal de Roraima e Weather Spark.