Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

O nosso país é muito grande, e por causa disso ele tem muitos climas. O inverno no Brasil não é igual em todas as regiões, e hoje vamos te indicar qual o melhor ar-condicionado para cada uma delas.

Então vem com a gente descobrir qual aparelho vai te ajudar com o clima da sua região. Seja no norte, nordeste, centro-oeste, sudeste ou sul!

inverno-no-brasil-melhor-ar-condicionado

Verão e inverno no Brasil são muito diferentes, vamos ver qual o melhor ar-condicionado para cada região – Imagem: WebArCondicionado

Qual Ar-Condicionado usar durante o Inverno no Brasil?

Cada região do Brasil tem um clima muito específico. Por causa dessas diferenças de temperatura e de chuvas, existe um ar-condicionado ideal para cada região. Vamos te mostrar qual é a escolha ideal para cada lugar e onde estão as melhores ofertas, para você economizar na hora da compra.

Região Norte: Piso Teto Frio

A região norte do Brasil é marcada por altas temperaturas e muitas chuvas. Ou seja, calor e umidade praticamente o ano inteiro. O tipo de ar-condicionado mais indicado para esse tipo de clima é o split piso teto frio.

Esse modelo trabalha com grandes quantidades de ar e ajuda a climatizar mais rápido até mesmo os ambientes pequenos. Ou seja, ele resfria e retira a umidade do ambiente em pouco tempo.

Lembrando que todo ar-condicionado deixa o ar mais seco, ainda assim é uma boa ideia reforçar a desumidificação e buscar por um aparelho que tenha a opção do desumidificador. E claro, não é necessário comprar um piso teto com ciclo quente/frio, pois na região norte praticamente não existe inverno. Um modelo piso teto frio já é o suficiente. Resumindo:

  • O piso teto gela mais rápido;
  • Tira umidade do ar em pouco tempo;
  • Pode ter a função de desumidificador;
  • Não precisa ser quente/frio.

Apesar do piso teto ser muito eficiente, nunca desconsidere a ideia de um split comum. O piso teto custa um pouco mais caro, pois ele é recomendado para os grandes ambientes, por isso ele é tão potente. E é por causa dessa força toda que indicamos esse modelo para essa região de calor tão intenso. 

Região Nordeste: Split ou Piso Teto com Umidificador

A região nordeste é quente e seca na maior parte do seu território. Nessas condições, o melhor é um piso teto ou um split comum de ciclo frio.

Não precisa ser um ar-condicionado com ciclo quente/frio, pois as temperaturas são altas o ano inteiro. Porém, na parte mais central do nordeste, o melhor é ter um ar-condicionado split com função de umidificador, por causa das secas do sertão.

Se você vive mais perto do litoral nordestino, então o piso teto frio comum deve dar conta. E se for o caso, não precisa de umidificador, pois no litoral existe bastante umidade. Resumindo:

  • Split comum de ciclo frio no sertão do nordeste;
  • O ideal é ter um ar-condicionado com umidificador;
  • No litoral o melhor é o split ou o piso teto sem umidificador;
  • Em nenhum deles é preciso o ciclo quente/frio.

Região Centro-Oeste: Janela Quente/Frio

Essa região tem um clima tropical clássico. É quente e chuvoso no verão, e seco e mais frio no inverno. Nesse caso, um modelo clássico de janela com ciclo quente/frio é a melhor escolha.

O janela é um modelo mais robusto e não sofre tanto com as chuvas. Além disso, eles conseguem agrupar mais funções com facilidade. Então é fácil encontrar um modelo com umidificador para o inverno ou que retire bastante umidade no do ar no verão.

  • O janela é mais robusto e dura mais em estações diferentes;
  • É mais fácil de ter várias funções;
  • Pode ser encontrado em ciclo quente/frio.

Tem muita gente que acha que o janela é um modelo ultrapassado. Mas isso é engano. O janela já foi um modelo bem popular, mas ele se reinventou e hoje traz tantas tecnologias e novidades quanto os splits.

Região Sudeste: Split Inverter Frio ou Ar-Condicionado Portátil

O sudeste é a região com o maior número de pessoas do Brasil. As grandes cidades fizeram algumas alterações no clima original, mas resumindo: o verão é quente, abafado e com muitas tempestades, enquanto o inverno é um pouco mais frio.

Nesse caso, o mais recomendado é um split inverter frio.

Como pode notar, não recomendamos o inverter ciclo quente/frio nesse caso. Isso é porque a tecnologia inverter gera mais economia quando o aparelho fica ligado por bastante tempo. E mesmo que tenha um inverno mais frio, a região sudeste não oferece grandes períodos de baixas temperaturas.

Se for o caso de querer um ar-condicionado tanto para resfriar no verão, quanto para esquentar no inverno, sugerimos um split comum de ciclo quente/frio, clique aí e veja onde estão os melhores preços.

O Ar-Condicionado Portátil pode ser a Melhor Solução

Agora, para quem vive em grandes cidades, é sempre um transtorno fazer uma obra. E todo split precisa de instalação, ou seja, abrir parede. Por isso, para quem quer lidar tanto com o calor quanto com o frio da região sudeste, uma ótima opção é o ar-condicionado portátil quente/frio.

Essa é provavelmente a região mais complexa do Brasil para quem quer instalar um ar-condicionado. Mas se você vive nos grandes centros urbanos, ou se vive mais para o interior, essas aí em cima ainda são as melhores opções. Vamos recapitular?

  • Split inverter frio para quem deixa o aparelho ligado por muito tempo;
  • Inverter quente/frio só compensa se o uso for intenso em todas as estações;
  • Split comum quente/frio é ideal para quem gosta de usar um pouco em cada estação;
  • Ar-condicionado portátil é uma boa opção para quem não quer ou não pode gastar com instalação.

Região Sul: Split Inverter Quente/Frio

A região sul é marcada por estações muito bem definidas. Verão quente e úmido, inverno muito frio e seco. Ou seja, aqui sim vale a pena ter um ar-condicionado split inverter quente/frio.

O inverter quente/frio é a melhor opção para os sulistas porque o ar-condicionado vai ser muito utilizado em todas as estações. Isso compensa o investimento na tecnologia inverter e gera economia na conta de luz. Vamos resumir?

  • Split inverter quente/frio pode ser usado no inverno e no verão;
  • Tecnologia inverter compensa porque é muito utilizada;
  • Inverter traz mais economia para quem o utiliza por mais tempo;
  • O ciclo quente/frio atende suas necessidades no verão e no inverno.

Cada escolha de ar-condicionado deve ser feita de maneira inteligente. E um modo excelente de ter o conforto que você merece e ainda economizar o seu dinheiro é encontrando o modelo ideal para o seu clima.

Acesse a nossa postagem sobre o clima nas regiões do país e descubra exatamente como é o verão e o inverno no Brasil em cada região.