Atualizado por Yuri Correa em 22/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Assim como aconteceu com vários modelos que não emplacaram no mercado, o Split Canto Teto tinha uma ideia interessante. Porém, assim como o Split Quadro Lados, esse modelo nunca alcançou a popularidade necessária no mercado e acabou sendo descontinuado.

O que é o Canto Teto

Também chamado de Teto Canto, esse foi um modelo de design único e diferenciado dos demais aparelhos tradicionais de Ar Condicionado. Ele podia ser instalado canto dos tetos, sendo assim muito discreto. Sua instalação era recomendada para residências e ambientes de trabalho, onde poderia proporcionar bem estar e conforto térmico com discrição. Quando ainda era produzido aqui no Brasil, podia ser encontrado nas capacidades de 9.000 a 12.000 BTUs, nos ciclos frio e quente/frio.

O Canto Teto tinha baixo nível de ruído, possuía sistemas de filtragem do ar eficientes, controle remoto, até cinco modos diferentes de funcionamento, display digital, função sleep, entre outros. Essas características podiam variar de acordo com cada fabricante – apenas a Komeco e a Gree chegaram a comercializar esse modelo aqui no Brasil.

Como é feita a instalação?

A unidade interna desse ar-condicionado (evaporadora) é instalada no teto, no encontro entre duas paredes. A unidade externa é instalada da mesma forma que os Splits comuns, a condensadora é idêntica.

 

As vantagens do Canto Teto

A principal vantagem dos modelos Canto Teto era, obviamente, a sua fácil adaptação aos cantos dos cômodos. O design discreto e inúmeras aplicações poderiam tê-lo feito mais popular. Além disso, o modelo tinha como diferencial proporcionar um melhor aproveitamento de espaço e da distribuição de ar.

 

Porém, como citamos anteriormente, os Canto Teto foram descontinuados, e mesmo a Komeco e a Gree que fabricavam o modelo aqui no Brasil, já não o produzem mais. Se você conhece alguma loja que ainda possui itens desse tipo ou se você conhece alguém que tem ou se é dono de um desses aparelhos, conta aqui nos comentários!