Atualizado em 16/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

AC em casas de madeira

Muitas casas passaram a contar com ar condicionado, equipamento indispensável no ápice do verão. As residências de madeira também entram nessa conta, o problema é que elas necessitam de um dimensionamento térmico diferente daquele que é feito nas construções de alvenaria.

Você sabe por que isso acontece? Vamos entender tudo sobre o assunto e o que levar em conta na nossa postagem de hoje!

Casa de madeira tem temperaturas diferentes

Existem muitas diferenças entre as casas de madeira e de alvenaria. Começando pela construção,passando pela estrutura e chegando até mesmo à estabilidade de temperatura. A instalação de ar-condicionado em casas de madeira deve seguir algumas regras e análises, como observar se o ambiente não apresenta vãos, pois eles fazem com que o ar não circule plenamente no interior da residência, acarretando no não resfriamento.

É aconselhado que o ambiente tenha vedação total para que o aparelho consiga exercer corretamente sua função, caso contrário terá um maior consumo e sua eficiência será reduzida

Condução de calor

Tipos de Paredes - Simples e DuplasA madeira não é uma boa condutora de calor, tanto é que a eletricidade não se propaga nela. Por este motivo, a troca térmica entre o ambiente externo e interno é rápido e constante em casas de madeira. A exposição ao sol no verão pode gerar um ambiente bastante quente durante o dia, embora o calor possa ser dissipado durante a noite, tornando um pouco mais agradável.

Parede dupla com Isolante térmico

 

 

 

 

 

 

De acordo com o professor Salvador Fraga, da SF Consultoria, como não há resistência à transferência de calor, as construções em madeira precisam de cuidados específicos quanto à isolação térmica. “Paredes duplas, forradas com isolantes térmicos específicos, telhados térmicos e sótão com aeração regulável para períodos de frio e calor intensos são alternativas para que o ambiente se torne mais resistente à transferência do calor externo”, diz Salvador.

Existem vários tipos de isolantes térmicos no mercado, até mesmo o ar entre duas faces de uma parede dupla é um isolante térmico, assim como a lã de rocha, lã de vidro, poliestireno expandido (no Brasil conhecido como isopor), entre outros materiais.

 

Instalação do ar-condicionado em casas de madeiras

A instalação do aparelho em si é idêntica a realizada em edificações de alvenaria, a diferença pode estar na parte estética e na hora de furar a parede. “Só há diferença no formato da construção das paredes. Na hipótese de paredes duplas, a instalação muito se assemelha com a de alvenaria, onde a tubulação e fiação ficam embutidas. Nas paredes simples de madeira estas ligações ficam expostas”, explica Salvador Fraga.

Para Roberto Kitamura, da Fuji Ar, há maior facilidade, mas alerta sobre as peculiaridades da madeira. “A instalação é mais prática, pois a madeira é mais fácil para se perfurar, entretanto deve-se atentar quanto à alocação dos cabos elétricos, devido a madeira ser mais inflamável que alvenaria, podendo ocasionar um incêndio, por exemplo”, diz Kitamura.

A diferença do dimensionamento térmico entre alvenaria e madeira

Aparelho Instalado em casa de Madeira

Para dimensionar a necessidade de um ambiente de alvenaria, é considerado 600 BTUs para cada metro quadrado, mas como a absorção de calor da madeira é diferente, ela precisa de outro cálculo. Segundo Salvador Fraga, é necessário analisar cada caso e suas características na casa de madeira, não havendo um cálculo preciso. “Se for uma parede dupla com boa isolação térmica e sem grande incidência solar, podemos usar para o cálculo uma média de 800 BTUs por metro quadrado.

Esse número é para locais com até três metros de altura. Em ambientes de madeira sem forro, onde o pé direito tenha seis metros, por exemplo, então dobramos também o número de BTU, passando para 1600”, exemplifica Salvador.

Conforme Roberto Kitamura, cada caso deve ser analisado de forma isolada, mas aponta algumas características que usa no seu trabalho. “O dimensionamento em casa de madeira deve ser calculado em torno de 10% a 15% a mais que no caso da alvenaria, por que madeira com a espessura de uma polegada tende a perder temperatura, a menos que as paredes tenham um revestimento térmico ou sejam duplas com espaço entre elas”, diz o profissional.

As paredes expostas diretamente ao sol atrapalham e retardam o trabalho do ar condicionado, pois antes que o aparelho refresque o ambiente, terá que resfriar as próprias paredes internamente.

Qual modelo é mais apropriado?

Ar Condicionado Janela

Ambos os modelos, split ou janela, podem ser instalados nas edificações de madeira. O principal a considerar aqui é a carga térmica, o suporte para os condicionadores, a alimentação elétrica, a possibilidade de escoamento da condensadora pela rede de drenagem e o design mais adequado à arquitetura interior do ambiente.

Ao optar pelo janeleiro deve-se ficar atento quanto à probabilidade da entrada de vândalos pela abertura onde está instalado o aparelho, pois dependendo da madeira e da edificação, ela pode ser mais frágil.

Construção de casas de madeira no País

Nas regiões Sul e Sudeste, com o passar dos anos, o uso da madeira se expandiu devido à matéria prima araucária ser farta nestas localidades. Já na região Norte, a tradição indígena, o amplo recurso natural e a baixa renda fizeram com que as construções de madeira ganhassem espaço.

Mesmo assim, ainda hoje há um certo preconceito em relação à construção de casas de madeira, seja pelo uso inadequado e os problemas de secagem, aliado ao meio ambiente tropical que acelera a deterioração. Contudo, a tradição de construir casa de alvenaria é forte no país. O sistema trazido pelos portugueses na época da colonização, quando ainda se utilizava a mão de obra escrava para carregar pedras e fabricar tijolos, se enraizou na cultura nacional.

Compartilhar: