Redação Portal WebArCondicionado

O Filtro Secador é um componente importante para o sistema de um ar-condicionado e da refrigeração em geral.

Sistema livre de umidade

A função do Filtro Secador é manter o sistema livre de umidade residual, já que absorve as partículas ácidas e sólidas que se desprendem do sistema de refrigeração.

Os filtros possuem baixa perda de pressão e alta capacidade de secagem. Em sua maioria são construídos em cobre.
Internamente a peça possui uma tela grossa na entrada e uma tela fina na saída, entre as telas são colocados dessecantes.

Leia também: Termostato: O que é e qual a sua função?

Atenção na utilização do modelo correto

Com a evolução dos fluidos refrigerantes, várias opções de filtros secadores foram desenvolvidos de acordo com sua aplicação, que levam em conta além do fluido, a pressão de trabalho e o fluxo de massa.

Quando for necessária a troca do filtro secador não se deve escolher apenas pelo tamanho, já que filtros com as mesmas dimensões podem conter capacidades e desempenhos diferentes.

Leia mais: Válvula de expansão eletrônica: Qual sua importância no Split?

Cuidado com entupimentos

É possível ser encontrados entupimentos da tela do filtro e a obstrução dela pelas próprias partículas do filtro. Nesse caso, o modelo pode ter sido mal selecionado, contendo partículas dessecantes frágeis demais para aquele sistema. Com o passar do tempo, esse problema pode ocasionar um desgaste do sistema e até prejudicar sua vida útil.

A perda de carga do filtro secador também pode ser a causa de uma escolha errada. A obstrução de parte do filtro, entre outras coisas, diminui a quantidade de fluido refrigerante que passa pelo sistema, reduzindo a capacidade de refrigeração do aparelho.

Como citamos acima, o filtro secador é um componente importante no funcionamento do ar-condicionado e de toda a refrigeração. Para o profissional, sempre tenha uma atenção especial se a peça está desempenhando bem sua função e, em caso de substituição, procure pelo modelo ideal para o aparelho desejado, observando dimensões, fluido refrigerante e poder de filtragem.

Leia também: Boas práticas na utilização dos fluidos refrigerantes

Gostou do conteúdo? Deixe abaixo seu comentário. Até a próxima.