Redação Portal WebArCondicionado

Na última sexta-feira, dia 05 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação) publicou um alerta sobre as boas práticas com os fluidos refrigerantes. Confira abaixo:

Importância dos cuidados na instalação e manutenção de equipamentos

Nos últimos anos, o processo de substituição de fluidos refrigerantes nocivos ao meio ambiente por outros que não agridem a camada de ozônio tem sido intensa. As ações fazem parte da implementação do Protocolo de Montreal no Brasil, na qual os países se comprometeram a eliminar o uso de fluidos nocivos ao meio ambiente.

“É fundamental um cuidado à parte com os fluidos de R410, especialmente no manuseio e transporte. O trabalho adequado com os fluidos refrigerantes é fundamental para o meio ambiente”, explica o diretor da ASBRAV, Adão Webber Lumertz.

Leia também: História dos Fluidos Refrigerantes: Da Origem ao Cenário Atual

Plano Nacional de Eliminação de CFCs

O Plano Nacional de Eliminação de CFCs (PNC), contempla um conjunto de ações para alcançar a eliminação do consumo de CFCs e o gerenciamento de seu passivo nos equipamentos existentes. O PNC é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

O recolhimento, a reciclagem e a regeneração de fluidos refrigerantes fazem parte do trabalho brasileiro para eliminação e gerenciamento de passivo de SDOs. Essas ações englobam iniciativas para recolher, armazenar, transportar, tratar e reutilizar fluidos refrigerantes de maneira ambientalmente correta e segura.

Leia mais: Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza e é possível alterá-lo?

Classes dos fluidos refrigerantes

Os materiais são divididos por classes: entre os que destroem a camada de ozônio e provocam o efeito estufa estão os modelos de CFC-Clorofluorcarbono (R-11, R12 e R-502) e de HCFC-Hidroclorofluorcarbono (R-22, R141b e R401a). Os chamados HFC-Hidrofluorcarbono (R134a, R-407a e R410a) não destroem a camada de ozônio, mas causam efeito estufa e também estão sendo substituídos. Por fim, os HC-Hidrocarbonetos (R-290, R600a, R717 e R-744) são recomendados por não causarem danos ao meio ambiente.

Leia também: A mudança do fluido refrigerante R410a pelo R32

Comente abaixo o que você acha dessas mudanças que estão ocorrendo. Até a próxima.

Compartilhar: