Redação Portal WebArCondicionado

Termostato é um dos componentes do ar-condicionado que mais ouvimos falar, mas poucos sabem sua real função. Agora iremos explicar sobre essa peça tão importante.

O que é e o que faz o termostato?

É um componente que tem a função de detectar a temperatura no ambiente e suas variações, indicando o momento em que o compressor deve funcionar ou parar.

No capilar do termostato há um gás que pode ser dióxido sulfúrico, cloreto de metila, gás utilizado no sistema ou outro similar.

Utilizando um exemplo, é como se o termostato fosse quem “sente” a temperatura e envia a informações para o “cérebro” do ar condicionado que irá alterar a temperatura do aparelho ou não.

O primeiro termostato eléctrico foi criado em 1883 por Warren S. Johnson.

Leia também: Como Fazer o Ar-Condicionado Gelar Mais Rápido

Diversos equipamentos utilizam o termostato

Os termostatos são formados por dois componentes principais, que são os sensores e os reguladores. Eles estão presentes em diversos aparelhos e sistemas que precisam detectar e corrigir variações de temperatura de forma automática e eficaz.

Os sensores têm o objetivo de indicar a variação térmica sofrida pelo sistema, enquanto que os reguladores controlam essa oscilação e corrigem os desvios de temperatura, mantendo o ambiente dentro de uma temperatura desejada.

Leia mais: Onde comprar Peças de Ar-Condicionado?

Termostato descongelante

Somente os aparelhos com ciclo reverso utilizam o termostato descongelante. A função é inverter o ciclo calor para o frio quando o aparelho apresentar um início de congelamento no condensador.

Comente abaixo o que achou do nosso conteúdo. Até a próxima!