Redação Portal WebArcondicionado

A válvula de expansão é um dos componentes fundamentais do ciclo de refrigeração.

Mas onde fica e o que faz a válvula de expansão?

A válvula é um dispositivo que fica entre o condensador e a entrada do evaporador.

Entre os principais objetivos da válvula está fazer com que o fluido refrigerante que vem da condensadora chegue com temperatura e pressão reduzida, separando os lados de alta e baixa pressão e garantir que somente fluido refrigerante liquido esteja na entrada da evaporadora, garantindo assim que a quantidade e a velocidade sejam suficientes para a evaporação completa.

Dessa forma, o fluido refrigerante se torna vapor no evaporador e com uma temperatura baixa, que troca calor com o ar ambiente.

Leia também: A mudança do fluido refrigerante R410a pelo R32

Válvula de expansão eletrônica x mecânica

Válvulas de expansão eletrônicas estão cada vez mais em alta. A principal vantagem em relação a mecânica é exatamente sua precisão. Os controles e ajustes do fluxo de fluido refrigerante para a evaporadora sem vazamento no superaquecimento ou subresfriamento é preciso.

Além disso, os desperdícios também são reduzidos e a possibilidade de integração com sistemas de automação é outra vantagem importante.

Alguns aparelhos Split do mercado ainda utilizam o tubo capilar como principal dispositivo de expansão, mas vem perdendo espaço rapidamente para as válvulas de expansão eletrônicas.

Leia mais: Boas práticas na utilização dos fluidos refrigerantes

Gostou desse conteúdo? Comente abaixo. Até a próxima!