Atualizado em 29/07/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Não é fácil escolher a melhor marca de ar-condicionado, pois cada aparelho e fabricante oferecem tecnologias e condições diferentes para diversas situações. Porém, nós do WebArCondicionado resolvemos colocar lado a lado os fatores mais valorizados pelo consumidor: preço, consumo de energia e gasto na conta de luz, eficiência, garantia, atendimento e benefícios.

Outra coisa que é preciso levar em conta é a época, pois às vezes uma marca se destaca pelas suas inovações tecnológicas, enquanto noutro momento fica atrás das concorrentes em outros quesitos. O mercado está sempre se movimentando e por isso vamos tentar fazer um recorte desse cenário atualmente.

O que é ar-condicionado Split?

Split é o modelo de ar-condicionado mais popular da atualidade. Recebe esse nome porque é “dividido” (em inglês, “split”) em duas unidades, uma externa e outra interna. Respectivamente, a condensadora e a evaporadora. Ele funciona trocando o ar quente ou frio do lado de dentro, por um ar renovado que é resfriado ou aquecido pelo compressor.

Qual marca de ar-condicionado Split tem o melhor atendimento ao cliente?

Fizemos um levantamento sobre quais as marcas de climatizadores Split tem boas relações com seus consumidores. Para isso, recorremos aos dados do site Reclame Aqui, que junta e compara as reclamações e os retornos que recebem os compradores dos lojistas e fabricantes.

Leve em consideração que as avaliações são referentes a todos os produtos vendidos por essas marcas.

As marcas mais bem faladas

As mais bem cotadas são a Gree (nota: 9.4) e a Electrolux (nota: 8.8). Porém, as duas marcas são menos abrangentes, ou seja, elas não se expõem muito no mercado para receberem mais avaliações ruins também. De qualquer forma, a média é muito boa.

As marcas que também agradam

Em seguida vem a Toshiba e a Panasonic (ambos com nota 8.4), a Daikin (nota: 8.2), a Consul e a Mitsubishi (ambas com nota 8.1). Fecham o ranking a LG (nota: 7.7), a Carrier (nota: 7.3) e a Fujitsu (nota: 6.4).

Cabe ressaltar que essas últimas são marcas que vendem diversos produtos que não são ar-condicionado, e portanto são avaliadas por públicos muito diferentes.

Qual a marca mais recomendada pelos técnicos?

Dessa vez fomos ao nosso fórum ver o que os profissionais do setor de ar condicionado dizem das principais marcas no mercado. E parece consenso, a Fujitsu é uma das favoritas no quesito instalação. Dizem os instaladores que ela oferece assistência competente e pronta para resolver problemas e conseguir peças caso surja algum problema.

Além disso, gostam de ressaltar que os aparelhos costumam funcionar muito bem, por bastante tempo e atendem as demandas de uso. A LG, a Daikin e a Hitachi também foram bem cotadas entre os técnicos.

 Análise: qual a marca de Split com o melhor custo-benefício?

Dentre as marcas mais populares, a Consul é uma das que oferece preços bem acessíveis, seguida pela LG. A Daikin já é um pouco mais cara, enquanto a Fujitsu é a que cobra mais pelos seus aparelhos.

Lembrando que a Fujitsu tem nome, como comprovado pela pesquisa com os técnicos. É uma marca cara sim, mas muito bem cotada com os profissionais do setor.

Qual a marca que oferece as melhores condições de compra?

Aqui é preciso reconhecer a Daikin, que oferece alta competitividade com sua garantia de 2 anos do produto completo, mais a garantia de 5 anos do compressor. A Fujitsu, que tem a assistência mais elogiada do setor, só oferece garantia se a instalação for feita por algum técnico autorizado.

Já a LG, que não faz essa exigência, oferece o básico, que é 1 ano, e 10 anos de garantia no compressor.

Qual a marca de Split mais econômica?

A Fujitsu, especialmente sua linha Inverter, é a mais econômica do mercado, levando-se em conta a potência em BTUs e o consumo em kw/h. Sua média é de 30 kw/h mesmo dentro os aparelhos muito potentes.

Já a LG consome mais, mesmo sua linha inverter tende a ficar mais perto dos 40 kw/h. Não se assuste, a gente sabe que esses não são valores muito baixos e que existem vários produtos bem mais econômicos que variam entre os 15 e os 20 kw/h, mas estamos aqui falando dos produtos de ponta, recheados de tecnologias e funções que acarretam, claro, em um pouco mais de consumo.

Já os aparelhos da Consul se dividem, depende muito das funções e o modelo, mas ficam no meio das médias da Fujitsu e da LG. E a Daikin é a que mais se aproxima da Fujitsu em eficiência energética.

Todas são marcas Classe A e com diversos produtos avaliados com o Selo Procel A.

Qual a marca mais bonita de Split?

A LG é destaque aqui, é de longe a empresa que mais investe na aparência e no design de seus produtos. Ela oferece outras cores que não só o branco, para quem gosta de fazer combinações.

Enquanto outras marcas como a Fujitsu empacaram nos velho modelos quadradões e brancos, a LG está sempre adicionando curvas, superfícies espelhadas e elementos que deixem o ar-condicionado com cara de novo.

 

Qual a marca mais moderna?

A LG também leva pontos aqui, afinal, ela é uma fabricante conhecida por investir em novas tecnologias. A Fujitsu, a Consul e a Daikin ficam um pouco atrás por apostar no seguro quase sempre.

Afinal, qual a melhor marca de Split?

Fazendo um apanhado geral, é possível destacar a Daikin, a Fujitsu, a LG e a Consul como as mais silenciosas do mercado atual. E mesmo que entre elas existam diferenças, também são as marcas que consomem menos em comparação ao resto.

Se fosse para destacar, estas quatro seriam as marcas do momento: Daikin, Fujitsu, LG e Consul. Basta ler acima os quesitos nas quais elas se saem melhor e escolher a marca de Split que melhor serve para você.