Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

porta-janela-aberta-ar-condicionado

O ar-condicionado deve ser o eletrodoméstico mais cercado de mitos na internet. Fica difícil separar o que é verdade do que é imaginação fértil, e aí entra a nossa pergunta de hoje: para ligar o aparelho, é preciso estar com as portas e janelas fechadas? Por que?

É isso o que vamos explicar a seguir.

Ligue o Ar-Condicionado e Feche as Portas e Janelas

Sim, de tudo o que rola na internet sobre o ar-condicionado, essa é uma das verdades. O aparelho de climatização precisa do ambiente fechado para trabalhar. E isso inclui não apenas manter as portas e janelas bem fechadas, mas qualquer outro tipo de abertura.

Mas suspeito que você não está satisfeita / satisfeito com essa resposta e quer saber o porquê. Certo?

Ok, vamos lá.

Por que manter janelas e portas fechadas

Quando você tem um ar-condicionado funcionando em um cômodo, ele está constantemente fazendo a leitura de calor daquele ambiente. É assim que ele sabe se está mantendo a temperatura que você pediu.

Com uma porta ou uma janela abertos, o ar refrigerado vai embora e o ar-condicionado nunca consegue alcançar a temperatura desejada. Por mais que alguns pontos do cômodo possam ficar geladinhos (ou quentinhos, se for o caso), as áreas mais próximas de aberturas não vão estar climatizadas direitos.

Parece bem ruim ter um ar-condicionado funcionando e não cumprindo suas funções, não é? Mas acredite, esse nem é o pior dos problemas quando você não fecha portas e janelas.

banner-animado-blog-topo-webar

Alto Consumo de Energia Elétrica

Os aparelhos de ar condicionado são divididos em potências, que são medidas em BTUs. Cada número de BTU corresponde a capacidade que um modelo vai ter de climatizar uma área com determinado tamanho.

Como já explicamos em muitos outros posts aqui no WebArCondicionado, mesmo que você tenha um ar-condicionado com os BTUs corretos para o tamanho de um ambiente, pode ser que você precise de um aparelho com ainda mais potência por causa de fatores como o número de pessoas no cômodo, a quantidade equipamentos eletrônicos e a incidência de luz solar, pois todos esses são agravantes térmicos.

Ou seja, são condições que deixam o cômodo mais quente. 

Se o aparelho estiver subdimensionado para as exigências que você fizer dele, o ar-condicionado com certeza vai trabalhar com toda a força do motor e consumir muita energia elétrica por causa disso.

Isso é: se você tiver um split de 9 mil BTUs, por exemplo, e abrir as janelas e portas do seu quarto, o ar climatizado irá vazar para a rua e o ar-condicionado vai funcionar com força máxima para tentar recuperar essa perda.

Janelas e Portas abertas estragam o Ar-Condicionado

A outra consequência direta de fazer o ar-condicionado trabalhar assim, é que suas peças e componentes vão estragar com maior facilidade. Esses aparelhos não foram pensados para operar dessa maneira, pois tratam-se de máquinas que funcionam em equilíbrio.

Porque, mesmo se você comprar um ar-condicionado mais potente para poder usá-lo com a janela aberta, isso vai forçar o compressor e demais partes do aparelho, diminuindo sua vida útil.

Ou seja, ao deixar portas e janelas abertas junto com o ar-condicionado ligado, você só vai gastar mais na conta de luz e ainda vai prejudicar o aparelho, tendo que consertá-lo ou até trocá-lo em pouco tempo.

Siga as nossas redes para ficar sabendo as melhores dicas do mundo do ar-condicionado:

Instagram
Facebook
Youtube