Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Para quem começou a procurar por ar-condicionado agora e ainda não sabe como funciona esse mundinho da climatização, hoje vamos explicar o que são os BTUs. Afinal, o que significam essas três letrinhas e qual a importância de saber disso na hora de comprar um aparelho novo? É o que vamos explicar, vem junto!

O que é esse tal de BTU?

O BTU é uma medida de potência. Ela serve para mensurar a quantidade de energia necessária para elevar ou baixar a temperatura.

Ou seja, ele mede a potência de climatização de um ar-condicionado. É uma unidade, portanto, de força e da capacidade que um ar-condicionado tem para fazer a refrigeração ou o aquecimento de um ambiente.

A sigla BTU vem de British Thermal Unit, que quer dizer Unidade Térmica Britânica, já que a medida foi inventada e adotada na Inglaterra. Hoje, o BTU é utilizado quase no mundo inteiro.

Para que serve os BTUs?

Caso você não saiba como funciona um ar-condicionado, ele suga o ar de dentro do ambiente, retira o calor dele e então devolve para o cômodo em temperatura mais baixa. O BTU diz respeito à capacidade do ar-condicionado de retirar o calor do ar-ambiente.

Quanto mais calor o aparelho consegue retirar do ambiente dentro de um mesmo espaço de tempo, maior a sua potência em BTUs. Quanto menos, menor a potência.

Por exemplo: um ar-condicionado com 9.000 BTUs funcionando durante uma hora em um determinado ambiente, vai retirar menos calor daquele cômodo do que um ar-condicionado de 18.000 BTUs.

Escolhendo a potência correta

Por isso, é muito importante saber a quantidade de BTUs que você precisa para dar conta do seu ambiente. E para isso é preciso calcular o dimensionamento térmico

Um ar-condicionado subdimensionado, ou seja, com potência abaixo da necessária para um ambiente, não vai dar conta de climatiza-lo direito e ainda vai consumir muito da sua energia elétrica.

Assim como um aparelho superdimensionado, ou seja, com a potência acima do que você precisa, vai ser um gasto desnecessário, já que quanto mais alto o número de BTUs, mais alto também costuma ser o preço do equipamento.

Por isso, utilize a nossa Calculadora de BTUs, preenchendo todos os campos pedidos ali para saber exatamente a potência de ar-condicionado que você precisa. Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários!