* Atualizado em 25/04/2019

Porta-luvas refrigerado: quais as vantagensVocê já pensou em ter um carro com o porta-luvas climatizado? Será que vale a pena? Quais as reais vantagens disso?

Os Engenheiros e Designers das fabricantes de automóveis estão sempre pensando em novidades que poderiam agregar valor aos carros. Ou seja, itens de conveniência ou de segurança que podem facilitar a vida dos motoristas são – na maioria das vezes – muito bem pensados antes da fabricação do veículo.

O ar-condicionado automotivo, por exemplo, que já está no Brasil há mais de 50 anos, hoje é o item mais requisitado entre as pessoas que vão adquirir um carro novo. Tanto é que quase 100% dos automóveis já estão saindo das montadoras com ar-condicionado.

E para quem tem carro com ar-condicionado, outra opção que também já existe há bastante tempo é o porta-luvas refrigerado. Em uma breve pesquisa, descobrimos que um dos primeiros (se não o primeiro) carro com porta-luvas refrigerado foi o Ômega CD, em 1992/1993. Hoje, muitas marcas e modelos já oferecem o item [VEJA ABAIXO]

Portanto, para quem costuma viajar de carro, pode ser muito útil sim.

Porta-luvas refrigerado: quais as vantagensQuais as vantagens de ter porta-luvas climatizado

Quem nunca, ao viajar de carro, levou uma garrafinha de água para beber no caminho e quando foi beber ela estava quente? Acho que todo mundo já passou por essa situação. Mesmo com o ar-condicionado ligado, a bebida não fica geladinha durante toda a viagem. Ainda mais no verão, indo para a praia, com o trânsito parado.

Mas o pior é ter que levar um isopor ou uma caixa térmica, ocupando espaço dentro do carro. O porta-luvas refrigerado é vantajoso para quem costuma viajar de carro e quer manter bebidas e alimentos frescos. O item não gela, mas conserva a temperatura sem tomar espaço a mais no automóvel.

Porta-luvas refrigerado: quais as vantagens

Vantagens além da comida

Quem gosta de deixar maquiagens, ou pelo menos, um batom dentro do carro para “emergências”? Pois é, nesse caso a melhor opção é guardar no porta-luvas refrigerado, pois se o carro ficar exposto ao sol, é bem provável que o batom derreta se ele estiver fora.

Sim, o porta-luvas só é climatizado, claro, se o ar-condicionado estiver ligado. Porém, quando o carro é desligado, o porta-luvas ainda permanece climatizado por algumas horas (até a refrigeração se dissipar) e sua make ficará mais tempo protegida.

Quais são os modelos de carros que vêm com porta-luvas refrigerado?

Se você está para comprar um carro e já quer sair com esse tipo de porta-luvas, preste atenção se a peça é oferecida como item de série no processo de compra. A lista de fabricantes que oferecem a peça é formada por:

Ford

Chevrolet

Hyundai

Toyota

Os modelos mais famosos que carregam o item são o i30 e o HB20, ambos da Hyundai; o Etios, da Toyota; assim como o Ford Ecosport.

Posso instalar um porta-luvas climatizado no meu carro? Qual o preço?

porta-luva-refrigerado-comprarSe o modelo do seu veículo não oferece esse item mas você tem interesse em aproveitá-lo, saiba que é possível  comprar e fazer a instalação do porta-luvas à parte. A peça pode ser comprada até mesmo pela internet, com preços na faixa entre R$ 150,00 e R$ 250,00.  E ATENÇÃO: você deve se certificar se ele é adequado ao modelo do seu carro para que dê tudo certo.

Para isso, indicamos que você vá a uma oficina especializada em ar automotivo e que seja de confiança para fazer a instalação. Outro ponto importante é que você deve ficar atento à limpeza dentro do porta-luvas. Por exemplo, ao fazer a revisão do carro e higienizar as saídas do ar-condicionado, é preciso solicitar a verificação dentro do acessório também.

Viu só como um porta-luvas refrigerado tem vantagens além do que todo mundo imagina? Se você já experimentou usá-lo, conte abaixo nos comentários como foi sua experiência.

Redação do Portal WebArCondicionado