Atualizado por Yuri Correa em 26/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

No verão, por conta do calor, o cuidado com os alimentos deve ser redobrado, para evitar a deterioração e diminuir os riscos de intoxicação alimentar. E esses cuidados já devem ser iniciados no supermercado, na hora de selecionar as compras.

As carnes e frios, por exemplo, devem ser os últimos itens a serem colocados no carrinho, pois são os produtos que podem ficar menos tempo fora da refrigeração.

A forma de armazenar os alimentos ao chegar em casa também requer o máximo de atenção para que sua conservação seja garantida. A despensa e os armários devem ser limpos com pano úmido e álcool para evitar contaminação e insetos. E na geladeira os produtos devem ficar sempre tapados.

Veja algumas dicas específicas:

8 dicas de cuidados com os alimentos no verão

  • Alimentos aquecidos devem ser guardados refrigerados no prazo máximo de duas horas após o preparo.
  • Cebola, alho e limão, quando cortados, não podem ser armazenados na porta da geladeira e sim em uma das prateleiras, pois a constante abertura da porta pode deteriorá-los facilmente.
  • Com os ovos, apesar de a maioria dos aparelhos refrigeradores vir com local especial na porta, a dica é a mesma: eles não devem ser armazenados na porta e sim em uma das prateleiras.
  • Latas, garrafas, potes e vidros devem ser lavados ao chegarem do supermercado e antes de serem guardados, seja no armário, despensa ou geladeira, evitando assim qualquer tipo de contaminação.
  • Frutas, legumes e verduras devem ser conservados sob refrigeração em potes arejados numa temperatura em torno de 10ºC. Temperatura mais baixa que isso pode queimar as folhas e manchar as frutas.
  • Já o leite e seus derivados devem ser mantidos em temperatura abaixo de 10ºC e longe das carnes, temperos ou outros produtos que possam transmitir sabor ou cheiro.
  • As carnes cruas refrigeradas (não congeladas) podem ser conservadas no máximo até três dias na geladeira. Se estiverem cortadas em pequenos pedaços, o tempo de armazenamento deve ser menor. Carnes congeladas duram por alguns meses.
  • Por último, a dica mais importante: verifique sempre a validade dos produtos antes de comprar. Se encontrar produtos vencidos nas prateleiras, comunique ao responsável pelo estabelecimento.

Quais alimentos guardar na geladeira

Muitas das nossas dicas falam sobre colocar certos alimentos na refrigeração. É preciso lembrar que, no verão, as altas temperaturas são nocivas a maioria dos comestíveis expostos ao calor. Por exemplo, frutas e verduras que, antes, ficariam em uma fruteira ou em tigelas no centro da mesa, nessa época ficam melhor conservadas na geladeira.

Não hesite em usar a refrigeração a seu favor, o calor facilita a formação de colônias de bactérias, deteriora alimentos mais frágeis e atrai insetos que podem trazer contaminação.

Lembra de mais alguma informação em relação aos cuidados com os alimentos? Compartilhe com a gente através de um comentário.