Você já parou pra pensar o quão importante é a climatização não só para nós, mas para os diversos itens ao nosso redor? A climatização não é fundamental apenas para o conforto térmico humano, mas também para outras situações que exigem um cuidado especial.

Já falamos aqui no Portal WebArCondicionado sobre a importância disso para a qualidade de vinhos, alimentos e até mesmo para a conservação de museus e bibliotecas. E pensando nisso, resolvemos também falar sobre o clima ideal para perfumes e maquiagens. A temperatura, relacionada ao local de armazenamento dos produtos, pode interferir diretamente na sua usabilidade. Portanto, um perfume ou maquiagem pode começar a se deteriorar se não estiver dentro de um padrão adequado.

Perfume: cuidado com a oxidação
No caso dos perfumes, a oxidação é a principal causa de sua degradação. O maior vilão nesse processo é um gás que é vital à nossa existência: o oxigênio. Esse gás, aliado à umidade de bactérias, temperaturas superiores a 30ºC e exposição à luz tornam o líquido impróprio para uso. Levando isso em consideração, o ideal é conservar o perfume mantendo-o protegido do calor, umidade e luminosidade, podendo assim ser usado por um período muito longo. Mas como fazer isso?

A forma é mais simples do que se possa imaginar, basta mantê-los tampados e dentro caixa, assim os perfumes podem ter sua durabilidade aumentada. Vale lembrar que a validade de perfumes é determinada exclusivamente pela ANVISA, e o tempo que o perfume estará em ótimas condições para uso dependerá única e exclusivamente de como ele está sendo guardado e protegido dos agentes externos que explicamos.

Além de influenciarem na durabilidade, o calor e a consequente oxidação do produto podem inclusive mudar a fórmula do perfume e transformar seu aroma. Por isso é aconselhável evitar guardar os frascos em lugares tradicionais como o banheiro, por exemplo, onde ficarão expostos ao vapor e umidade.

No Osmothèque, um dos maiores museus de fragrâncias que existem, localizado em Versalhes, na França, os perfumes são colocados em embalagens de alumínio e refrigerados a 12°C. Desse modo, nossa dica é guardar as fragrâncias em lugares escuros e frescos, como uma gaveta ou um armário médio ou grande.

Maquiagem na geladeira?
No calor, o mesmo acontece com as maquiagens, que inclusive algumas devem ser até refrigeradas. Isso porque, geralmente, as temperaturas acima de 40ºC podem reduzir a vida útil de um cosmético, que pode derreter, amarelar ou modificar também o cheiro três vezes mais rápido do que se o produto fosse armazenado à temperatura ambiente ou abaixo do indicado.

Jenny Frankel, engenheiro químico e ex-desenvolvedor de cosméticos, explica que em termos de climatização eles devem ser divididos em três categorias: coisas que você deve guardar na geladeira, coisas que você não precisa necessariamente e outras coisas que você não deve refrigerar.

De acordo com Frankel, se a maquiagem não tem conservantes, um ambiente de armazenamento frio e seco, como um freezer ou geladeira, é o caminho a seguir, uma vez que os protege. Outros produtos que se beneficiam de armazenamento refrigerado são aqueles à prova d’água ou de longa duração, como rímel e delineador, porque eles contêm “ativos voláteis.”

“O calor acelera a volatilidade e a secagem de um produto, assim o armazenamento refrigerado poderia ajudar um produto à prova d’água a durar mais tempo” explica o engenheiro.

Mas isso não quer dizer que as maquiagens devem ser sempre guardadas na geladeira, já que existem cosméticos com fórmulas de óleo ou à base de cera que podem se solidificar com baixas temperaturas.

De um modo geral, se a temperatura ambiente estiver entre 15 e 21Cº, a refrigeração não é necessária, a menos que as instruções do produto sejam específicas.

Portanto, na hora de armazenar seu perfume ou maquiagem, preste atenção nessas dicas e faça um bom uso do seu produto. Você já perdeu algum deles por não fazer isso? Conte para nós!

Redação do Portal WebArCondicionado