Atualizado por Yuri Correa em 28/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Há muitos anos que a maioria dos hotéis e pousadas localizados em cidades da serra já possuem ar-condicionado com ciclo reverso (quente/frio) para receberem os hóspedes de forma mais confortável durante o inverno. E o aparelho já substituiu a lareira e o fogão a lenha em muitas residências também. Mas a pergunta é: você realmente precisa?

Existem pessoas que ainda se mantêm contrárias ao equipamento por conta do consumo de energia. E diferente do que ocorre no verão, quando a procura por ar-condicionado aumenta, no inverno, principalmente nas regiões mais frias, o que cresce ainda é a procura por lareiras e aquecedores portáteis. Então porque a opção pelo condicionado de ar seria a melhor? Vamos descobrir!

Aquecedor, lareira e fogão a lenha são mais econômicos do que Ar-Condicionado?

Pouca gente  já parou para comparar os gastos entre essas opções. Será que o aquecedor, a lareira e o fogão a lenha são mais econômicos do que o ar-condicionado? Segundo estudo feito por engenheiros de uma concessionária de energia do Rio Grande do Sul, não.

De acordo com os pesquisadores, os aparelhos que mais gastam (dinheiro) não são os que consomem energia elétrica, e sim, os que utilizam gás e lenha. Além disso, ecologicamente falando, usar lenha tem muitos impactos negativos. Esse ato é prejudicial ao meio ambiente pois a fumaça pode ser poluente, gerando gases de efeito estufa.

Mais vantagens de ter um ar-condicionado com a função aquecimento

  • Quando está muito frio, as cobertas demoram para esquentar, e nós demoramos mais para dormir;
  • O ar-condicionado com a função aquecimento torna as noites frias mais aconchegantes;
  • O ambiente fica confortável e você sai do banho sem sentir aquele frio do inverno.
  • Para quem tem doenças respiratórias, como a rinite, e não pode usar cobertores de lã, o ar-condicionado é perfeito;
  • Com ar-condicionado no quente, a gente consegue levantar da cama pela manhã com mais disposição;
  • O ar-condicionado com ciclo Quente/Frio pode ser usado o ano inteiro. Ou seja, o custo benefício de comprar um aparelho de ar condicionado que contenha os dois ciclos é melhor do que comprar um ar-condicionado apenas com a função arrefecimento para o verão e uma lareira ou aquecedor para o inverno.