Atualizado por Yuri Correa em 27/01/2020
Redação do WebArCondicionado

Nos dias de chuva, muitas pessoas se perguntam se o ar-condicionado pode pegar as gotas de água, ficando exposto diretamente a essas condições do tempo e acabando molhados.

Mas apesar de parecer que não, esses aparelhos são feitos para resistir às mudanças climáticas e são capazes de suportar também tanto o sol muito quente quanto a chuva muito forte, desde que instalados corretamente.

Vamos descobrir como?

Posso Ligar o Ar-Condicionado em dia de Chuva?

Os modelos de ar-condicionado são projetados para que as gotas de água da chuva ou a neve (para os lugares onde neva) não atinjam as peças que podem ser danificadas no interior das unidades externas (no caso dos splits) ou das partes que ficam expostas (no caso dos janela).

Em casos de frio intenso ou até mesmo problemas de funcionamento interno, como o vazamento de gás, o aparelho pode congelar, mas aí se trata de um problema separado.

Cuidados com o Janela

No caso dos modelos Janela é preciso ter um cuidado maior do que com os splits, pois se forem instalados de forma inadequada, em dias de chuvas constantes, a água pode vazar para dentro do ambiente.

Ou seja, o aparelho em si não corre risco, mas se a vedação não for feita de maneira correta na abertura na parede, a água pode entrar no ambiente e causar acidentes ou até mesmo um curto

O ideal, nesses casos, é realizar a instalação do aparelho de janela um pouco inclinado para baixo e usar um selador na parede para fazer o acabamento, para prevenir que a água entre e acabe estragando outros itens da sua residência.

Em casos de Tempestade

Portanto, não é necessário desligar o aparelho quando começar a chover, e nem evitar de ligá-lo, pois ele vai continuar funcionando normalmente.

O único cuidado se restringe ao casos de tempestades, pois, assim como com qualquer outro eletrodoméstico, existe o risco das quedas de energia ou raios danificarem os componentes eletrônicos do aparelho. Nesses casos, você pode desligar o equipamento da tomada e garantir a sua segurança.

Banner Split Inverterl Blog horizontal

Cuidados com a Condensadora do Split

Cuidados extras com a unidade externa/Foto:YorkApesar de resistente à chuva, a condensadora do split precisa de alguns cuidados extras quando se trata do local onde vai ser instalada. Por exemplo, a saída de ar de uma unidade externa nunca pode ficar virada e descarregando o calor direto na exaustão de ar de outro condensadora.

Também não é aconselhado instalar esses equipamentos em locais com regularidade de ventos fortes ou com poeira e umidade em excesso. Essas partículas sim pode causar danos sérios a sua máquina.

E por fim, instalar a condensadora em solo irregular, como gramados e outras superfícies com desnível, também é uma péssima ideia, pois compromete o funcionamento e a vida útil do aparelho. A unidade externa deve estar nivelada e não pode ser instalada em outra posição que não seja de pé.

Proteção para unidade externa

Alguns profissionais não indicam proteção para aparelhos do tipo split, pois eles podem dificultar a saída de ar. Além disso, a chuva pode causar condensação em unidades cobertas, resultando em mofo e bolor. Se optar por cobrir, utilize uma capa respirável, para não desenvolver umidade  no aparelho.

Mas existem vários modelos de protetores externos de ar-condicionado, principalmente para os do tipo janela. Para escolher o ideal, vai depender das especificações do local e a padronização do prédio.

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Agora que você sabe que não há problema em ligar o ar-condicionado em dias de chuva e conhece os cuidados com a instalação, compartilhe esse conteúdo com as pessoas interessadas.