* Atualizada em 06/02/2019

Criada para atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante, com pouca oscilação de energia, a tecnologia Inverter tem sido aplicada em diversos modelos de ar-condicionado que chegam ao mercado, ganhando a  preferência de muitos consumidores graças à economia no consumo. Por causa disso, com tantas opções de Inverter disponíveis hoje, você deve estar se perguntando “Qual o melhor modelo?”

Pensando em facilitar a sua escolha na hora de comprar seu Split Inverter e saber suas características, pesquisamos os aparelhos disponíveis no Brasil neste ano de 2019 e levantamos alguns dados para fazer um comparativo.

Para delimitar a busca, centralizamos nossa pesquisa em aparelhos Split Inverter de 9.000 e 12.000 BTUs, que são as potências mais buscadas pelos consumidores e estão disponíveis no mercado online durante o período dessa pesquisa (fevereiro de 2019). As marcas que fabricam modelos Inverter e que foram consultadas são, por ordem alfabética: AgrattoConsul, Daikin, Electrolux, Elgin, Fujitsu, Gree, Komeco, LG, Philco, Samsung, Trane, Springer Carrier e Springer Midea.

Critérios para escolher o melhor Inverter

A lista que você verá a seguir apresenta os critérios avaliados na pesquisa segundo as informações fornecidas pelos fabricantes:

Eficiência Energética

A Eficiência Energética se refere à otimização do Consumo de energia, que é um dos itens mais importantes considerado em nossa busca. Isso define quanto de energia elétrica o ar-condicionado consome em kWh/mês. Falando nisso, aproveite também e veja quais os Splits mais econômicos de 2019.

Fluido Refrigerante

Também avaliamos o fluido utilizado pelo aparelho, mais conhecido popularmente como gás refrigerante. Hoje os mais utilizados no setor de climatização residencial e comercial são o R-22 e o R-410A (gás ecológico)

Nível de Ruído

Por fim, consideramos também o Nível de ruído dos aparelhos, em decibéis, que por entrarem em operação acabam produzindo barulho durante seu funcionamento. Veja quais os modelos mais silenciosos de 2019.

Garantia

O tempo de garantia de cada modelo também é muito importante e pode ser conferido em nossa lista abaixo:

Lista dos melhores modelos Inverter de 2019

Portanto, segue o ranking dos melhores modelos de ar-condicionado Inverter deste ano divididos nas respectivas categorias que falamos ali em cima: os de 9.000 e os de 12.000 BTUs. Elegemos 5 modelos de cada potência que estão se destacando no mercado e possuem algumas especificações similares e outras bem diferenciadas. Após olhar a lista, acompanhe abaixo a comparação de cada critério analisado:

Ar-condicionado Split Inverter 9.000 BTU

(clique no link referente ao modelo para abrir o comparador de preços com as melhores ofertas)

Fujitsu

Modelo ASBG09LMCA
Ar Condicionado Split 9000 BTU Quente/Frio - Inverter - FUJITSU - 220v - ASBG09LMCAConsumo: 15,5 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna – entre 21 e 43 dB / Unidade externa – 46 dB
Tempo de garantia: 1 ano nos termos do Manual do Fabricante
Extras: Conta com Sensor de presença, detectando movimentos e entrando no modo de operação de economia de energia caso não haja ninguém no ambiente. Seu microprocessador ajusta automaticamente o fluxo de ar, de forma efetiva, para acompanhar as mudanças na temperatura da sala. Traz 4 tipos diferentes de timer e o nível de ruído da unidade externa pode ser selecionado.

Daikin

Modelo FTK09P5VL
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio - Inverter - DAIKIN - 220v - FTK09P5VLConsumo: 15,9 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna – entre 19 e 41 dB / Unidade externa – 48 dB
Tempo de garantia: 1 ano
Extras: Conta com a função Power, que quando ativada, as aletas assumem automaticamente o ângulo de melhor distribuição de ar. Além disso, o nível de ruído de operação da unidade interna pode ser reduzido pelo controle remoto, ajustando o ventilador para uma velocidade mais baixa. Vale destacar também a função de “Economia de Energia em Standby”, onde o consumo durante esse modo de operação é reduzido.

LG

Modelo Dual Inverter S4-Q09WA5WB
Consumo: 17,1 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna – entre 19 e 39 dB / Unidade externa – 47 dB
Tempo de garantia: 1 ano no aparelho e 10 anos no compressor – peça do fabricante
Extras: Segundo a LG, a tecnologia “Dual Inverter” da marca economiza até 70% de energia elétrica quando comparado com modelos sem essa tecnologia. Outros pontos positivos é a refrigeração até 40% mais rápida, conforme informado pela fabricante, e o Filtro MULTIPROTEÇÃO LG com Tecnologia 3M, que promete ainda um maior cuidado com a saúde. O garantia de 10 ano no compressor do aparelho é também um dos maiores atrativos, junto ao seu design que se diferencia por ser curvado.

Samsung

Modelo AR09KVSPBSN/AZ
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio - Inverter - SAMSUNG - 220v - AR09KVSPBSN/AZConsumo: 16,6 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna – 24 a 36 dB / Unidade externa – 48 dB
Tempo de garantia: 1 ano no aparelho e 10 anos no compressor – peça do fabricante
Extras: A fabricante informa que pode haver uma economia de até 60% em consumo de energia se compararmos esse modelo Inverter da Samsung com outros Splits tradicionais. A famosa tecnologia Vírus Doctor em companhia com o Filtro Full HD prometem ainda uma proteção contra vírus e bactérias 80% maior. A samsung ainda destaca que a unidade externa recebe tratamento anticorrosivo para garantir a maior durabilidade do produto.

Elgin

Modelo EcoPlus HVFI09B2IA
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio EcoPlus - Inverter - ELGIN - 220v - HVFI09B2IAConsumo: 17,1 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna – 36 dB / Unidade externa – 45 dB
Tempo de garantia: 1 ano (ou 3 anos se for instalado por profissional credenciado)
Extras: O aparelho inova na praticidade e no design ao contar com display de temperatura invisível que só aparece ao ligar o aparelho, e é possível desligar o display para a luz não incomodar durante a noite. Através do filtro ionizador chamado Ion Air, mantém o ambiente limpo e saudável, eliminando até 99% de vírus, bactérias e ácaros. Possui a função limpeza da evaporadora, na qual o ventilador é acionado após desligar a unidade, assim mantém o evaporador seco e limpo, evitando odores indesejáveis no ambiente.

Comparando os modelos

– Consumo

Mencionados os modelos Inverter, vamos analisar os melhores em cada item. Em relação ao consumo, o Modelo Fujitsu é o que mais se destaca entre os aparelhos, consumindo 15,5 kWh/mês de energia. Em segundo lugar em termos de economia vem o modelo da Daikin, com 15,9 kWh/mês de consumo, e em seguida pela ordem vem Samsung, com 16,6 kWh/mês;  e LG e Elgin, ambos com 17,1 kWh/mês.

– Fluido

O item Fluido configura os aparelhos na mesma colocação, já que todos os modelos acima utilizam o gás refrigerante R-410A, que é um HFC (hidrofluorcarboneto) desenvolvido para substituir o antigo HCFC R-22, diferenciando-se pelo fato de agredir a camada de ozônio e ser utilizado principalmente em condicionadores de ar do tipo Split Hi-Wall.

– Níveis de ruído

Considerando os Níveis de ruído, os modelos da Daikin, LG e Fujitsu são os mais indicados para quem não gosta do barulho do ar-condicionado, pois suas unidades internas produzem entre 19 dB e 21 dB no ruído mínimo, sendo silenciosas em comparação aos outros aparelhos da Samsung e da Elgin, que produzem entre 24 e 36 dB.

– Tempo de garantia

O tempo de garantia da maioria dos modelos é de 1 ano, com exceção da LG e da Samsung, que oferecem 10 anos de garantia exclusiva ao compressor do Inverter, conforme mencionamos nas especificações de cada marca.

E aí, qual desses Inverter de 9.000 BTU mais interessa a você?

.

Ar-condicionado Split Inverter 12.000 BTU

(clique no link referente ao modelo para abrir o comparador de preços com as melhores ofertas)

Daikin

Modelo FTX12N5VL 
Consumo: 21,3 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 19 dB / Unidade externa 51 dB
Tempo de garantia: 2 anos
Extras: A Operação Silenciosa, com apenas 19dB de ruído, é um dos pontos fortes. As aletas duplas Power-Airflow direcionam e distribuem o fluxo de ar resfriado por todo o ambiente e também podem direcionar para baixo o ar quente em linha reta durante a operação de aquecimento.

 

Fujitsu

Modelo ASBG12LMCA 
Consumo: 22,3 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 21 dB / Unidade externa 50 dB
Tempo de garantia: 1 ano
Extras: Conta com Sensor de presença, detectando movimentos e entrando no modo de operação de economia de energia caso não haja ninguém no ambiente. Além de possuir os filtros de limpeza há o Modo de Secagem: A evaporadora seca, evitando o crescimento de mofos e bactérias no seu interior. Traz 4 tipos diferentes de timer.

LG

Modelo Smart Inverter US-W122HSG3ar-condicionado-split-11500-btu-quente-frio-smart-inverter-lg
Consumo:
21,8 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 19 dB / Unidade externa 47 dB
Tempo de garantia: 1 ano no produto e 10 anos no compressor
Extras: O Ionizador Ion Care emite mais de 2 milhões de Ions por cm³, esterilizando o ar e prometendo eliminar até 99,9% de vírus e bactérias, além de utilizar o algoritmo Skin Care. Assim pode-se ajustar a operação para reduzir o tamanho das partículas de água no ar, o que facilita a absorção pela pele e consequentemente reduz a sensação de ressecamento. O baixíssimo nível de ruído também é outro fator favorável.

Samsung

Modelo AR12MSSPBGM/AZ
Consumo: 22,6 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 24 dB / Unidade externa 48 dB
Tempo de garantia: 1 ano
Extras: A tecnologia Vírus Doctor permite manter a temperatura sem precisar desligar o aparelho periodicamente, garantindo eliminar 99.9% dos vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza B (vírus da gripe comum) e o vírus tipo Corona. Além disso, há o filtro Full HD da Samsung, que busca reter uma maior quantidade de partículas sólidas confeccionadas com material bactericida, filtrando o ar que passa pelo aparelho. A tecnologa gitial Inverter da fabricante garante até 60% de economia de energia.

Springer Midea

Modelo 42MBQA12M5 
Consumo:
20,9 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: não informado pelo fabricante
Tempo de garantia: 1 ano
Extras: Seu sistema inverter garante uma economia de até 74% de energia se comparado aos modelos convencionais, garante a você também uma ar mais puro e saudável, pois conta com um completo sistema de filtragem que elimina até 99% dos vírus e bactérias presentes no ar, incluindo o H1N1. Além da eficiência e economia, também é compatível com o kit Wi-Fi Midea Air, o que permite controlar seu ar condicionado de qualquer lugar.

ATENÇÃO: Para maiores informações técnicas sobre os modelos referidos acima, sugerimos consultar o fabricante.

Comparando os modelos

– Consumo

Mencionados os modelos Inverter, vamos analisar os melhores em cada item. Em relação ao consumo, o Modelo Springer Midea é o que mais se destaca entre os aparelhos, consumindo 20,9 kWh/mês de energia. Em segundo lugar em termos de economia vem o modelo da Daikin, com 21,3 kWh/mês de consumo, e em terceiro o aparelho da LG, com 21,8 kWh/mês.

– Fluido

O item Fluido configura os aparelhos na mesma colocação, já que todos os modelos acima utilizam o gás refrigerante R-410A, que é um HFC (hidrofluorcarboneto) desenvolvido para substituir o antigo HCFC R-22, diferenciando-se pelo fato de agredir a camada de ozônio e ser utilizado principalmente em condicionadores de ar do tipo Split Hi-Wall.

– Níveis de ruído

Considerando os Níveis de ruído, os modelos da Daikin, LG e Fujitsu são os mais indicados para quem não gosta do barulho do ar-condicionado, pois suas unidades internas produzem apenas 19 dB, sendo silenciosas em comparação à média de 24 a 48 dB produzido pelo aparelho da Samsung e ficando à frente também da Springer Midea, que não informou esse dado.

– Tempo de garantia

O tempo de garantia da maioria dos modelos é de 1 ano, com exceção da Daikin, LG e Samsung, que oferecem de 2 anos a 10 anos, entre peças e o compressor, conforme mencionamos nas especificações de cada marca.

Mas afinal, qual o melhor Ar Inverter?

A escolha do melhor modelo irá depender muito da necessidade do usuário, estando sujeita às suas preferências e características do ambiente. Mas considerando os itens analisados inicialmente e que a economia de energia é priorizada na hora da escolha atualmente, o modelo da Fujitsu é o que mais se destaca entre os aparelhos de 9.000 BTU, consumindo 15,5 kWh/mês. Já analisando os modelos de 12.000 BTU, o modelo Springer Midea pode ser avaliado como a melhor opção para quem quer gastar menos na conta de luz. Isso se confere pois ele é o que menos consome energia (20,9 kWh/mês).

Os segundos lugares nesse quesito de economia de energia em ambas as potências também merecem destaque, que são os modelos da Daikin de 9.000 (que consome 15,9 kWh/mês) e de 12.000 BTU (21,3 kWh/mês). Mas o modelo da LG na maior potência pode ser uma opção melhor por ser o terceiro em consumir menos (21,8 kWh/mês), e além disso possuir um menor nível de ruído na unidade externa (47dB) e oferecer um prazo maior de garantia no compressor em comparação com os aparelhos das outras marcas. Mas vale lembrar que a LG oferece 1 ano de garantia no aparelho, enquanto a Daikin 2.

Aparelhos como o da Samsung, que tem o Vírus Doctor, da LG, que conta com o Ionizador Ion Care, e o modelo Springer Midea, que tem o Kit opcional Wi-Fi Ready, também merecem ser lembrados por suas funcionalidades extras, mas não possuem resultados tão significantes quanto a baixo consumo, por exemplo, como foi observado nos aparelhos citados acima.

Satisfeito com as características? Aproveite o melhor preço!

Comentários de quem já tem algum dos modelos ou pretende adquirir são bem-vindos.

Redação do Portal WebArCondicionado